A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
2 sem 1 bim

Pré-visualização | Página 1 de 2

Universidade Anhanguera – Uniderp
Ciências Contábeis
 Desafio Profissional 
ECONOMIA
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Eva Cristina Paganini RA: 9929028785
Maria Aparecida RA: 2856161006 
Elaine Pereira de Jesus Freitas RA: 1709989251
Serie: 2º semestre 
Denise Messagi Lima
São Sebastião DF- 22 de Setembro de 2015
Sumário 
1.0 Introdução............................................................................................... 03
2.0 Competência e habilidade do gestor....................................................... 04 e 05
3.0. Competências e habilidades deficitárias ................................................06 e 07
4.0. Nova Função do sucessor Iran ...............................................................08
5.0. Novo organograma da indústria de bebidas Pira.................................... 09
6.0 Consideração final .................................................................................. 10
7.0 Referencia bibliográfica .......................................................................... 11
1.0. Introdução 
Hoje em dia esta cada vez mais constante as mudanças vem acontecendo nos cenários de mercado, é evidente que exige-se mais dedicação e muito conhecimento para se manter em mercado. 
 Em meio a tudo isso as empresas que são familiares passam por sérios problemas para conseguir e manter os seus negócios, sendo importante ter uma boa preparação dos seus sucessores para que tenha continuidade de vida da empresa.
No trabalho iremos analisar a história da indústria de bebidas Pira, que vai passar por várias mudanças em sua estrutura organizacional.
2.0. Competência e habilidade do gestor
A empresa de consultoria procurou traçar o perfil do sucessor que ficará no lugar do Dr. João.
A realizar as atividades, será importante apresentar uma tabela que irá apresentar todas as competências e as habilidades ou ate mesmo as deficiências do perfil de Paulo e Iran. Também irá observar as competências essenciais como o conhecimento, habilidade, julgamento, e até mesmo as atitudes de cada um deles.
	
Competência e Habilidade do Gestor
	
Paulo
	
Iran
	
1. Capacidade de gerenciamento
	
X
	
_
	
2. Atuar preventivamente
	
_
	
X
	
3. Aprender novas tecnologias
	
X
	
X
	
4. Capacidade de transferir conhecimento
	
_
	
X
	
5. Ética
	
_
	
_
	
6. Liderança
	
X
	
_
	
7. Ser empreendedor
	
_
	
X
	
8. Ter vontade politica e administrativas
	
_
	
_
	
9. Assumir responsabilidade
	
X
	
_
	
10. Gerir conflitos 
	
X
	
_
	
11. Negócio
	
_
	
_
	
12. Trabalhar em equipe
	
X
	
_
Legenda: (x) habilidade e competência identificada; (-) identificação de deficiência e competência e habilidade.
3.0. Competências e habilidades deficitárias 
Na sucessão de Dr. João, Paulo e Iran, serão analisados conforme suas competências e habilidades para que seja traçado o futuro da empresa, nela será mostrado qual dos dois poderá ocupar o lugar do Dr. João.
	Competências e Habilidades Deficitárias
	Paulo
	Iran
	
	Capacidade de gerenciamento
	X
	--
	Paulo tem dificuldades na gerencia de alguns setores, sendo assim, pode trazer alguns riscos para a empresa.
	Atuar preventivamente
	--
	X
	Iran se mostra muito ansioso e está tomando algumas decisões sem verificar o que realmente cada área precisa para funcionar normalmente.
	Aprender novas tecnologias
	X
	X
	Paulo e Iran entendem das novas tecnologias, mas não estão mostrando interesse em implantá-las na empresa, pois acham que irá gerar altos custos e muitas falhas técnicas.
	Capacidade de transferir conhecimentos
	--
	X
	Iran demonstra dificuldades em repassar suas ideias e conhecimentos para os funcionários para que estes venham obter novas informações e aplicando-as no seu setor.
	Ética
	--
	--
	
	Liderança
	X
	--
	Paulo não tem uma comunicação típica de um líder, assim muitos dos funcionários não conseguem compreender sua linguagem o que dificulta o relacionamento entre ele e os funcionários, falta clareza.
	Ser empreendedor
	--
	X
	Iran não tem ideias inovadoras do que fazer para que a empresa evolua e cresça em relação a concorrência.
	Ter vontade política e administrativa
	--
	--
	
	Assumir responsabilidades
	X
	--
	Paulo algumas vezes se mostra irresponsável devido ao fato de não assumir que falhou quando algo sai errado tentando achar algum culpado para assumir o erro dele.
	Gerir conflitos
	X
	--
	Paulo não sabe como conciliar conflitos que surgem nos setores da empresa e algumas vezes ignorou os problemas por não conseguir trazer uma solução.
	Negociar
	--
	--
	
	Trabalho em Equipe
	X
	--
	Paulo não consegue ser um bom Líder, não assume as responsabilidades e não sabe lidar com os conflitos sendo assim não consegue agrupar as equipes para que façam um bom trabalho.
Iran mostra mais qualidades e preparo para estar a frente da presidência da Indústria de Bebidas Pira, pois desempenha um ótimo papel na área de liderança e de trabalho em equipe, sempre levando muito a sério a política da empresa. Mesmo assim ainda mostra algum medo de inovar e de não se conter em algumas tomadas de decisões, entretanto é um excelente negociador e possui uma boa conduta ética.
Acredito que antes que Dr. João sai da presidência da empresa Paulo estará mais apto o suficiente para assumir e exercer as suas responsabilidades, sendo assim esta mudança será proativa, Paulo estará contando com toda uma equipe para eliminar e reparar alguns pontos que ainda são negativos.
4.0. Nova Função do sucessor Iran
A exemplo do irmão, Iran não procurou uma qualificação acadêmica, no entanto, possui muitas habilidades que inclui uma visão ampla das atividades e negócios da organização. Apesar de não ser hábil em negociação, tem boas ideias, ouve e aceita as sugestões de seus colaboradores e clientes. É autoconfiante, tem foco no sucesso e obtenção de resultados da organização, reconhece suas deficiências, se preocupa com o bem estar e qualidade de vida de seus colaboradores. Mesmo sendo impulsivo, detém capacidade de agir com ponderação, no entanto esse aspecto deve ser aprimorado. 
Diante dessas habilidades e considerando suas deficiências, que deverão ser transformadas em competências, sugerimos a criação do cargo de Superintendente Geral para Iran, que será ligado ao nível institucional, e dará um equilíbrio maior à organização, pois possui conhecimento e visão sistêmica da empresa. Sugerimos ainda a criação de uma Gerência de Comunicação e Marketing, visando otimizar o processo de comunicação interno e externo da empresa, para obter resultados de maior lucratividade e agilidade dos processos e atividades internas da empresa com maior eficiência e consequente crescimento. 
Essa importante ferramenta agregará a empresa resultados qualitativos e financeiros, pois diante de inúmeros empreendimentos nacionais e internacionais o mercado está se tornando cada vez mais competitivo e dentro dessa conjuntura é necessário entender como participar desse cenário e destacar-se frente aos demais. 
O mercado é dinâmico e o marketing atua como facilitador na aplicação das táticas planejadas, ademais, o marketing está por toda parte e afeta nossas vidas diariamente. Não adianta realizar um trabalho de contenção de custos perfeito se a empresa não souber qual o produto lançar, em que momento e a que preço, sem compreender o mercado que atua.
5.0. Novo organograma da indústria de bebidas Pira 
Diante das análises expostas nos passos anteriores, elaboramos novo cronograma da Indústria de Bebidas Pira, com apresentação dos cargos que serão ocupados por Paulo e Iran, além da nova gerência de marketing, que demandará a contratação de 1 gerente e 3 colaboradores para a elaboração e execução dos expedientes

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.