Buscar

INFORMAÇÕES SOBE O SS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
INFORMAÇÕES SOBRE O SERVIÇO SOCIAL
PROFª MSC. ANGELA EMILIA GAMA DA SILVA
*
O que é o Serviço Social?
 É uma profissão liberal de nível superior, de caráter técnico – cientifico, com formação universitária, com duração de 4 anos no mínimo, onde se estuda conteúdos de filosofia, sociologia, política social, ética profissional, fundamentos históricos, teórico-metodológicos do SS, dentre outros, conforme currículo básico orientado pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS).
*
Assistente Social
*
Assistentes sociais: quem são?
São profissionais que cursaram uma faculdade de Serviço Social (reconhecida pelo Ministério da Educação) e possuem registro no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) do estado em que trabalham. A profissão é regida pela Lei Federal 8.662/1993, que estabelece suas competências e atribuições.
*
O que fazem?
Analisam, elaboram, coordenam e executam planos, programas e projetos para viabilizar os direitos da população e seu acesso às políticas sociais, como a saúde, a educação, a previdência social, a habitação, a assistência social e a cultura.
 Analisam as condições de vida da população e orientam as pessoas ou grupos sobre como ter informações, acessar direitos e serviços para atender às suas necessidades sociais.
 Assistentes sociais elaboram também laudos, pareceres e estudos sociais e realizam avaliações, analisando documentos e estudos técnicos e coletando dados e pesquisas. 
*
Além disso, trabalham no planejamento, organização e administração dos programas e benefícios sociais fornecidos pelo governo, bem como na assessoria de órgãos públicos, privados, organizações não governamentais (ONG) e movimentos sociais.
 Assistentes sociais podem ainda trabalhar como docentes nas faculdades e universidades que oferecem o curso de Serviço Social. As competências e atribuições privativas dessa categoria profissional estão previstas nos artigos 4º e 5º da Lei 8.662/1993.
*
Objeto de Trabalho do Assistente Social
	É a questão social em suas diferentes expressões.
 Questão social é...
 “o conjunto de problemas políticos sociais e econômicos que o surgimento da classe operária impôs ao mundo, no curso da constituição da sociedade capitalista. Assim, a questão social está fundamentalmente vinculada ao conflito entre o capital e o trabalho” (CERQUEIRA FILHO,1982, p. 21).
 
*
Qual é o papel do assistente social frente a questão social?
 O papel do Assistente Social é instrumentalizar pessoas e comunidades no conhecimento de seus direitos e deveres, para desenvolverem sua autonomia e seu potencial na defesa e ampliação de seus direitos sociais.
Ele é o elo de relação entre o usuário e a instituição.
 
*
Alguns princípios que norteiam a profissão
Reconhecimento da liberdade como valor ético central;
Defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo;
Posicionamento em favor da equidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais, bem como sua gestão democrática;
*
Empenho na eliminação de todas as formas de preconceitos, incentivando o respeito à diversidade,à participação de grupos socialmente discriminados e à discussão das diferenças;
Articulação com os movimentos de outras categorias profissionais que partilhem dos princípios deste código e com a luta geral dos trabalhadores;
*
É vedado ao Assistente Social
Compactuar e acatar determinações que fira os princípios e diretrizes do Código de Ética Profissional;
Praticar e ser conveniente com conduta, crimes ou contravenções penais na prática de serviços profissionais.
Revelar sigilo profissional.
*
Equívocos sobre a profissão
Assistente Social é a moça boazinha que ajuda os pobres.
Qualquer um faz Serviço Social.
Confundir assistência social, assistente social, assistencialismo, Serviço Social e serviços sociais.
*
Qual a diferença entre:
Serviço social: é a profissão de nível superior regulamentada pela Lei 8.662/1993. 
Assistente social: profissional com graduação em Serviço Social (em curso reconhecido pelo MEC) e registro no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) do estado em que trabalha. 
Assistência social: política pública prevista na CF/88 e direito de cidadãos e cidadãs, assim como a saúde, a educação, a previdência social etc. É regulamentada pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), constituindo-se como uma das áreas de trabalho de assistentes sociais. 
Assistencialismo: forma de oferta de um serviço por meio de uma doação, favor, boa vontade ou interesse de alguém e não como um direito. 
serviços sociais – prestação de serviços de assistência a população.
*
O perfil profissional
 O profissional deve ser habilitado para:
Compreender e analisar a sociedade, a partir de sua lógica de organização, através de uma abordagem crítica e propositiva acerca do papel do SS nesse contexto;
Fazer analises de conjunturais tendo em vista o processo de identificação das macro tendências do capitalismo internacional e nacional à luz de sua historicidade;
Realizar estudos sócio-econômicos, sócio-políticos e culturais para identificação de demandas e necessidades sociais;
*
Produzir conhecimento através do exercício da pesquisa, como instrumento privilegiado para uma adequada leitura da realidade, para o fortalecimento da criatividade e para a formulação de novas propostas de ação profissional;
Definir estratégias de intervenção, resguardadas por competência teórico-metodológica, ético-político e técnico-operativa.
*
O assistente social é...
Profissional que atua na questão social, criando e implementando propostas para sua solução, através de políticas sociais, públicas ou privadas, de organizações da sociedade civil e movimentos sociais.
 Profissional intelectualmente competente, capaz de intervir na realidade social formulando e implementando políticas sociais que favoreçam a conquista e a garantia dos direitos sociais, políticos, econômicos e culturais, para o pleno exercício da cidadania. 
*
Onde trabalham os assistentes sociais
*
O mercado de Trabalho
 O Assistente Social pode trabalhar com vínculo empregatício ou, ainda, na condição autônoma nas diversas instancias: instituições públicas, privadas, ONGs, movimentos sociais, assessorias e outras.
A profissão é composta majoritariamente por mulheres (pouco mais de 90%). A inserção do Serviço Social em instituições de natureza pública, é quase 80% da categoria ativa. A saúde, a assistência social e a previdência social são as áreas que mais empregam profissionais. 
 
*
SPE
INSTITUIÇÕES
SETORIAIS
*
Onde trabalham?
Em instituições públicas e privadas. Você pode encontrar assistentes sociais trabalhando em ministérios, autarquias, prefeituras, governos estaduais, em empresas privadas, hospitais, escolas, creches, unidades de saúde, centros de convivência, movimentos sociais em defesa dos direitos da mulher, da classe trabalhadora, da pessoa idosa, de crianças e adolescentes, de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), negros e negras, de indígenas, em organizações não governamentais, em universidades públicas e privadas e em institutos técnicos. 
*
Os assistentes sociais podem trabalhar junto a outras categorias: profissionais da psicologia, da educação,  da enfermagem, do direito, dentre outras. Cabe destacar que, durante o atendimento individual, assistentes sociais devem garantir sigilo à pessoa que é atendida. 
*
Quais são as normativas que orientam o trabalho da categoria?
Além da Lei 8.662/1993, assistentes sociais possuem o Código de Ética Profissional, as Normativas expedidas pelo CFESS, as legislações sociais (como os estatutos do Idoso e da Criança e do Adolescente e a Lei Orgânica da Assistência Social) e as diretrizes curriculares da Associação
Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) para os cursos de graduação da área.
*
Trabalham somente com pessoas em situação de pobreza?
Não. Entretanto, como o Brasil é um país com alto índice de desigualdade social, assistentes sociais no país, em sua maior parte, têm seu trabalho voltado para a população em situação de pobreza ou com ausência de renda. Trabalham também com pessoas que têm seus direitos violados ou que estão em situação de vulnerabilidade social.
*
O Curso
Duração: 4 anos / 8 períodos semestrais;
Funciona no turno matutino e noturno;
*
Perfil do egresso
O profissional que se pretende formar deve estar apto a atuar nas expressões da questão social, formulando e implementando propostas de intervenção na realidade social da região.
 Deve estar habilitado a gerir entidades sociais, unidades prestadoras de Serviços Sociais, obras sociais e estabelecimentos públicos ou privados, podendo integrar equipe multidisciplinar voltada para a atuação social, desenvolvendo atividades como planejamento, coordenação e execução de programas e projetos sociais. 
*
Deve assumir uma postura responsável no tocante às suas ações pautada em princípios éticos, na defesa dos direitos humanos, na inclusão social e na conquista do pleno exercício da cidadania. 
Além do perfil acima descrito, o egresso deverá: Ter visão holística da sociedade; Ser criativo e inovador; Ter excelente comunicação oral e escrita; Buscar o aprimoramento contínuo; Dominar a Legislação Social Brasileira; Conhecer outros idiomas; Buscar a excelência da sua atuação profissional, através da prática pautada nos padrões de qualidade; Ser ético e agir com responsabilidade social; Ter comprometimento com as organizações e com os usuários.
*
O Acadêmico?
*
O que se espera do acadêmico...
“Vivemos um momento de ruptura comportamental. Novos costumes, atitudes e objetivos exigem maior flexibilidade. Precisamos aproveitar a oportunidade de construir uma nova sociabilidade e cultura”.
Modificação dos padrões de relacionamento interpessoal;
Consumo de informação, busca de conhecimento e atuação social;
Forte influência da tecnologia.
*
Espera-se que o acadêmico possa...
respeitar e valorizar a diversidade humana tendo em vista a valorização das diferenças, a solidariedade e o exercício da cidadania; 
pensar a complexidade humana, a partir das diferentes áreas de saber, vivências e experiências pessoais e sociais e posicionar-se em relação a essas referências;
ler textos em diferentes linguagens, apropriando-se das suas informações explícitas e também sendo capaz de fazer inferências, ou seja, lendo o que está implícito;
usar adequadamente diferentes linguagens em suas mais variadas manifestações em diferentes situações e em diferentes níveis de formalidade;
redigir textos, em língua portuguesa, com coesão e coerência, criatividade, e adequação à situação de comunicação e aos padrões da gramática normativa;
 
*
desenvolver atitude de pesquisa como componente indissociável do seu fazer acadêmico;
gerir a sua atividade discente, com o desenvolvimento de disciplina e autonomia para os estudos acadêmicos; 
trabalhar em equipes multi e interdisciplinares;
compreender, criticar e utilizar novas ideias e tecnologias para a resolução de problemas;
desenvolver uma visão de totalidade sobre o mundo;
desenvolver atitudes propositivas que levem em conta a análise da realidade, a busca de intervenções que possibilitem a sua melhoria, a concretização de ações e avaliação, num movimento dinâmico e constante.
A construção de uma postura crítico-reflexiva acerca das discussões atuais do mundo contemporâneo
*
Referencias
BRAZIL JUNIOR, Sérgio. O que se deve esperar de um estudante universitário? Disponivel em: http://www.ufac.br/portal/news/o-que-se-deve-esperar-de-um-estudante-universitario - acessado em 13/01/2014.
 CFESS. Assistente Social. Um guia básico para conhecer um pouco mais sobre esta categoria profissional. Disponivel em: www.cfess.org.br – acessado em 13/01/2014.
CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL - CFESS
CONSELHOS REGIONAIS DE SERVIÇO SOCIAL - CRESS
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais