Buscar

Lista de exercícios Embriologia Veterinária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�PAGE \* MERGEFORMAT�3�
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
SETOR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA CELULAR
BC403 - BIOLOGIA CELULAR, EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA VETERINÁRIA
LISTA DE EXERCÍCIOS 1
AVISO: ALGUMAS DESSAS QUESTÕES CONSTITUIRÃO A PROVA DO DIA 16/09/14
QUESTÕES PARA ESTUDO: Formação das Cavidades, Mesentérios e Regionalização da Mesoderme
Após a gastrulação, o celoma intra e extra embrionários dos mamíferos estão em contato, bem como a mesoderme intra e extraembrionária. Entretanto, essa conexão é perdida nas etapas seguintes. Como isso acontece?
Quais são os derivados do celoma intraembrionário presentes no adulto?
No embrião de mamífero, qual(is) folheto(s) embrionário(s) constitui(em) os mesentérios? 
Esquematize um embrião de mamífero ou ave após a finalização dos dobramentos em corte transversal�, mostrando o tubo neural (medula espinhal), notocorda, aorta, intestino primitivo, mesentério dorsal, cavidade peritoneal/celoma. Pinte a ectoderme em azul, endoderme em amarelo e mesoderme em rosa. Indique e nomeie todas as estruturas solicitadas e, ainda, as regiões da mesoderme:
Mesoderme Lateral
Mesoderme paraxial
Mesoderme intermediária
Mesoderme esplâncnica (ou visceral)
Mesoderme somática
QUESTÕES PARA ESTUDO: Formação do Intestino Primitivo
Como se forma o intestino primitivo?
Quais folhetos embrionários constituem o intestino primitivo e que tipos de tecidos derivam deles?
Quais são os sistemas derivados do intestino primitivo?
QUESTÕES PARA ESTUDO: Arcos faríngeos e tireóide
Cite as estruturas derivadas das bolsas faríngeas.
Cite as estruturas derivadas dos sulcos faríngeos.
Cite as estruturas derivadas das membranas faríngeas.
Cite as principais estruturas derivadas das cartilagens e músculos dos arcos faríngeos.
Quais são os nervos e vasos sanguíneos que suprem os arcos faríngeos?
Explique a formação e migração das glândulas tireoide e paratireoides. 
�
QUESTÕES PARA ESTUDO: Formação do Sistema Respiratório
Qual a origem embrionária do sistema respiratório? Especifique quais folhetos embrionários formam os diferentes tecidos que constituem o sistema respiratório (cite os tecidos e sua respectiva origem)? 
Descreva a formação da traqueia, brônquios e pulmões a partir do divertículo laringotraqueal.
De modo geral, o que ocorre durante a maturação dos pulmões, que permite que as trocas gasosas aconteçam de modo eficiente no neonato? 
Quais são os tipos celulares presentes no epitélio de revestimento dos alvéolos pulmonares, quais suas funções, características morfológicas e origem embriológica? 
Qual a função do surfactante pulmonar, qual sua relação com a maturação dos pulmões e quais as consequências de sua deficiência?
Qual a origem do líquido que normalmente preenche os pulmões do feto e o que deve acontecer com ele ao nascimento? Quais as consequências da presença e da ausência desse líquido antes e após o nascimento?
Pesquise o significado dos termos poliidrâmnio e oligodrâmnio?
QUESTÕES PARA ESTUDO: Formação do Sistema Digestório 
Cite os principais derivados do intestino anterior, médio e posterior.
Qual é a origem embriológica dos tecidos do estômago e do intestino (cite os tecidos e sua respectiva origem)?
Observando os desenhos esquemáticos abaixo, verifique a posição do baço, do fígado e do estômago no coelho adulto em decúbito dorsal (Fig. A) e no embrião em corte transversal (Fig. B). Explique essa mudança de posição ao longo do desenvolvimento, apontando as principais causas desses eventos. 
	
	
O que é hérnia umbilical fisiológica e qual sua causa?
Fedalto (2012)� descreve um caso no qual um cão sem raça definida com aproximadamente dois anos de idade, com histórico de retenção fecal, dor abdominal e episódios de vômito, é atendido. Ao fazer a anamnese, constatou-se que o paciente nasceu com dois defeitos congênitos evidentes, que foram corrigidos cirurgicamente logo após o nascimento: a onfalocele e a atresia anal. Pesquise a respeito desses dois defeitos e explique do que se trata, fazendo uma relação com o desenvolvimento normal.
Explique a formação do pâncreas e sua relação com o fígado, vesícula biliar e duodeno através do ducto colédoco.
“Uma potra PSI com dois dias de idade apresentou distensão abdominal progressiva e dor contínua e incontrolável. Com suspeita de retenção de mecônio, foi medicada com laxantes oral e enemas, porém sem resultado. O animal foi encaminhado ao Hospital Veterinário da FMVZ, UNESP-Botucatu, onde foi submetida a laparotomia exploratória. Na cirurgia foi detectada atresia segmentar de jejuno e o animal foi sacrificado. A literatura consultada não registra a ocorrência deste tipo de anomalia em neonato equino”(Nicoletii et al., 2005)�. Sabendo que atresia é uma condição na qual um órgão ou orifício condutor do corpo é anormalmente fechado ou ausente, comente sobre essa malformação relatada, com base no desenvolvimento embrionário normal.
QUESTÕES PARA ESTUDO: Derivados da mesoderme paraxial� 
Explique a formação e a compartimentalização dos somitos.
Esquematize um somito, mostrando sua compartimentalização e indicando o destino das células de cada compartimento.
Quais os principais derivados dos somitos? 
“A maior parte das malformações vertebrais é resultante de erros na organização do padrão de desenvolvimento e crescimento das células do esclerótomo. A anomalia, no início da segmentação somítica, poderia resultar em malformações esqueléticas e neuromusculares secundárias” (NODEN & de LAHUNTA, 1990 apud Castro et al., 2008). Castro e colaboradores (2008) relatam um caso de Perosomus elumbis, um conjunto raro de anomalias congênitas que primariamente incluem agenesia parcial da medula espinhal e vértebras lombossacrais em um ovino neonato. “Foi constatada ausência de sensibilidade cutânea a partir da região lombar, de tônus muscular na cauda e artrogripose dos membros posteriores. O exame radiográfico demonstrou ausência da coluna vertebral após a décima terceira vértebra torácica (T13) e formação incompleta das vértebras sacrais. Também constatou-se deformidade e diminuição do tamanho da 13a vértebra torácica, com malformação das costelas adjacentes. Para evitar sofrimento desnecessário, o ovino foi eutanasiado, utilizando-se aprofundamento anestésico com tiopental sódico a 5%. Na necropsia, os achados clínicos e radiográficos foram confirmados. Observou-se, adicionalmente, que a região pélvica e os membros posteriores apresentavam-se unidos à porção anterior do corpo somente por tecido conjuntivo, tecido muscular atrófico e pele. A medula espinhal e o canal vertebral terminavam na região torácica correspondente (T13), e havia a ausência completa dos arcos vertebrais subseqüentes e da cauda eqüina. A musculatura dos membros posteriores com artrogripose também se apresentava atrófica. Foi constatada a presença de malformação dos ossos pélvicos, com ausência dos ossos púbicos”. Analisando esse caso, sem levar em conta as possíveis causas e mecanismos envolvidos, discuta sobre quais estruturas/órãos/tecidos mencionadas acima são derivadas da mesoderme paraxial, citando os respectivos compartimentos de origem.
A
B
� Dica: Coloquei no Google Imagens os seguintes termos “embrião mamífero corte transversal”. E apareceram praticamente apenas imagens de embriões de Anfioxo! Logo, tomem muito cuidado com a fonte de consulta que irão utilizar! Considerando que a biblioteca não dispõe de livros de Embriologia Veterinária, sugere-se que consultem livros de embriologia humana, como Moore & Persaud, Embriologia Básica, Moore & Persaud, Embriologia Clinica, Garcia & García-Fernández, Embriologia (esse último também mostra o desenvolvimento de aves).
� Fedalto, V. Agenesia renal em Cão: relato de caso. Monografia, Curso de especialização em clinica médica e cirúrgica em pequenos animais. Cesmac, 2012.
� Nicoletti, J.L.M. et al. Atresia dosegmento distal do jejuno em neonato equino: Relato de caso. Veterinária Notícias, Uberlândia, v. 11, n. 1, p. 105-107, 2005
� Para essa parte, sugere-se estudar pelo Sadler TW. Langman Embriologia Médica. 9.ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara-Koogan, 2005.

Outros materiais