Buscar

Suma Teologia de Aquino

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Suma Teologia de Toma de Aquino
Tomás de Aquino foi um grande estudioso dos escritos de Aristóteles e em seus escritos sempre buscou provar a existência de Deus por meio da razão.
Para Aquino ao reconhecer o predicado Deus já seria uma das comprovações da existência de Deus, afinal quando mencionado este predicado se tem ideia de algo maior, supremo, porem, mesmo que não se podendo ver a Deus poderemos se sentir seus efeitos.
Também partiu do pressuposto que como o calor não é algo que se vê, mas sendo cálido pode transformar objetos como a madeira em cinzas, por exemplo, sendo assim já seria uma forma de provar a existência de Deus, pois seu predicado é conhecido ao ser mencionado mesmo que não seja visto em corpo presente.
 Então segue pelo exemplo ao dizer que o homem é um animal, dando assim a ideia de um homem como predicado. 
Menciona o fato de que tudo que nos rodeia é movido por algo, não existe qualquer objeto que por intervenção humana possa funcionar, por conta disso o ser humano também necessita de alguém que o impulsione de tal maneira, Deus existiria e seria o que moveria o homem para seus objetivos que seria a felicidade, comprovando este pensamento pelas escrituras e pela lógica aristotélica que se um objeto pode ser imaginado ele passa a existir. 
Como toda causa tem um efeito, pressupões para que o homem tenha esse efeito parte do principio da existência de Deus. Deus então seria o motor que impulsiona o homem.
Logo após entra na questão da fé, a fé não pode ser vista, mas é sentida é uma razão natural do ser humano não é demonstráveis e muitos não entendem essa demonstração, sendo assim a fé não é vista tal como as ciências e sim sentida como efeito da existência ou não da existência de Deus. 
Então as coisas invisíveis só podem existir caso aja a existência de Deus o qual é infinito e mostrado por conta dos seus efeitos que vem desde a criação do mundo apesar de não podermos conhecê-lo em corpo físico, mas em sua essência, para o homem Deus seria a própria felicidade. Sendo assim as coisas que existem apenas podem vir a existir por meio de Deus.
Aquino cita que certas coisas podem ser corrompidas por partir desta ideia demonstra que os seres não podem ser da mesma natureza havendo assim uma diversidade necessária e natural, para esta conclusão utiliza de sua razão.
 Os que não conhecem os efeitos da existência de Deus acabam seguindo sua própria natureza sendo apenas movidos pelo mundo, e passam a ver apenas os atos, porem como versado anteriormente para Aquino nada pode ser movido por si próprio, todos teriam um primeiro motor o qual seria dado o nome de Deus.
Menciona atributos como nobreza e bondade, e também o âmbito da perfeição, para Aquino a perfeição também é chamada de Deus.
Ainda em suas vias de existência de Deus, Aquino trata a questão do conhecimento, e afirma que o ser humano carece do mesmo para chegarem ao que se considera o melhor, porem, o conhecimento e a inteligência só podem ser conseguidas por um ser supremo que seria Deus.
Sendo assim Aquino comprova por meio da razão que Deus existe mesmo não podendo vê-lo podemos sentir seus efeitos já que todas as coisas começam e terminam por meio dele. E apenas por meio dele podemos alcançar o conhecimento, a felicidade, e serem menos sucessíveis as vontades humanas.
Pois só pode se alcançar algo bom por meio de Deus que segundo o filosofo o mesmo tem um propósito em permitir a natureza humana a procurar a causa eficiente da sua existência máxima. 
Utilizando sentimentos como a fé ou sensações como o calor ou o frio Aquino prova em sua teoria a existência de Deus já que as mesmas sensações podem ser vistas em corpo presentes, sendo assim sentimos apenas seus efeitos, a mesma lógica seria usada para comprovar a existência de Deus e sua máxima existência.

Outros materiais