Buscar

Magistratura prova TJDFT Prof Marlom Tomazette

Prévia do material em texto

QUESTÕES SUBJETIVAS CONCURSO DA MAGISTRATURA TJDFT
2008
3 - Sociedade limitada estabelecida por prazo indeterminado, constituída por três sócios. Um dos sócios se afastou da vida societária e, exercendo seu direito de retirada, no mesmo dia, ajuizou ação para recebimento de valores referentes às suas cotas. Transcorridos 18(dezoito) meses, foi prolatada a sentença julgando procedente a demanda e determinando a dissolução parcial da sociedade (retirada do sócio) e apuração dos haveres. O sócio nada recebeu durante o tempo da ação judicial e a sociedade apresentou fabuloso lucro nesse período. 
Pergunta-se: Qual a data-base da apuração de haveres? O balanço especial de apuração de haveres deve considerar a mutação patrimonial gerada no período da ação judicial? Justifique sua resposta. 
4 - A questão versa sobre Conflito de interesses formal e conflito de interesses material. Considerando o valor que possui a regra do conflito de interesses e sua aplicação na realidade das sociedades, pode-se afirmar que esse valor agrega a tais normas um caráter para controlar o comportamento dos acionistas, que, eventualmente, venham a se encontrar em uma situação de conflito de interesses com a companhia. Nesse sentido, o conflito de interesses ocorre onde se opõem os interesses da companhia e do acionista, de forma que a realização de um prejudica ou impede satisfação do outro. No que se refere à interpretação do último item do § 1º do art. 115, da L.S.A. – 6404/76, a doutrina brasileira divide-se em duas correntes: a primeira entende haver uma orientação genérica para o conflito formal e a segunda para o conflito substancial. Diante de tais correntes, o acionista deve ter um comportamento diverso quando do exercício do voto. A distinção não é apenas semântica: implica deslocar a questão da análise e comparação do ato e sua relação com o interesse social para a verificação da situação e dos deveres mínimos de cuidado de administradores e controladores. Retorna-se, como dito acima, portanto, aos deveres de cuidado e fiduciários não como disciplina substitutiva do conflito de interesses, mas como critério para sua apuração. 
Explique qual a diferença entre as duas correntes. O que se entende, à luz da doutrina, por conflito de interesses formal e por conflito de interesses substancial? 
5 - Quais as espécies e distinções das ações revocatórias previstas na LRE?
2/2007:
1 – O que é necessário para a caracterização do abuso de poder do acionista controlador, de que trata o artigo 117 da Lei das Sociedades por Ações, de acordo com a jurisprudência? E se o ato ilícito não estiver descrito no § 1º, do mesmo artigo? 
2 – O que é cheque pós-datado? Na hipótese, qual o termo inicial da contagem do prazo prescricional? Ajuizada uma ação de execução, embasada em um cheque, quando resta configurada a prescrição intercorrente? 
3 – Defina o contrato de faturização ou factoring. Nele pode-se estipular a responsabilidade do faturizado por todas as obrigações inerentes ao endosso, inclusive quanto à liquidez do título? O descumprimento do contrato que deu origem ao título, pode ser oposto à empresa de factoring? 
4 – Na sociedade limitada, quais são as opções dos sócios em relação ao sócio remisso? O sócio pode exercer o direito de recesso? Como podem proceder os demais sócios e qual a conseqüência?
1/2007:
1) Em relação às obrigações do falido, a partir de quando volta a correr o prazo prescricional, suspenso em decorrência da falência? (0,3 décimos); E quais as formas de sua extinção? (0,7 décimos). 
2) Considerando uma sociedade por conta de participação, onde há mais de um sócio ostensivo, como se rege sua liquidação? (0,5 ponto) E como se opera sua obrigação perante terceiros? (0,5 ponto). 
3) Cite 03 (três) hipóteses de sociedades unipessoais (0,6 décimos) e esclareça se, em se tratando de incapaz, é possível o exercício da empresa (0,4 décimos). 
4) Considerando a jurisprudência do egrégio Superior Tribunal de Justiça, a instituição financeira endossatária é parte legítima para a ação declaratória de inexistência do débito e sustação do protesto? (0,5 ponto). Esse endosso pode ser presumido? (0,5 ponto). Justifique. 
2006:
1 – O credor por obrigações a título gratuito, como um evento cultural, está incluído na falência? E o despendido pelos credores para habilitação de crédito, como custas e honorários advocatícios? 
2- Nas sociedades anônimas, em quais momentos proceder-se-á à emissão de ações? E se a sociedade não conseguir captar a totalidade dos recursos? A subscrição das ações é ato revogável? 
3 – Qual o elemento característico do contrato de colaboração? O que é mercado cinza? 
4 – Na sociedade limitada, falecendo um sócio, qual o direito do herdeiro? Ela (sociedade limitada) pode adquirir suas próprias cotas? 
2005:
1 – Uma nota promissória vinculada a um contrato perde suas características? Por quê? É possível a oposição de exceções de natureza pessoal? Justifique. 
2 – Proposta uma ação de busca e apreensão, convertida em ação de depósito, o devedor fiduciário, caso seja revel ou o bem tenha sido furtado, pode ser preso civilmente se não entregar o veículo ou não efetuar o pagamento? Por quê? Pode o devedor substituir o bem alienado fiduciariamente por outro de igual valor? Justifique. 
3 – O que é estabelecimento virtual? E nome de domínio? Quais as suas funções? Exemplifique e justifique. 
2004:
1 – O pedido de falência tem que estar amparado em título que legitime ação executiva, nos termos do artigo 1º da Lei de Falências. O pedido pode se embasar em duplicata emitida quase um ano após a operação de venda e emissão da fatura, devidamente protestada, isso por ter sido frustrado o pagamento de dois cheques emitidos em pagamento do débito?
2 – Nas sociedades anônimas, qual a diferença entre capital social e reserva de capital? O que é subcapitalização?
3 – Locada uma loja, bem como um apartamento anexo, para residência
de um empregado e, eventualmente, utilizado um cômodo para depósito de mercadorias, visando a ampliação de uma empresa, referido apartamento pode ser incluído na ação renovatória ajuizada atempadamente? Justifique a resposta.
4 – Com relação ao contrato de alienação fiduciária em garantia, responda:
a) Qual a sua natureza jurídica?
b) Qual o direito do credor fiduciário?
c) Na hipótese de falência, o credor goza de algum privilégio?
2003:
1 – Esclareça se o credor civil pode requerer falência de devedor comerciante e se o crédito vincendo legitima requerimento de falência. 
2 – Conceitue o contrato de comissão, apontando a sua distinção com o de mandato, explicando o que é cláusula “del credere”.
3 – Há algum impedimento legal para uma companhia de capital aberto, ao ser formada, componha o seu quadro exclusivamente por pessoas jurídicas?
4 – Sacada uma letra de câmbio com a cláusula “não à ordem”, quais os efeitos do seu endosso? O que há de comum entre o citado endosso e o chamado endosso “póstumo”?
5 – Numa sociedade limitada, a gerência pode ser exercida por terceiro que não seja sócio, inclusive por pessoa jurídica? Justifique.
2002
1 – Em determinado processo falimentar B requereu a habilitação de seu crédito, representado por 03 cheques, que, segundo o habilitante, possuem as
características da literalidade, autonomia e cartularidade. Instado a comprovar a origem de seu crédito o habilitante recusou-se, sustentando a desnecessidade da providência em virtude da abstração e autonomia dos cheques. Deve-se deferir o pedido?
2 – Que se entende por anatocismo e qual a posição prevalente na jurisprudência sobre a matéria?
3 – Segundo o Supremo Tribunal Federal o protesto cambiário não interrompe a prescrição. Por quê?
4 – O credor particular de sócio pode penhorar a quota que este possua na sociedade de responsabilidade limitada?
5 – O MM. Juiz de Direito da 10ª Vara Cível de Brasília houve por bem declinar de sua competência em favor da Vara de Falênciase Concordatas do Distrito Federal. Trata-se de execução que foi ajuizada em 19/02/2001 e a falência da
executada foi decretada em 15/04/2001. O fundamento expendido por Sua Excelência é o da indivisibilidade do juízo falimentar, por força do qual ficam atraídas todas as ações judiciais tendo por parte a falida. Responda, justificadamente, se tem razão o juiz da 10ª Vara Cível e, em caso negativo, esclareça que solução, como juiz, daria ao feito.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

127 pág.

Perguntas Recentes