Buscar

O elemento humano é o ponto frágil dos recursos humanos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O elemento humano é o ponto frágil dos recursos humanos.
A utilidade humana desde os primórdios até o atual presente , tem sido o seu ponto forte mas também o seu ponto fraco.
Na esfera administrativa os recursos humanos é um dos principais elementos da organização, senão o principal.
Veja, mesmo com o avanço tecnológico o fator humano é o que conduzirá e trabalhará esta tecnologia.
O filme “Homem d Ferro 3” (no original em inglês Iron Man 3) é um filme de ação estadunidense de 2013, produzido pela Marvel Studios e distribuído pela Walt Disney Studios Motion Pictures, baseado no personagem fictício Homem de Ferro da Marvel Comics apresenta uma discussão entre o personagem  Happy Hogan (Jon Favreau) responsável pela segurança e a responsável pelas empresas STARKS, Pepper Potts (Gwyneth Paltrow) então administradora da empresa.
Vemos nesta cena o desejo por parte Happy Hogan (Jon Favreau) em substituir os seguranças humanos por maquinas, em contrapartida a relutância de Pepper Potts (Gwyneth Paltrow) para satisfazer a vontade do gerente da segurança , que justifica sua escolha pelas maquinas afirmando que o fator humano é o ponto fraco da segurança.
A ideia de substituir pessoas por maquinas é antiga, aqui inicia-se o conflito que nos arremete ao inicio da “Revolução industrial “que foi um marco na era tecnológica mas também humana.
O substituir o elemento humano por maquinas já é um assunto antigo, as organizações em grande parte já começaram a substituir pessoas por robôs nas linhas de montagem, nos bancos caixas eletrônicos ,e outros.
A tecnologia é fator presente em nosso cotidiano presentes em nossos notebooks, celulares , computadores de mesa e afins.
Impossível hoje viver sem estas comodidades que já passaram do superfulo para uma necessidade, esta mesma tecnologia que esta até mesmo substituindo a socialização das pessoas através das redes sociais.
A fragilidade humana é na sua essência sua maior virtude ,não vimos ainda ou temos noticia de uma maquina que pudesse expressar os mesmos sentimentos humanos como: felicidade ,tristeza ,dor e outras emoções.
Desde a descoberta do fogo , a tecnologia tem avançado mas seu avanço não conseguido alcançar o próprio avanço humano.
Podemos chegar a conclusão que a substituição do homem pela maquina pode ser uma variável inatingível mas não impossível, depende totalmente da própria humanidade.
Gean Luis Ribeiro Leão-acadêmico de Gestão de Recursos Humanos.

Outros materiais

Outros materiais