Buscar

ROTEIRO - Câncer de ânus e canal anal.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ROTEIRO
	Então, pessoal. Eu sei que todo mundo está mais do que ferrado. Sendo assim, eu vou tentar ser o mais explicativo possível, já que não temos mais tempo nem pra digerir tudo que atiram na gente. Qualquer coisa, se ficar meio abstrato o negócio aqui, vocês me falam que eu tento melhorar. 
SLIDE 3
	Câncer de ânus e canal anal são tumores malignos que ocorrem nessas regiões devido ao crescimento acelerado e disfuncional de células cancerosas. (Vai estar a foto do netter, daí vocês podem dizer quais são as regiões, e coisas assim). Também pode se estender de uma área para outra.
SLIDE 4
	Esses são alguns dados que encontrei. É interessante falar, também, que indivíduos portadores de HIV e HPV tem maiores chances de desenvolver essas doenças.
SLIDE 5
	Esse é realmente complicado. São muitos, e os que estão nos slides são apenas os malignos. Sugiro falar do que é câncer maligno e benigno. Basicamente, os tumores benignos apresentam aspecto semelhantes às células que o originaram e não possuem capacidade de provocar metástase. Já os tumores malignos são agressivos e apresentam essa capacidade.
Tumores malignos:
Carcinoma In Situ
Ocasionalmente, as células anormais da camada superficial do ânus se parecem com as células cancerosas de outros tipos, mas que não invadem as camadas mais profundas. Esta condição é conhecida como carcinoma in situ ou doença de Bowen.
Câncer de Ânus Invasivo
Carcinoma de Células Escamosas - O carcinoma de células escamosas invasivo é um tumor que se disseminou para camadas mais profundas. 
Carcinoma Cloacogenico - Também chamado de carcinoma basaloide ou de células de transição são classificados como uma subclasse de câncer de células escamosas, que se desenvolve na zona de transição.
Adenocarcinomas - Os adenocarcinomas se desenvolvem nas células que revestem a parte superior do ânus perto do reto ou nas glândulas localizadas sob a mucosa anal. Os adenocarcinomas também podem se iniciar nas glândulas apócrinas, um tipo de glândula sudorípara da pele perianal. 
Carcinoma Espinocelular – É um tipo de câncer de pele que se desenvolve na pele perianal. É o tipo mais comum de tumores no ânus, correspondendo a 47% dos casos.
Tumor Estromal Gastrointestinal - É um tipo raro de câncer anal. Quando estes são diagnosticados em estágio inicial, são retirados com cirurgia. Se já se disseminaram para outras partes do corpo, podem ser tratados com quimioterapia. 
Naturalmente, devem ser citados os tumores benignos, como os lipomas, que são tumores originados a partir de células de gordura, e condilomas, que são tumores em forma de verruga que ocorrem fora do ânus e são causados pelo vírus do HPV. Por isso, a existências desses condilomas em um paciente sugerem maiores riscos de se desenvolver câncer de ânus.
SLIDE 6
	Nessa parte não tem muito o que falar, apenas do conteúdo do slide e reforçar os casos em que o indivíduo tem HIV ou HPV, o que aumenta muito as chances de se contrair essas doenças.
SLIDE 7
	Aí também não tem muito segredo. Destacar o início assintomático na maioria das vezes dessa doença. Podem ser citados também prurido e mudança no hábito intestinal.
SLIDE 8 
	Aí tem algumas. Na parte de anamnese e exame clínico, falar de exames proctológicos, como o toque retal (É importante dizer que, quanto mais cedo esses tumores forem descobertos, muito maiores são as chances de cura.
	Na parte de exames laboratoriais, falar de exame de fezes para detectar sangue, por exemplo, e biópsia do tecido. 
SLIDE 9
	Nessa parte, falar do procedimento cirúrgico (ainda mais por ser o Busato). É importante dizer que as ressecções abdminoperineal, que é um processo de retirada do reto e ânus (colostomia) e posteriormente uma abertura no abdome para passagem das fezes, eram largamente usadas procedimento padrão. Mais ou menos até os anos 70, passou-se a proceder o tratamento com quimioterapia e radioterapia, já que apresentavam um índice de sobrevida maior. O tratamento paliativo se refere a confortar os pacientes em estágio de câncer terminal.
OBS: Seria muito interessante (quando eu falo interessante, eu me refiro à apresentação, pessoal) falar que 10 a 15% desses tumores apresentam metástase. Os locais mais comuns são bexiga, cérebro, períneo, fígado*** (destaque nesse), reto, entre outros.

Outros materiais