Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS 
ENSINO DIGITAL 
	
RELATÓRIO 02
	
	
	DATA:
______/______/______
RELATÓRIO DE PRÁTICA 01
Ana Paula Da Silva
01626642
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: TÉCNICA DIETÉTICA AVANÇADA – AULA 1
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME:
	MATRÍCULA:
	CURSO:
	POLO:
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A):
	ORIENTAÇÕES GERAIS: 
· O relatório deve ser elaborado individualmente e deve ser escrito de forma clara e
· concisa;
· O relatório deve conter apenas 01 (uma) lauda por tema;
· Fonte: Arial ou Times New Roman (Normal e Justificado);
· Tamanho: 12;
Margens: Superior 3 cm; Inferior: 2 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm;
· Espaçamento entre linhas: simples;
· Título: Arial ou Times New Roman (Negrito e Centralizado). 
 
	
	TEMA DE AULA: CARDÁPÍO SELF-SERVICE 
RELATÓRIO:
1. Resumo sobre o tema abordado em aula.
Na aula prática a professora Cristiane Vasconcelos, explicou sobre o modo de preparo de um cardápio self-service, ela nos atenta sobre que em um cardápio self-service tem que se ter certas categorias de distribuição, que terão cardápios self-service que o restaurante vai ser a preço fixo, a peso, e o de buffet, quando se fala em um cardápio self- service o cunho desse cardápio é lucrar. Além que temos que ficar atentos a preparação do alimento, qual a forma mais indicada para o seu preparo, sem escolher formas de preparo mais trabalhosas e não se esquecer de implementar pratos mais saudáveis.
Também nesse tipo de cardápio é muito importante se ter variações, se alertar para a parte nutricional do prato e preparo e a qualidade dos alimentos.
2. Descrever as técnicas adequadas para a elaboração de um cardápio Self-service.
Para a elaboração de um cardápio self-service devemos ficar atentos para qual é o objetivo desse cardápio se é para um restaurante com preço fixo, a peso ou de buffet. Quando o objetivo do self-service for lucro, pensa-se em uma matéria prima mais sofisticada para se obter esse lucro, consequentemente o modo de preparo vai ser muito mais trabalhada. Além de que se o objetivo do cardápio for a peso, quanto mais se acrescentar peso no modo de preparo mais lucrativo vai ser aquele prato, como exemplo temos o lombo se ele for preparado na panela de pressão ele vai absorver mais água assim pesando mais no prato sem contar os molhos que ajudam na composição do prato como contribui para o prato. Também se atentar para a variedades de alimentos que serão oferecidos, uma variedade traz mais incrementos para o cardápio, e sem se esquecer de colocar alimentos mais saudáveis
4. Expor as técnicas dietéticas para melhor preservação dos nutrientes.
O objetivo geral foi obter uma preparação equilibrada e saudável, na óptica nutricional, podendo ser utilizada em cardápio do dia a dia, com uma ótima aceitação pelos comensais que se servem de suas refeições fora de seus lares. Os objetivos específicos foi conservar de forma apropriada todos os nutrientes constituintes. Foi utilizado as técnicas de: temperos, marinada, refrigeração e cocção Foi preparado Lombinho ao molho madeira. Preparamos da seguinte forma: esfregamos com as mãos o lombo com 3 ramos de alecrim, 2 fls. De louro, 3 dentes de alho picados, sal e pimenta do reino a gosto,1 xicara de vinho tinto e azeite a gosto, foi colocado no saco plástico todos os ingredientes, lacramos e deixamos marinando por uma hora na geladeira, preservando os nutrientes. Depois cocção por 40 min (lombo e temperos), adicionando água quando necessário. Após esse tempo retiramos fatiamos, reservamos, coamos o caldo do cozimento, adicionamos o molho tipo madeira com champignons fatiados e meio copo de água, fervemos tudo, então regamos o lombo com esse suculento e saboroso molho, salpicamos salsinha para finalizarmos o prato que ficou incrivelmente delicioso, saboroso, macio.
	
	TEMA DE AULA: EXECUÇÃO DE CARDÁPIOS DE UAN
RELATÓRIO:
1. Resumo sobre o tema abordado em aula.
A professora Cristiane Vasconcelos, falou sobre a execução de cardápio de uma UAN, de suas peculiaridades, os cuidados que devemos ter observar, assim como da importância de um cardápio elaborado corretamente em conformidade com a instituição/público alvo.
2. Descrever as técnicas adequadas para a elaboração e execução de cardápios para uma UAN institucional.
Os cardápios de uma UAN, devem estar em compatibilidade coma disponibilidade financeira, hábitos alimentares, disponibilidade de mão de obra, assim como de espaço físico e equipamentos, condições socioeconômicas da clientela e peculiaridades de cada unidade, tais como: número e habilitação dos comensais, pensar nos métodos de cocção, etc. Nos mostrou a estrutura do cardápio institucional brasileiro: Entrada (fria/quente); Prato Principal (proteína), opção ao prato principal; Guarnição; Prato Base (feijão e arroz); Sobremesa e Bebidas. Essa elaboração deve obedecer às Leis: Alimentação, Quantidade, Qualidade, Adequação, Harmonia e o Guia Alimentar para a População Brasileira (GAPB). Variações de receitas diferentes quando os alimentos iguais, visual colorido, padronização de receitas e utensílios. O cardápio necessita atingir as expectativas desejos dos comensais. O número de refeições, pode haver uma variação muito pequena.
3. Narrar os benefícios que um cardápio elaborado corretamente traz para uma UAN.
Um cardápio elaborado corretamente só traz benefícios, pois essas refeições tem o objetivo de manter recuperar melhorar a saúde dos comensais, aumentando a qualidade de vida, equilíbrio entre macro e micronutrientes, no caso de em presa diminui a rotatividade e absenteísmo, aumenta a integração empregado-empresa, aumenta a produtividade e, nos hospitais entra como coadjuvante no tratamento recuperação manutenção da saúde do paciente, etc. O cardápio é um instrumento gerencial-administrativo e, é a partir dele que é iniciado o processo produtivo em uma Unidade de Alimentação e Nutrição-UAN. Também ajuda diminuir os desperdícios, ajuda no planejamento das compras, no gerenciamento da UAN, etc. Bom, esses foram os assuntos abordado apresentados e discutidos na sala de aula.
	
	TEMA DE AULA: JANTAR
RELATÓRIO:
1. Resumo sobre o tema abordado em aula.
2. Diferenciar peso bruto (PB), peso líquido (PL), Per capita e porção.
Peso Bruto (PB): O alimento pesado em sua integralidade, ou seja, pesado as partes comestíveis e as não comestíveis, como cascas, ossos, carroço, etc... Peso Líquido (PL): A pesagem é fe ita sem abaras, apenas as partes comestíveis é pesada. Per capita: Quantidade de alimento consumido por pessoa Porção: É a quantidade do per capita referente a um alimento in natura ou preparado ou, ainda, a uma preparação, que indica a quantidade que será servida no prato.
3. Explicar sobre os indicadores no preparo de alimentos: fator de correção (IPC), índice de cocção (IC), índice de absorção (IA) índice de reidratação (IR); 
Fator De Correção (FC): É a dif erença entre peso b ruto dividido pelo peso liquido o que sobrar e o fator de correção. Ou seja, em uma rece ita você precisa utilizar 500g de laranja, portanto não pode rá comprar as 500 g que é o peso b ruto, te rá que comprar o peso b ruto 500 dividido pelo liquido 4 00g = 1,25 (FC) portanto terá que co mpra 625g de laranja. Índice De Cocção (IC): É uma medida que mostra o rendimento de um a limento após o seu preparo. O que mais inf luencia no índice de co cção é o quanto o alimento absorve ou perde água durante o processo. Índice De Absorção (IA): É utilizado para determinar o grau de contaminação já ocorrido no material isolante do comp onente. P ara se calcular os índices de absorção e polarização é necessário utilizar -se de me gôhmetro com escalas que variam de 250 V até 5.000 V. Índice De Reidratação (IR): É utilizada para avaliar a água absorvidadurante o remolho de cereais e leguminosas. É e xpresso em IR = Peso reidratado (g) / Peso alimento seco (g). Mas por que esse índice é importante? Para o planejamento de cardápio e previsão de compras do ingrediente.
4. Elaborar ficha técnica de preparação das receitas elaboradas em aula.
	
	TEMA DE AULA: EVENTOS 1 - BRUNCH
RELATÓRIO:
1. Resumo sobre o tema abordado em aula.
Em sala de aula a professora deu instruções de como se prepara um b runch, informou que este serviço é a jun ção do desjejum e o almoço, geralmente servido no final da man hã e início da tarde, substituindo essas duas refeições. Normalmente utilizados em eventos, reuniões, conf raternizações. Logo depois de toda explicação a professora elaborou receitas as quais são servidas no brunch. 
2. Descrever as características desse tipo de serviço de alimentação, bem como sua definição, origem e proposta.
O brunch é um tipo de serviço mais u tilizados em eventos, reuniões, confraternizações, substituindo o desjejum e o a lmoço, normalmente servido entre as 10 e 11horas da manhã finalizando entre as 14 e 15 horas da tarde. Uma d as regras básicas pa ra um brunch é a fartura com sofisticação, partindo do pressuposto que é um de sjejum caprichado com um almoço leve. Com isso em mente
3. Cite preparações utilizadas neste tipo de serviço e elabore a ficha técnica de preparação de ao menos uma receita elaborada em aula.
O cardápio deve ser elaborado pensando nas opções de: Entradas: Frios e que ijos, variedades de pães, patês, geleias, iogurtes, bolos, frutas e canapês. Primeiros Pratos: Croissants, panquecas, torradas, omeletes, ovos e bacons. Prato Principal: Saladas Cruas, quiches, tortas salgadas e empadões. Sobremesas: Tortas doces, saladas de frutas e mousses. Tendo sempre opções de café, chás, bebidas lácteas, sucos e água aromatizada.
RELATÓRIO DE PRÁTICA 02
Nome e matrícula
	
RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS: Técnica Dietética Avançada – AULA 2
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME:
	MATRÍCULA:
	CURSO:
	POLO:
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A):
	ORIENTAÇÕES GERAIS: 
· O relatório deve ser elaborado individualmente e deve ser escrito de forma clara e
· concisa;
· O relatório deve conter apenas 01 (uma) lauda por tema;
· Fonte: Arial ou Times New Roman (Normal e Justificado);
· Tamanho: 12;
Margens: Superior 3 cm; Inferior: 2 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm;
· Espaçamento entre linhas: simples;
· Título: Arial ou Times New Roman (Negrito e Centralizado). 
 
	
	TEMA DE AULA: BEBIDAS, TEMPEROS E CONDIMENTOS
RELATÓRIO:
1. Resumo sobre o tema abordado em aula.
2. Descrever as alterações sensoriais com a utilização da condimentação, bebidas e temperos no preparo de receitas.
3. Expor com base científica as melhores técnicas de cocção para o preparo de bebidas.
	
	TEMA DE AULA: EXECUÇÃO DE CARDÁPIOS INTERNACIONAIS
RELATÓRIO:
1. Resumo sobre o tema abordado em aula.
2. Descrever as diferenças existentes na elaboração de cardápios para outros países em comparação ao Brasil.
3. Narrar possíveis alterações nas técnicas de preparo ou uso de novos ingredientes que podem influenciar em alterações no teor de nutrientes dos alimentos, bem como aumentar ou reduzir os custos de execução. 
	
	TEMA DE AULA: COFFEE BREAK – CAFÉS, CHÁS, DRINKS SEM ÁLCOOL 
 E ÁGUA AROMATIZADA
RELATÓRIO:
1. Resumo sobre o tema abordado em aula.
2. Descrever as características desse tipo de serviço de alimentação, bem como sua definição, proposta e origem.
3. Cite preparações utilizadas neste tipo de serviço e elabore a ficha técnica de preparação de ao menos uma receita elaborada em aula.
	
	TEMA DE AULA: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E VEGETARIANA
RELATÓRIO:
1. Resumo sobre o tema abordado em aula.
2. Descreva a importância do consumo de frutas, legumes e verduras na dieta e sobre o uso de temperos naturais para redução de sal na dieta.
3. Descreva a importância do baixo consumo de açúcar e gordura na alimentação e os riscos envolvidos na ingestão de alimentos ricos nesses macronutrientes quando consumidos em excesso.
4. Cite preparações/receitas que podem ser utilizadas como substitutos da carne em cardápios vegetarianos.
.
image1.png
image2.png

Mais conteúdos dessa disciplina