Buscar

VEJA COMO ELABORA O SEU ESTÁGIO

Prévia do material em texto

VEJA COMO ELABORA O SEU ESTÁGIO
INTRODUÇÃO DO ESTÁGIO
Na aula anterior aprendemos que o estágio supervisionado propicia ao aluno uma aproximação gradativa a realidade de trabalho do assistente social. Mas pra isso é preciso apresentar um plano de trabalho. Neste caso, um plano de estágio. Mas o que é um plano de estágio? É um instrumento de didático-pedagógico. É o registro das etapas do estágio supervisionado, delimitando o período (data estimada), as atividades, os objetivos, a metodologia e as leituras necessárias ao aprendizado do aluno. O qual poderá ser adaptado as necessidades que possam surgir no decorrer do período.
PLANO DE ESTÁGIO
É o um plano do que se pretende estudar e fazer, ou melhor, é a apresentação do que se dever aprender ao final da experiência de estágio; para que se possa aprofundar, ou melhor, planejar as etapas ao longo do processo de estágio supervisionado
Por exemplo, no primeiro mês do estágio você poderá se dedicar ao levantamento de informações sobre a história da instituição. No plano serão registradas as ações necessárias para o alcance deste objetivo, delimitando o tempo para executá-las, garantindo o tempo de debate com a supervisora de campo. 
Outro exemplo: Aprender a entrevistar (objetivo). Então vamos exercitar! O que é preciso fazer para aprender a entrevistar o usuário no primeiro atendimento? Verificar se realizou a leitura dos principais textos sobre o assunto, observar a realização de uma (ou várias) entrevista(s), debater com a supervisora de campo sobre a observação (apresentando os questionamentos), compreender o conteúdo do roteiro de entrevista (entendendo o objetivo de cada pergunta) e valorizar o diálogo enquanto instrumento principal neste processo.
1)Elaboração do plano de estágio;
 Na elaboração do plano registra-se de forma pontual para que se possa aprofundar, posteriormente com o desenvolvimento do planejamento das ações. Um roteiro simples de plano de trabalho e que pode ser utilizado para o estágio. Vamos retomar o exemplo anterior, a entrevista
OBJETIVO
-Obter uma entrevista
Atividades;
-(Resumo das atividades e resultado esperado): 
Assistir uma entrevista, observar a dinâmica da entrevista, o tempo necessário para travar o diálogo com o usuário. Posteriormente, em outro momento, o estagiário e supervisor discutirão o ocorrido, buscando as lições apreendidas
EQUIPE ENVOLVIDA 
-Materiais): 
Uma sala que ofereça condições de sigilo da informação, papel, caneta, cadeira, mesa, etc.
Prazo
Estimativa para iniciar e finalizar): 
Um (1) mês de observação.
ELABORAÇÃO DO PLANO DO ESTÁGIO São vários os motivos para valorizarmos o momento de elaboração do plano de estágio, apresentamos alguns:
-1 Facilita o acompanhamento, a supervisão e o controle do planejamento pedagógico por parte de todos envolvidos.
-2Possibilita a rápida alteração/atualização do plano de estágio, que deve ser colocado imediatamente à disposição das partes interessadas.
-3 Facilita e incentiva a participação de todos no planejamento das ações, permitindo a todos o acesso ao plano de estágio.
-4 Facilita a vida do supervisor e do aluno, que poderá, mês após mês, atualizar e aprimorar o conteúdo realizado.
OBJETIVO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 
O objetivo maior do estágio supervisionado é proporcionar ao aluno vivência em diferentes dimensões de atuação profissional, promovendo a articulação entre teoria e prática e a busca de soluções para situações-problema características do cotidiano profissional, de forma contextualizada, crítica e atualizada, formando assistentes sociais, que (re) pensem seu trabalho e estimulem o desenvolvimento do pensamento crítico e científico.
-1 Articular teoria e prática de forma sistematizada, propiciando o saber, o fazer e a compreensão do que se fez, através da reflexão-ação nos diversos tempos e espaços;
-2 Compreender as diferentes dimensões do espaço profissional, atuando de forma coletiva e articulada;
-3 Atuar como agente de integração entre o conhecimento científico e o senso comum, promovendo a analise crítica da realidade social e a busca de alternativas para sua transformação;
-4 Construir um perfil profissional competente e comprometido com o código de ética profissional;
-5 Elaborar estratégias de ação atualizadas, contextualizadas e interdisciplinares, capazes de atender a solicitações institucionais e promover a construção de conhecimento e responder a demanda da população alvo dos serviços.
Desenvolvimento do estágio supervisionado
O aluno-estagiário deverá desempenhar suas atividades numa perspectiva de reflexão na ação e sobre a ação, de modo a formar-se como um profissional reflexivo que paute sua prática em dimensões éticas e políticas, de forma crítica, contextualizada, interdisciplinar e transformadora.
 
O desenvolvimento do Estágio Supervisionado basear-se-á no conhecimento da realidade; na reflexão sobre a realidade e na identificação das situações que possam tornar-se objeto da proposta de aprendizado profissional.
Alguns elementos que deverão estar registrado no plano de estágio são: as reuniões de orientação de estágio para reflexão e análise das informações obtidas; setores em que o aluno-estagiário atuará; e forma de acompanhamento e de avaliação do aluno-estagiário. 
 
Sabemos que no cotidiano de trabalho ocorrem alguns empecilhos que podem atrasar os prazos estimados, mas o acompanhamento sistemático das ações faz com que o plano seja flexível a garantia do aprendizado do aluno.
1-Após o exercício de elaboração do Plano de Estágio, delimitando as diretrizes a serem desenvolvidas ao longo do semestre: Qual será o próximo passo?
RESPOSTA
O próximo passo é o planejamento mesmo das atividades. Aprofundando “o como fazer?”, “como atingir o objetivo proposto?” para um resultado satisfatório, valorizando as etapas de execução das atividades delimitadas no plano, planejando as ações e destacando as formas de monitoramento e a avaliação da prática profissional. 
	Planejamento das atividades
Baptista apud Ferreira (2000, 15) nos diz que o planejamento se organiza por operações complexas e interligadas, e aponta alguns aspectos que devem ser considerados quando do planejamento. São eles:
1) De reflexão;
Que diz respeito ao conhecimento de dados, à análise e estudo de alternativas, á superação e reconstrução de conceitos e técnicas de diversas disciplinas relacionadas com a explicação e quantificação dos fatos sociais;
2) Que se refere à escolha de alternativas, à determinação de meios, à definição de prazos, etc.;
3) De ação
Relacionada à execução das decisões. É foco central do planejamento. Orienta-se por momentos que a antecedem e é subsidiada pelas escolhas efetivas na operação anterior, quando aos necessários processos de organização;
DE RETOMADA DA REVISÃO
Operação de crítica dos processos dos efeitos da ação planejada, com vistas ao embasamento do planejamento de ações posteriores.
Planejamento das atividades
PLANO
1-O plano delineia as decisões de caráter geral, deve ser formulado de forma clara e simples para nortear o planejamento das ações.
2) O Planejamento é o processo de planejamento das ações, momento de tomar decisões a respeito do trabalho a ser feito. Planejamento envolve muita reflexão antes, durante e depois. É um processo que não tem fim. Como colocado anteriormente, pode até chegar a exigir que se mude o plano proposto se o andamento do trabalho mostrar que é preciso fazê-lo. 
Educação para formação do assistente social
Na atualidade, alguns requisitos para garantir a qualidade da formação profissional do assistente social são a busca pelo fortalecimento da formação de um profissional criativo, propositivo que tenha competência e agilidade na pesquisa e no desvendamento da realidade, apreendendo a dinâmica dos processos sociais na sua totalidade. Espera-se a superação da visão fragmentada, praticista e determinada unicamente pelos interesses da instituição na qual está inserido o assistente social.
Partindo deste ponto de vista, propõe-seuma ampliação da proposta de educação, contribuindo para que todos tenham acesso a dados, informações, fatos permitindo que estes possam analisar relacionar, escolher, organizar e lançar mão destes conhecimentos para a complementação da formação humana. 
 
Para podermos compreender a crescente cumplicidade dos fenômenos mundiais, e dominar o sentimento de incerteza que suscita, precisamos, antes, adquirir um conjunto de conhecimentos e, em seguida, aprender a relativizar os fatos e a revelar sentido crítico perante o fluxo de informações.
A educação manifesta aqui, mais do que nunca, o seu caráter insubstituível na formação da capacidade de analisar. Facilita uma compreensão verdadeira dos acontecimentos, para lá da visão simplificadora ou deformada transmitida, muitas vezes, pelos meios de comunicação social. 
A necessidade por educação e a luta que ela ocasiona, pode gerar uma transformação da realidade social e isso é tarefa dos homens que compõem a luta e neste sentido, a realidade social, não existe por acaso, mas como produto da ação dos homens, pois nada se transforma por acaso.

Continue navegando