Buscar

Resenha do livro 1984

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Em um lugar chamado Oceânia, um poder totalitário denominado o “O Grande Irmão” controla a população. Diariamente, seus membros são obrigados a assistir propagandas que enaltecem as conquistas do partido e direcionam ódio ao inimigo Goldstein. O Estado controla o pensamento dos cidadãos através de uma língua que impede a expressão de opiniões contrárias, e pela Teletela presente em todos os locais, evitam as rebeliões.
A história de Winston Smith é o relato principal do livro. No Ministério da Verdade, onde trabalha para o governo, Winston tem a função de retificar notícias já publicadas, alterando as publicações conforme a vontade do partido. Contrário aos ideais do Grande Irmão, Winston começa a escrever escondido o que julgava necessário, já que a escrita e o pensamento eram proibidos. Ao encontrar um local sem teletelas, começa também a se envolver com Julia, que compartilhava os mesmos pensamentos contrários ao Governo. Winston e Julia são presos em um de seus encontros por uma teletela escondida. Winston é torturado, drogado e jogado aos ratos famintos. Depois disto, ele começa a acreditar no partido. Winston e Julia se encontram depois das torturas, mas não são mais os mesmos. Idolatram o Grande Irmão.
O autor imagina uma sociedade moderna onde o sistema totalitário domina todos os indivíduos. A ausência de privacidade, a proibição do pensamento, do relacionamento amoroso, o poder de controle sobre a mídia e a criação dos Ministérios manipulam a população. Não há mais vontade própria, todos acreditam somente nas ideologias do partido. O final, totalmente pessimista, demonstra a invencibilidade do sistema, sentimento da época do pós guerra que o autor escreveu. 
Em contrapartida, a visão de sociedade moderna do autor não aconteceu. Na sociedade de hoje, os governos mostram-se mais aptos a novas ideias, diminuindo as perseguições políticas e de pensamentos diferentes entre governos. São poucos os governos ditadores, militares e comunistas que permanecem. Notamos a importância da liberdade de pensamento, porém a mídia possui grande influência na opinião das pessoas, onde ideologias são fortemente instituídas.

Outros materiais