Buscar

Microrganismos como indicadores de qualidade do solo e da água

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
Campus Prof. Cinobelina Elvas
Curso de Engenharia Agronômica 
Disciplina: Microbiologia Geral
Professora: Adriana Miranda de Santana
Microrganismos 
como Indicadores 
de contaminação
 do solo e da água
Bom jesus
Junho de 2015
Componentes
Alef Duarte
Celiomar Matos
Ramon Robert
Robson Sousa
Solo
Introdução 
A poluição do solo é definida como a adição ao solo, de materiais que podem modificar qualitativa e quantitativamente as suas características naturais e utilizações.
Principais poluentes do solo:
Águas contaminadas, efluentes sólidos e líquidos lançados diretamente sobre o solo provenientes de indústrias químicas e de esgoto domiciliar, agrotóxicos e montanhas de lixo sólido.
Principais poluentes do solo:
XENOBIÓTICOS
São substancias recalcitrantes contaminadoras do solo
Bactérias: Pseudomonas, Alkaligenes
Fungos: Phanerochaete, Aspergillus
Actinomicetos: Nocardia
Indicadores de Qualidade do solo
	Indicadores de qualidade do solo são propriedades mensuráveis (quantitativas ou qualitativas) do solo ou da planta acerca de um processo ou atividade e que permitem caracterizar, avaliar e acompanhar as alterações ocorridas num dado ecossistema (KARLEN et al., 1997). 	
Indicadores de Qualidade do Solo
Minhocas, térmitas e protozoários, têm sido utilizados como bioindicadores
Demonstram o estado da qualidade do solo ante as ações antrópicas
São fáceis de serem avaliados
São parâmetros muitas vezes “frágeis”
Indicadores de Qualidade do Solo
Os principais indicadores microbiológicos são a biomassa.
O indicador microbiológico mais utilizado tem sido o grupo dos coliformes.
Coliformes
São bactérias
Vivem no trato digestivo de vertebrados
São aeróbias ou facultativas
Gram-negativas
Não formadoras de esporos
Capazes de fermentar lactose em 48 horas após a incubação a 35°C
Escherichia, Klebsiella e Enterobacter
Indicios de Atividade Microbiana
Mineralização de nutrientes (N, P, K)
Fixação biológica do N2
Decomposição da matéria orgânica
Associações simbióticas com raízes das plantas
Indicadores Biológicos da 
Qualidade do Solo
	São os processos ecológicos envolvidos naqueles sistemas, posto que a fauna edáfica atua na decomposição e mineralização da matéria orgânica e nos atributos biológicos do solo.
Importância dos Microrganismos do Solo
Formação do Solo
Ciclagem de Nutrientes
Degradação de Poluentes
Biofertilizantes
Controle Biológico de Doenças e Pragas
Fonte de Genes para a Engenharia Genética
ÁGUA
Qualidade da Água
Poluição da água é a contaminação de corpos de água por elementos que podem ser nocivos ou prejudiciais aos organismos e plantas, assim como a actividade humana. O resultado da contaminação traduz-se como água poluída.
A poluição da água pode ter várias origens, tais como biológica, sedimentar e química.
Os efeitos dos poluentes no meio aquático
A introdução de substâncias poluentes nos corpos aquáticos alteram a relação entre produtores e consumidores. Esta alteração da relação entre eles pode levar igualmente à proliferação de algas e organismos produtores de produtos tóxicos
Água
Os contaminantes da água pertencem aos gêneros Pseudonomonas, Achromobacter, Alcaligenes, Flavobacterium, em sua maioria oriundos do solo
Esses microrganismos são psicotrópicos, proteolíticos e/ou lipolíticos
bactérias coliformes Escherichia coli
Floração das águas
Este fenómeno é causado pelo uso agrícola de fertilizantes, que contêm fósforo e azoto que ao atingir os cursos de água, nutrem as plantas aquáticas. Com o aumento destes nutrientes, a sua população tende a crescer descontroladamente, diminuindo a transparência da água e com isso causando a diminuição de luz solar. Esta diminuição afeta a população de macrofilas submersas, diminuindo assim a diversidade do habitat.
Eutrofização
A eutrofização é um fenómeno causado pelo excesso de nutrientes num corpo de água mais ou menos fechado, o que leva à proliferação excessiva de algas, que, ao entrarem em decomposição, levam ao aumento do número de microrganismo e à conseguinte deterioração da qualidade do corpo de água.
Hipoxia
O aumento de organismos consumidores de oxigénio pode levar a um fenómeno de baixa concentração de Oxigénio que ocorre em ambientes aquáticos. Ocorre quando a concentração de oxigénio dissolvido (OD) encontra-se a níveis reduzidos, ao ponto de causar danos nos organismos aquáticos presentes no ecossistema.
Os microrganismos podem ser utilizados tanto como indicadores de contaminação, como agentes de remediação dessas substancias recalcitrante no meio ambiente.
OBRIGADO
REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS
ARAÚJO, A. S. F.; MONTEIRO, R. T. R. Microbial biomass and activity in a Brazilian soil plus untreated and composted textile sludge. Chemosphere, Oxford, v. 64, p. 1043-1046, 2006.
CARDOSO, E. J. B. N.; FORTES NETO, P. Aplicabilidade do biossólido em plantações florestais: alterações microbianas no solo. In: BETTIOL, W.; CAMARGO, O. A. (Org.) Impacto ambiental do uso agrícola do lodo de esgoto. Jaguariúna: Embrapa Meio Ambiente, 2000. p. 197-202.
DORES, E. F. G. de C.; DE-LAMONICA-FREIRE, E. M. Contaminação do ambiente aquático por pesticidas: vias de contaminação e dinâmica dos pesticidas no ambiente aquático. Pesticidas: Revista de Ecotoxicologia e Meio Ambiente, v. 9, p.1-18. 1999.
GOMES, C.L.L. & MANDIL, A.C. Estreptococos fecais e coliformes em água de poços rasos. Rev. Esc. Eng. UFMG, (14):31-43, 1969.
MOREIRA, A.; MALAVOLTA, E. Dinâmica da matéria orgânica e da biomassa microbiana em solo submetido a diferentes sistemas de manejo na Amazônia Ocidental. Pesquisa Agropecuária Brasileira, Brasília, v. 39, p. 1103-1110, 2004.
SANTOS, V. B.; CASTILHOS, D. D.; CASTILHOS, R. M. V. et al. Biomassa, atividade microbiana e teores de carbono e nitrogênio totais de um planossolo sob diferentes sistemas de manejo. Revista Brasileira de Agrociência, Pelotas, v. 10, p. 333-338, 2004.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais