Buscar

Resumo Estudo dirigido Politicas Publicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Formação e Gestão de Politicas Públicas
Antes de 1930
Pouca intervenção do estado na economia
1930 crise econômica.
A partir de 1930
 Criado o estado social burocrático ( contratação de burocratas) com os modelos:
estado do bem estar social; países capitalistas desenvolvidos
Socialista; Leste Europeu
Desenvolvimentista; Regimes Militares América Latina (incluindo Brasil)
Caracteristicas; Grande intervenção na economia. 
A partir de 1988
 Estado democrático de Direito modelo de estado passou a ser descentralizado verticalmente dando autonomia a estados e municípios prestação de serviços sociais e de infraestrutura
Instrumentos Legais de Planejamento
Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual ( LOA).
Teoria da escolha Pública
 	As falhas do governo inserem-se no âmbito da teoria da escolha pública, desenvolvida a partir da década de 1960. Os atores políticos não podem tomar decisões para benefícios próprios a sociedade deve atuar junto com esses atores respeitando o interesse da coletividade.
Ações Indevidas na Administração Pública
Determinada a ação que ocorre na administração pública que se domina como rent-seeking “ busca de rendas” é a obtenção de rendas ou de vantagem econômicas que não derivam do livre jogo do mercado, geralmente uso indevido do Estado.
Coalizões distributivas
São grupos de interesses que se organizam para fazer uso diferenciado dos bens públicos a favor dos seus membros e para repartir o custo com a sociedade (a principal falha de governo na atualidade, principalmente em países em desenvolvimento).
Administração pública Burocrática e Gerencial
Burocrática: excesso de formalismo ênfase no controle de processos tem como vantagem a segurança na efetividade
Gerencial: Analiso a realidade a situação com todas as variáveis assim eu planejo. 
Descentralização administrativa
Repasse integral de atividades e atribuições de um nível central de governo a outro de menor hierarquia, realizam funções antes reservadas ao nível central no caso o Brasil (união) resulta ainda na autonomia jurídica, funcional e financeira dos órgãos dos órgãos que assumirão. 
Os principais argumentos para a descentralização são;
Aumentar a governabilidade, aumento da democracia favorecer a competitividade econômica na economia globalizada e propicia a preservação dos valores culturais e globais.
O terceiro Setor
São todas as iniciativas privadas de utilidade pública com origem na sociedade civil exemplos
O Terceiro Setor não é público nem privado, mas sim uma junção do setor estatal e do setor privado para uma finalidade maior, suprir as falhas do Estado e do setor privado no atendimento às necessidades da população, numa relação conjunta. buscando o bem-estar social da população. No caso, o Terceiro Setor não é nem público nem privado.
Globalização
é o fenômeno inevitável decorrente do avanço da ciência e da tecnologia que acaba com as barreiras de tempo e distância , tornando a economia do planeta uma só.
A Concepção de Políticas Públicas
São os meios que a administração pública dispõe para a defesa e a concretização dos direitos de liberdade e dos direitos sociais dos cidadãos, estabelecidos numa constituição. É como o governo faz as politicas em favor da sociedade.
Tipos ou Categorias das Políticas Públicas
 
Políticas Estabilizadoras: Otimizar o nível de emprego buscar a estabilidade de preços e promover o crescimento econômico e o aumento de renda per capita, etc existem instrumentos fiscais e monetários: fiscais são as compras e vendas de estoques governamentais e a política tributária. Monetárias controle da oferta de papel moeda, os depósitos compulsórios do setor financeiro, as taxas de juros,etc.
Políticas Compensatórias: é uma política que compensa o efeito de alguma outra coisa. Então essa é uma política que atua sobre o efeito do problema e não sobre a causa, normalmente são destinadas aos segmentos mais pobres da população ou marginalizados exemplos cesta básica auxílio desemprego.
O Núcleo Burocrático do Estado
O estado é constituído de dois núcleos ou setores básicos, que são o núcleo burocrático e o setor de infraestrutura bens e serviços.
O núcleo burocrático é atividade exclusiva do estado é necessário o poder do estado o corpo de pessoal que são os servidores públicos de carreira exclusivas do estado, cabe avaliar diretrizes e políticas públicas para assegurar que serão implantadas em benefício de todos e não de determinados grupos de interesses ilegítimos.
O controle social: Tanto pode ser empregado para o controle do estado sobrea sociedade ou o controle da sociedade sobre ações do estado.
O ciclo de uma política pública: Sequência de um processos político-administrativo Existem 4 etapas de um ciclo de políticas públicas são elas:
Formulação
Execução 
Avaliação 
Reprogramação
Planejamento Governamental
 
Necessidade de implementação de políticas públicas, é fundamental para o tratamento de dados e de informações que serão transformadas em conhecimentos destinados a auxiliar os processos decisórios. Visa assegurar decisões futuras mais acertadas possíveis.
Planejamento Normativo
Quem planeja ou governa é um só individuo, o qual detém o necessário controle sobre a realidade os demais atores sociais (instituições e pessoas) envolvidos e beneficiados do processo são agentes sociais passivos que aceitam toda e qualquer medida de quem governa ou planeja.
Planejamento Governamental Tradicional
É considerado de caráter normativo pelo fato de que a comunidade e território que esta presente as decisões são tomadas como algo passivo os atores envolvidos aceitam e assimilam.
PES (Planejamento Estratégico Situacional)
Planejamento flexível que se adapta as variáveis e a situação real que se encontra os diversos atores envolvidos.
O Jogo Social e o PES
Diz respeito a situação em que dois ou mais atores se defrontam e na qual as ações de um afetam os resultados desejados pelo outro. O PES aborda o planejamento e a gestão de políticas públicas como um jogo social que procura modelos estratégicos e analisar conflitos.
A Metodologia PES
 O PES ultiliza a metodologia de enfoque nos problemas, localizar os problemas e solucionar.
Método mais adequado ás dinâmicas mais complexas dos atuais ambientes democráticos dos países em desenvolvimento.
Árvore de Problemas
Ferramenta que possibilita uma melhor delimitação do problema e a identificação das principais causas de sua existência.
Árvore de Objetivos
Descreve a situação futura que será atingida quando as causas do problema forem eliminadas. cada causa deve corresponder a um objetivo. Esse mapa que mostra as causas/problemas e os correspondentes objetivos pretendidos possibilita uma maior clareza para a proposição da(s) ação(ões) que deve(m) ser executadas(s) para passar da causa ao correspondente objetivo pretendido. facilita a definição de ações (projetos ou atividades) que constituirão o programa destinado a solucionar ou mitigar o problema focal.
O Processo de Formulação e Execução de uma Política Pública
Devemos realizar a análise de interesses em todas as etapas do processo de formulação e de execução de uma política pública, há um momento mais adequado para uma percepção mais clara dos interesses atendidos e contrariados. o momento mais adequado para uma percepção mais clara dos interesses atendidos e contrariados ocorre na fase de definição das ações (projetos e atividades) que vão compor o programa. São as ações propostas que mais diretamente afetarão os stakeholders envolvidos. Essa é a fase que ocorre o momento adequado para uma percepção mais clara dos interesses atendidos e contrariados.
O Marco Lógico e sua Aplicabilidade nas Políticas Públicas
É uma ferramenta construída na forma de uma matriz de quatro linhas e quatro colunas, que permite apresentar de forma sistemática e lógica os objetivos de uma política pública ou de um projeto privadoe as suas relações de causalidade. Pode ser utilizada no planejamento das políticas públicas para preparação, execução, avaliação e reprogramação de políticas públicas. Por meio do marco lógico, podemos verificar em que grau o objetivo do programa está sendo atingido e atentar para fatores externos (externalidades) que podem comprometer o objetivo pretendido
A Importância dos Indicadores
Os indicadores norteiam as correções que devem ser realizadas para que os objetivos (muitas vezes também expressos por indicadores) sejam alcançados. No marco lógico, ferramenta proposta nesta obra como um instrumento adequado à gestão, os indicadores são os elementos mais importantes.” Os indicadores são necessários para o monitoramento e para a avaliação dos resultados obtidos. Por isso a importância do uso dos indicadores no processo de gestão das políticas públicas.
Os Serviços Públicos Essenciais
Constituem um subconjunto de dos serviços de interesse geral serviços que atendem às necessidades básicas nas sociedades, e a sua ausência compromete a coesão social e determina a qualidade de vida da população. O valor de suas tarifas sempre é objeto de grande atenção da sociedade, daí uma das principais razões da necessidade de um adequado controle governamental sobre os serviços que forem concedidos a exploração privada.
O Poder Concedente
É a esfera pública de poder (União, estado, Distrito Federal, município) titular da obrigação de prestação do serviço público, exemplo ( saúde e segurança responsabilidade da União.) e, portanto, responsável por dimensionar, planejar, e decidir sobre a política de oferta do serviço em questão e a estratégia para atendê-la, O poder concedente tem prerrogativa dada pela Constituição de estabelecer a forma como o serviço público que está sob sua alçada será provido: se diretamente, por uma empresa pública, ou indiretamente, por meio de permissão ou concessão por uma empresa privada. No entanto o poder concedente é sempre responsável pelos serviços oferecidos perante a população.

Outros materiais