Buscar

Diferencas entre API e FRAMEWORK

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO I
Diferenças entre API e FRAMEWORK
1
O que é API?
API = Application Programming Interface
Classes e Interfaces
Caráter Fortemente Orientado Objetos
O que é API?
Organização:
	As classes e interfaces que compõem a API do Java estão divididas em pacotes, e cada pacote agrupa um conjunto de classes e interfaces que possuem propósitos comuns. 
O que é API?
Pacote JAVA:
	O pacote que fora chamado de java contém os recursos fundamentais do Java. É nele que estão contidas as classes e interfaces essenciais à consecução dos seus desígnios enquanto linguagem de programação, e também recursos indispensáveis para a realização de tarefas extremamente importantes para a construção de quaisquer programas.
O que é API?
Alguns Conteúdos do Pacote Java:
awt: Contém classes e interfaces utilizadas para desenhar gráficos e imagens e construir GUIs.
math: Provê classes para executar aritmética de inteiros de precisão arbitrária e aritmética decimal de precisão.
O que é API?
Alguns Conteúdos do Pacote Java:
net: Provê classes para implementação de aplicações de redes.
sql: Provê classes e interfaces para acessar a processar dados armazenados em uma fonte de dados, normalmente um banco de dados relacional.
O que é API?
Alguns Conteúdos do Pacote Java:
text: Provê classes e interfaces para controlar texto, datas, números e mensagens de modo independente de idiomas naturais.
O que é API?
Operações Matemáticas:
	As operações matemáticas básicas são suportadas pela própria linguagem Java e podem ser realizadas com o uso de operadores. Porém, existem operações que necessitam ser importadas das classes para serem utilizadas. Como potencia, raiz quadrada ou logaritmos, por exemplo.
O que é API?
Alguns métodos da classe Math:
Math.pow(x,y): Eleva um número à determinada potência.
Math.sqrt(x): Calcula a raiz quadrada de um número.
O que é FRAMEWORK?
Framework nada mais é do que um conjunto de códigos que serve para facilitar (isso mesmo, ele não faz o trabalho por você, mas ajuda muito) o desenvolvimento de funcionalidades genéricas. 
Vantagens de se usar um framework:
Padronização
Velocidade de desenvolvimento
Qualidade 
Manutenção
Comunidade
Segurança
O que é FRAMEWORK?
Desvantagens de se usar um framework:
Curva de Aprendizado
Requisitos e dependência do sistema
Performance e peso
O que é FRAMEWORK?
Alguns frameworks:
- Django: framework que utiliza o padrão MVC de alto nível escrito em Python que encoraja o desenvolvimento rápido, limpo e pragmático.
O que é FRAMEWORK?
Alguns frameworks:
- Ruby on Rails: framework MVC escrito em Ruby para desenvolvimento rápido. Ferramenta completa que segue o conceito de “convenção sobre configuração” para automação e agilidade de tarefas comuns.
O que é FRAMEWORK?
Alguns frameworks:
- CakePHP: framework MVC escrito em PHP de desenvolvimento rápido. Possui algumas características do Ruby on Rails como “convenção sobre configuração”, scaffolding, geração de arquivos e execução de tarefas pelos console através do comando “bake“.
O que é FRAMEWORK?
Alguns frameworks:
- CodeIgniter: framework MVC escrito em PHP para desenvolvimento rápido. É um framework de escrita simples, mas que possui muitos recursos, muito recomendado para iniciantes. Segundo várias fontes, é o mais rápido framework feito em PHP.
O que é FRAMEWORK?
Alguns frameworks:
- Zend Framework: framework MVC escrito em PHP para desenvolvimento seguro e confiável. É desenvolvido pela Zend – a empresa que mantém o PHP – e possui uma ótima integração com outros produtos da companhia como o ambiente de desenvolvimento integrado (IDE em inglês) Zend Studio, além de incluir muitas API’s para fornecedores como Google, Amazon e Yahoo!.
O que é FRAMEWORK?
Alguns frameworks:
- Symfony: framework MVC escrito em PHP para desenvolvimento rápido. Ferramenta completa que trabalha com código de alto nível e confiável para um desenvolvimento ágil.
O que é FRAMEWORK?
API:
- A API é criada e utilizada baseado nos requisitos em de um software para utilizar suas funções por uma aplicação que podem usar os serviços de um software sem se envolver a implementação do mesmo. 
FRAMEWORK:
- O FRAMEWORK ele une várias bibliotecas para facilitar sua utilização em soluções de problemas cotidianos no desenvolvimento de um projeto de software provendo uma funcionalidade genérica.
Diferenças entre API e FRAMEWORK

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais