Buscar

Av1 av2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Av1= As Teorias da Administração são divididas através de Escolas de pensamentos, cada uma com sua ênfase, seu foco e seus pensadores. Essencialmente, uma teoria é uma representação abstrata do que se percebe como realidade. A teoria é um conjunto de afirmações ou regras feitas para enquadrar alguma parte do mundo real.Todas as teorias da administração procuravam entender e solucionar um problema apresentado no seu período, deixando de lado todos os outros fatores. Fonte: MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à Administração. 7ª Ed. São Paulo: Atlas, 2010. Identifique a teoria em que os fatores mais importantes eram o ambiente em que ela estava inserida e a tecnologia que era utilizada. 
a) Teoria Clássica b) Teoria Científica
c) Teoria dos sistemas d) Teoria Comportamental
2) Em 1927, o conselho nacional de pesquisas iniciou uma experiência na fábrica de Hawthorne da Western Eletric Company, situada em Chicago, para avaliar a correlação entre iluminação e eficiência dos operários medida por meio da produção a experiência foi coordenada por Mayo. Os pesquisadores verificaram que os resultados da experiência eram variáveis de natureza psicológica e tentaram neutralizar ou eliminar o fator psicológico para eles este fator era estranho e prolongaram esta experiência até 1932. Fonte: MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à Administração. 7ª Ed. São Paulo: Atlas, 2010.
Antes da experiência de Hawthorne as ênfases nos estudos organizacionais eram outros, a partir dos estudos na Western Eletric Company, os estudos mudam e qual é a ênfase que passa a ser estudada depois da experiência?
a) Ênfase nas estruturas
b) Ênfase nos processos
c) Ênfase no planejamento
d) Ênfase nas pessoas
3) Para Meireles (2003, p.34) o mercado procura administradores com algumas características que impulsionam a organização criando um ambiente de trabalho favorável para o desenvolvimento profissional. Essas características são: de identificar prioridades; de operacionalizar ideias; de delegar funções; de identificar oportunidades; de trabalhar em equipe; de liderança; entre outras. Fonte: Adaptado de: <http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/administrador-habilidades-e-caracteristicas/13089/>. Acesso em: 20 jan. 2016.
As habilidades que administrador deve ter são:
a) Habilidades de planejamento, criação e de comunicação
b) Habilidades técnicas, conceitual e relacionamento
c) Habilidades de organização, operacional e de planejamento
d) Habilidades de técnicas, criação e de comunicação
4)Análise o texto abaixo e identifique a teoria que o texto aborda.
Uma determinada teoria teve as suas origens na problemática do poder, na estrutura organizacional e no funcionamento, nessa teoria os quadros de funcionários eram organizados de acordo com a sua especificidade e submetidos as normas e condutas predeterminados, ou seja, existia um formalismo excessivo nessa teoria. Fonte: Adaptado de: www.spell.org.br/documentos/download/16059. Acesso em: 20 jan. 2016.Alternativas:
a) Teoria Científica
b) Teoria Burocrática
c) Teoria dos Sistemas
d) Teoria Comportamental
5)A administração científica é um modelo de administração criado no fim do século XIX e início do século XX e que se baseia na aplicação do método científico na administração com o intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos.
A administração científica procurava uma forma de elevar o nível de produtividade conseguindo que o trabalhador produzisse mais em menos tempo sem elevar os custos de produção. Fonte: MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à Administração. 7ª Ed. São Paulo: Atlas, 2010.Com base nos seus conhecimentos complete a lacunas abaixo A administração científica tem como principal autor o _____________ que era conhecido como o homem _____________.
a) Cronometro – Taylor b) Linha de produção – Fayol
c) Normas e regulamentos – Max Weber d) Produção em massa – Elton Mayo
O micro ambiente ou o clima interno de uma empresa está ligado, diretamente, aos fatores que motivam seus colaboradores. Alguns dos principais passos para se obter e desencadear esta motivação ajudam diretamente a desenvolver e reconstruir o seu ambiente. Motivações como trabalho desafiante, reconhecimento por bom desempenho, crescimento interno, perspectivas para progressos futuros, realizações e ótimas relações interpessoais afetam significativamente as organizações. Fonte: Adaptado de: < https://www.sbcoaching.com.br/coaching/lideranca-motivacao-como-alcancar-motivacao-empresarial>. Acesso em 19 jan. 2016.
A habilidade de influenciar e reconhecer nas pessoas de forma ética e positiva para que colaborem com os processos empresariais de forma voluntária e com otimismo para que o objetivo seja alcançado pode ser caracterizado por:
a) Controle b) Liderança
c) Coercitiva d) Competência
2) Toda organização deve delimitar precisamente suas estratégias e o correto entendimento de seus negócios, pois é por meio deles que os resultados são obtidos e ganham êxitos nas ações. A aplicação de conceitos e metodologias para os líderes e gestores ajudam diretamente na obtenção dos objetivos definidos nas decisões estratégicas. Fonte: Adaptado de: < https://www.sbcoaching.com.br/coaching/conceito-gestao-organizacional>. Acesso em: 15 jan. 2016.
O processo administrativo que tem como objetivo proporcionar a participação proativo e incentivo de todos da organização, tendo como o foco o controle a e organização, é entendida como:
a) Controle b) Organização
c) Liderança d) Planejamento
3)Um dos maiores desafios que boa parte dos profissionais enfrenta em seu dia a dia é o de manter a motivação em alta durante o trabalho. Não se trata apenas de estar empolgado, mas de saber como manter-se motivado até o final de cada dia. A maioria dos profissionais vive naquela corrida maluca, correndo de um lado para outro, tentando realizar tarefas que nunca tem fim, sem saber exatamente o que fazer para manter a motivação. Fonte: Adaptado de: < http://www.dicasprofissionais.com.br/3-dicas-poderosas-para-manter-a-motivacao-no-trabalho/>. Acesso em: 15 jan. 2016. Portanto, a capacidade de entender e proporcionar desenvolvimento no momento preciso, pode ser entendida como umas tarefas do:
a) Liderado b) Líder
c) Gerente d) Gestor
4) Fayol era engenheiro e se baseava em princípios e técnicas para o seu trabalho. Enquanto Taylor desenvolvia a Administração Científica, com ênfase nas tarefas, no operário em si, Fayol desenvolvia a Teoria Clássica que se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. Fonte: MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à Administração. 7ª Ed. São Paulo: Atlas, 2010.
A função administrativa é dividida por Fayol em seis grupos, e é entendida por uma visão mais orgânica das organizações então, o processo administrativo que faz parte de toda função administrativa pode ser orientado por quais processos.
a) Organização, retroalimentação, planejamento, controle e decisão
b) Planejamento, organização, direção, coordenação e controle
c) Retroalimentação, planejamento, decisão, orientação e capital
d) Planejamento, direção, processos, capital e organização
5) Leia o texto abaixo e preencha a lacuna.
As funções, técnicas, comerciais, financeiras, de segurança, contábeis e administrativa são elementos que devem existir em qualquer trabalho, nível ou área de atividade de uma empresa. Tanto o diretor, gerente, chefe, supervisor…desempenham essas atividades de previsão, organização, comando, coordenação e controle, como atividades administrativas essenciais. Fonte: Adaptado de: <https://jonessoares.wordpress.com/2012/04/16/os-14-principios-e-funcoes-de-fayol/>.Acesso em: 15 jan. 2016.
A ___________ que proporciona a sustentação e manutenção, além de incorporar as outras funções na sua integralidade visando a melhor coordenação que empresa deve tomar.
 a) Função contábil b) Função financeira
c) Função administrativa d) Função técnica

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes