Logo Passei Direto
Buscar

Filosofia e Sociologia

User badge image
Lanne Netto

em

Ferramentas de estudo

Mês do Cliente Passei Direto

Quer receber 70% de desconto para assinar o PasseIA?

Questões resolvidas

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Prévia do material em texto

1- Para Tomás de Aquino a única verdade poderia ser atingida por duas vias, precisamente porque ele tinha a certeza de haver uma só verdade. Quais vias seriam estas?
A) A via da fé e da razão.
B) A via da verdade e da oração.
C) A via da esperança e da fé.
D) A via da razão e da especulação.
E) A via sagrada e a via espiritual.
2- (SEED-PR / 2021 - Adaptada) Primeiro, então, se algo foi dito com acerto e detalhadamente pelos pensadores anteriores, passemos em revista a sua contribuição; depois, à luz das constituições que colecionamos, examinemos as instituições que preservam ou destroem as cidades, e as que preservam ou destroem as várias espécies de constituições, e as razões pelas quais umas cidades são bem administradas e outras, ao contrário, são mal administradas. Quando tivermos estudado convenientemente estes assuntos é mais provável que possamos ver de maneira mais abrangente qual das várias espécies de constituição é a melhor, e como cada constituição deve ser estruturada, e quais as leis e costumes que uma constituição deve incorporar para ser a melhor. ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução de António de Castro Caeiro. São Paulo: Forense, 2017.
Do conjunto da obra de Aristóteles, é correto afirmar que:
A) é considerado ultrapassado e pouco estudado.
B) possui menor importância que as obras de Platão.
C) influencia, sobremaneira, o pensamento ocidental.
D) as temáticas abordadas não são relevantes para o pensamento filosófico.
E) foi rapidamente superado pelos filosofos medievais.
3 - O sociólogo alemão Norbert Elias publicou, em meados do século XX, um livro chamado O Processo Civilizador.
Esse livro é importantissimo para entendermos a sociedade em rede, pois nesse livro o autor analisa
A) como os indivíduos podem ter uma existência fora da sociedade.
B) como costumes, gestos e regras de etiqueta são incorporados e transmitidos culturalmente de geração em geração.
C) como o costume e as regras de etiqueta podem ser feitas de acordo com o indivíduo somente e seu entendimento de realidade.
D) como os costumes não precisam ser transmitidos, pois são comportamentos inatos do indivíduo.
E) aprendemos uns com os outros somente em alguns ambientes, pois na realidade os costumes, gestos e regras de etiqueta não valem para todos os locais.
4 - No mundo árabe, países governados há décadas por regimes políticos centralizadores contabilizam metade da população com menos de 30 anos; desses, 56% têm acesso à internet. Sentindo-se sem perspectivas de futuro e diante da estagnação da economia, esses jovens incubam vírus sedentos por modernidade e democracia. Em meados de dezembro, um tunisiano de 26 anos, vendedor de frutas, põe fogo no próprio corpo em protesto por trabalho, justiça e liberdade. Uma série de manifestações eclode na Tunísia e, como uma epidemia, o virus libertário começa a se espalhar pelos países vizinhos, derrubando em seguida o presidente do Egito, Hosni Mubarak. Sites e redes sociais - como o Facebook e o Twitter - ajudaram a mobilizar manifestantes do norte da África até as ilhas do Golfo Pérsico.
SEQUEIRA, C. D.; VILLAMÉA, L. A epidemia da Liberdade. IstoÉ Internacional. Consultado em meio eletrônico em: 2 mar. 2011 (adaptado).
Considerando os movimentos políticos mencionados no texto, o acesso à internet permitiu aos jovens árabes
A) reforçar a atuação dos regimes políticos existentes.
B) tomar conhecimento dos fatos sem se envolver.
C) manter o distanciamento necessário à sua segurança.
D) disseminar virus capazes de destruir programas dos computadores.
E) difundir ideias revolucionárias que mobilizaram a população.
5 - Qual seria, para Aristóteles, o objetivo último da vida humana, a atividade que produziria a melhor felicidade para o homem? E qual razão o estagirita usa para justificar sua escolha?
A) Tornar-se um rei-filósofo, pois governar uma cidade-Estado é o máximo de honra que um grego pode alcançar.
B) Viver uma vida de prazeres, porque não há assunto mais importante que o próprio deleitar-se
C) Entrar para a política e agir de maneira completamente altruísta, nunca pensando em si mesmo, apenas no bem coletivo.
D) A atividade intelectual, porque a sabedoria filosófica é a mais agradável das atividades virtuosas.
E) Preocupar-se apenas com o homem, que é a medida de todas as coisas, sabendo que esse é o fundamento de todas as nossas ações. 
6- Em seu Ensaio sobre o entendimento humano, publicado em 1670, John Locke define três tipos de leis que devem orientar a vida dos cidadãos: a divina, a civil e a moral. Para ele, as leis morais se impõem por meio:
A) da coerção;				B) da virtú,		C) dos exércitos;
D) do elogio e da censura;		E) da ditadura da soberania.
7- Assinale a alternativa que representa aspectos da modernidade líquida (em contraposição à sólida):
A) Excesso de ordem, repressão, vigilância panóptica e liberalismo. 
B) Capitalismo industrial, confinamento territorial, controle do tempo e eficiência. 
C) Capitalismo industrial, confinamento territorial, controle do tempo e eficiência
D) Trabalho com significação estética, precarização e sociedade de indivíduos.
E) Dependência do capital em relação ao trabalho, hierarquia de dominação e estritas classes sociais. 
8 - O conceito de Modernidade Líquida de Bauman evidencia a transitoriedade e a fragilidade das relações sociais e estruturas contemporâneas, descrevendo a fluidez e a volatilidade que caracterizam nossa sociedade em constante transformação.
O conceito de Bauman de Modernidade Líquida, pode ser aplicado para uma compreensão do momento histórico atual, por ser útil para entender:
A) Os processos químicos de produção atualmente em uso.
B) A situação do patrimônio histórico em péssimo estado de conservação.
C) A dissolução dos padrões que se colocavam com estáveis desde o inicio da modernidade.
D) A dissolução das monarquias absolutas, características do início da modernidade.
E) O fim do feudalismo como modo de produção.
9 - Para Ockham, os deveres morais derivam:
A) Da lei natural.
B) Das razões eternas.
C) Do arbitrio divino.
D) Do conselho dos sábios.
E) Do discernimento da prudência.
10 - Este filósofo moderno estabelece que a moral deve ser coletiva e não individual. Entende, portanto, que a mora é construída por toda a sociedade. Estamos falando de:
A) Hobbes		 B) Hegel		C) Locke		D) Rousseau		E) D`Alembert
11 – O processo cognitivo, na perspectiva hegeliana é marcada pela relação tensa e complementar entre sujeito e objeto, entre espírito e natureza, concluindo a crítica ao cogito cartesiano e à metafisica pura do iluminismo francês. A esta relação tensa e complementar é atribuído o conceito de: 
A) Racionalismo				B) Retorica 				C) Dialética		
D) Cepticismo							E) Nominalismo
12 – Um dos pontos principais da produção intelectual de aristoteles é sua defesa da ação: somos animais políticos e devemos influir sempre na sociedade em que vivemos. Qual das frases a seguir melhor exemplifica essa sua proposta ativa: 
A) A filosofia é parte principal da atividade, nunca um exercício de passividade, de mera contemplação mental. 
B) Poderíamos ser felizes mesmo que passássemos a vida inteira dormindo e vivêssemos como um vegetal. 
C) É importante imaginar, em abstrato, todas as nossas ações, mesmo que elas nunca se concretizem. Afinal, podem ser um objeto futuro. 
D) Devemos ter uma relação religiosa com o mundo ou de expectativa sobre um político que promete soluções fáceis para problemas complexos. 
E) A idealização da perfeição, mesmo sem correspondência com a vida cotidiana, é ponto principal de nossos esforços. 
13 - Leia o texto, a seguir.
A vontade é a expressão fenomenológica do ser humano; ao mesmo tempo força motriz de sua existência e razão de um sofrimento que vem a ser intrínseco à vida.
A vida é, assim, uma materialização do que se denomina ¿querer-viver¿, e tendo em vista o fato de que, a cada necessidade superada, outra nova surgirá, este movimento em direção à superação da vontade (como forma de afirmação da vida) é ininterrupto e infinito.
Disponível em
https://colunastortas.com.br/schopenhauer-e-o-aniquilamento-da-vontade/.A interpretação desse texto deve ser atribuída a qual autor abaixo?
A) Wilhelm Hegel.					B) Emmanuel Kant.			C) Arthur Schopenhauer.
D) Johann Fichte.				E) Franz Kafka.
14 - Atualmente, muitos fatos têm ocorrido de maneira expressiva e dinâmica: pessoas migram de um país para outro em busca de empregos e melhores condições de vida, empresas de países desenvolvidos instalam-se em países subdesenvolvidos em busca de espaços maiores e mais baratos e também de mão de obra barata, industrias distribuem as etapas de produção em vários países a fim de baratear os custos. Tudo isso acontece devido a um fenômeno que ocorre há muitos anos e recebe o nome de: 
A) Blocos econômicos			B) Regionalizacao			C) Capitalizacao
D) Colonizacao 			E) Globalizacao 
15 - O poder de conhecer certas verdades concernentes a Deus era algo inerente à natureza da razão humana. A Revelação mesma seria o desvendar da verdade divina formulada numa linguagem humana e terrestre. Esta afirmação se refere a:
A) Filosofia de Platão, que foi relida durante a idade média, buscando nela as origens do pensamento cristão.
B) Filosofia tomista, que buscou igualar o conhecimento racional e o conhecimento de Deus.
C) Filosofia Agostiniana, que buscou conciliar a fé e a razão.
D) Filosofia tomista, que buscou conciliar a fé e a razão.
E) Filosofia de Aristóteles e Santo Agostinho, ambos preocupados em conciliar a fé a a razão.
16 – Em sua obra Político, patão recorre ã metáfora do tecelão para descrever a principal competência do verdadeiro estadista 
A) Dominar a oratória e os discursos persuasivos para garantir a obediência dos cidadãos 
B) Conhecer e aplicar rigidamente todas as leis estabelecidas anteriormente
C) Saber tecer, de modo metafórico, os diferentes elementos da sociedade, criando unidade e harmonia 
D) Possuir habilidades militares e estratégicas para manter a cidade protegida
E) Ter vivência como comerciante, para administrar bem os recursos econômicos da cidade
17 - Em sua obra Vida para consumo, Bauman estabelece uma distinção consumo X consumismo. Para o autor, tais aspectos na sociedade contemporânea caracterizam-se por:
I - Uma passagem do consumo ao consumismo; pois o consumo se estabelece como condição irremovível da existência, enquanto o consumismo se estabelece como aspecto do desejo humano.	
II - Instabilidade dos desejos e insaciabilidade das necessidades, inseridas em uma permanente lógica de aquisição e descarte de novos bens e objetivos.	
III - Uma revolução consumista baseada na apropriação de bens que atenda os caprichos do capitalismo e proporcionem uma vida estável.	
IV - Objetivo de, ao consumir, sair da invisibilidade, mostrando-se autêntico.	
V - Uma sociedade que preza pela invisibilidade como modo de preservação dos altos padrões de comportamento.	
A) I e III	B) II, III e IV		C) Apenas V	 	D) I, II e IV		E) III e IV
18 - A escrita da obra 0 Príncipe foi um esforço de Nicolau Maquiavel para retornar à politica florentina, visto que muitos de seus colegas do período republicano (1434-1512) conseguiram restabelecer seus postos no regime dos Medici, indique um dos principais ensinamentos que encontramos nessa obra.
A) A única preocupação do governante é a manutenção do estado, ou seja, tanto do território político sob seu domínio quanto de sua própria situação de governante
B) A recomendação de que os governantes se comportem de acordo com um padrão de bondade e ética para manter um reinado longo e pacífico
C) O poder se impõe por meio da legislação e do exército. O primeiro tem prioridade sobre o segundo 
D) Se um súdito acredita que não deveria obedecer a uma lei específica, aquilo que o forçará a se submeter a essa lei ser o amor do governante.
E) Em nenhuma hipótese, o súdito poderá desobedecer ao governante. 
19 – O fideísmo de Ockham consiste em: 
A) Identificar a fé com um sentimentalismo irracional
B) Negar o valor da razão humana 
C) Identificar a fe com a imaginação mitológica 
D) Negar o papel do magistério da Igreja 
E) Afastar a razão metafisica dos assuntos teológicos

Mais conteúdos dessa disciplina