Buscar

Armazenagem de Materiais

Prévia do material em texto

UNIDEZ
FACULDADE ITANHAÉM - FAITA
Graduação em Logística
Adriana Alves
Bheatriz Isabelly
Larissa Fresnedas Espirito Santo
ARMAZENAGEM DE MATERIAIS
Orientadora: Profº Marília Gabriela Alves
Itanhaém
2015
Adriana Alves
Bheatriz Isabelly
Larissa Fresnedas Espirito Santo
aRMAZENAGEM DE MATERIAIS
Trabalho apresentado no curso de tecnólogo em logística, como requisito parcial para atribuição de média na disciplina de Movimentação Interna e Armazenagem de materiais, ministrada pela professora Marília Gabriela Alves.
Itanhaém
2015
RESUMO
O seminário tem como objetivo apresentar um panorama geral a respeito da armazenagem de materiais. Inicia-se por uma revisão bibliográfica em armazenagem, passando pelas vantagens e desvantagens, e seus tipos de equipamentos, instalações e caracteristicas.
Palavras-chave: Armazenagem de Materiais; equipamentos; instalações.
Metodologia
Para a elaboração deste estudo, foi realizada pesquisas por meio de sítios eletrônicos, também caracterizada como pesquisa qualitativa.
1. INTRODUÇÃO
A logística vem num ciclo de evolução através dos anos e abraça várias funções entre elas a de armazenar. A armazenagem tem como objetivo estocar produtos acabados através de um processo de distribuição. 
O trabalho tem como objetivo mostrar problemas na armazenagem e principalmente garantir a qualidade sob condições adequadas e controle de estoque eficaz, bem como garantir a disponibilidade dos produtos em todos os locais de atendimento, assegurando a qualidade desde o recebimento até a entrega do produto ao cliente final. É também constituído por um conjunto de procedimentos técnicos e administrativos.
Sendo um trabalho que pode ser definido não somente da armazenagem física dos produtos e/ou materiais, mas também da movimentação de materiais e distribuição física, agregando valores através de atividades diversas, que tem muita importância nos dias de hoje, dentro dessa categoria envolve várias gestões diretamente ou indiretamente ligadas a gestão de armazenamento.
1.1. ARMAZENAGEM
A armazenagem nada mais é do que um conjunto de varias funções que tem nela, a recepção de descargas, carregamentos, arrumação e conservação de matéria prima, produtos acabados ou semi-acabados. A armazenagem é o compromisso entre custos e a melhor solução para a empresa.
A armazenagem é necessária para que os estoques se encontrem de forma organizada, desse modo facilitando o processo com eficiência, para que possa estar repondo e distribuindo sem nenhum atraso e obsolescência.
A armazenagem tem como objetivo maximizar o uso dos espaços; facilitar o acesso aos itens do depósito; proteger e abrigar os materiais; facilitar a movimentação interna do depósito; maximizar a mão de obra e equipamentos, etc.
A armazenagem gera custos para a empresa, mas passa segurança para seus clientes, pois para utilizar de relatório de pedidos em abertos, consegue verificar atrasos de produção em operações de remessa e atendimento ao cliente, até quando rastreamos os pedidos em aberto o cliente pode estar também rastreando seu produto e ter uma previsão de quando chegará ou estar checando se houve algum imprevisto no decorrer do caminho.
1.2. VANTAGENS E DESVANTAGENS DA ARMAZENAGEM
As principais vantagens são:
Melhor utilização do espaço;
Diminui os custos (movimentação e transporte);
Facilita o processo de entrega;
Redução de perdas e inutilidades.
E algumas das suas desvantagens são:
Quando em grandes quantidades aumentam-se os riscos e perdas (produtos vencidos ou obsoletos);
Um armazém de grande porte exige instalações, equipamentos e mão de obra, dessa forma aumentam-se os custos;
A armazenagem requer gerenciamento e controle eficiente;
Aumento de custos com movimentação.
1.3. FUNÇÕES BÁSICAS DE UM ARMAZÉM
Recebimento – armazenagem de matéria-prima, produtos em processos ou acabados.
Estocagem – localização e controle de materiais.
Separação – Matéria-prima, produtos em processo e acabados.
Expedição – para clientes (internos e externos); para distribuidores e intermediários (externos).
2. TIPOS DE EQUIPAMENTOS
Porta paletes – é uma plataforma que permite a inserção dos garfos de uma empilhadeira ou paleteira. Tipos de estrutura porta palete:
Convencional – Sua estrutura é de dois módulos. É indicado para alta rotatividade. Tem um ou dois compartimentos. Atende o varejo;
Drive-in – Serve apenas para armazenar em lote. Indicado para baixa rotatividade. Atende o atacado;
Drive-through – a mercadoria ou carga é armazenada na estrutura por um lado, e retirada por outro (corredor);
Drive thru dinâmico – Produto armazenado em unidades de carga; baixo custo operacional; sistema de controle PEPS.
Container – Suas estruturas geralmente metálicas, de grandes dimensões, que permitem acomodar e proteger certa quantidade de materiais em seu interior - equipamento serve também para transporte e movimentação;
Push back (empurre-puxe) – Deslocamento por gravidade; Gerenciamento de movimentação do produto de pequenos lotes de produção; Custo operacional médio; Sistema de controle UEPS. Não serve para o varejo.
Flow rack – É uma estrutura usada para pequenas caixas, sendo muito utilizada na linha de montagem. Custo operacional baixo.
Blocagem ou container aramado – Trata-se de um rack metálico desmontável. Que permite alta densidade de armazenagem e estabilidade de armazenar cargas com maior segurança; possuí limitação de altura ou empilhamento.
Estantes Industriais – Ideal para pequenos volumes; carregamento e armazenagem manual; Controle total de PEPS.
Divisórias industriais – Ideal para isolar áreas industriais. Local não pode ser climatizado ou com temperatura controlada; Possuem acessórios, portas com dobradiças, portas de correr e guichês para atendimento;
Bags – Armazenagem em grande quantidade de produtos geralmente em grãos ou pó.
Mezaninos – Aumenta o espaço; Facilmente desmontável;
Cantilever – Armazenam cargas de comprimento variável como tubos e barras. Baixa velocidade de movimentação, através de empilhadeiras ou ponte empilhadeira; Sistema de controle PEPS.
Alto-portante – Elimina a necessidade de construção prévia de um edifício; Redução de custos de instalação de armazéns; Prazo de instalação da obra é menor do que o convencional; Pouca flexibilidade na mudança de layout;
Alto-verticalização – Elevada densidade, alta movimentação e seletividade; Maior custo de equipamento adicional (empilhadeiras ás vezes são restritas à área de armazenagem); Estrutura deve ser mais reforçada para suportar ou escorar o equipamento de manutenção.
2.1. TIPOS DE INSTALAÇÕES
Armazém
Galpão
Pátio
3. DEFINIÇÃO DE LAYOUT
Layout é o aumento do grau de acessibilidade do material, ajudando no fluxo do material, diminui os locais de área obstruídas, melhorando na eficiência da mão de obra, na segurança pessoal e do armazém.
3.1. TIPOS DE LAYOUT
Layout por posição fixa – O processo de fabricação é bem simples, os materiais e/ou produtos são de grande porte e em quantidade variável. Exemplo: movimentação de contêineres.
Layout por processo – Os produtos e suas respectivas quantidades são variáveis e o processo de movimentação é mais caro. Exemplo: armazenagem e cross-docking.
Layout por produto (linha de produção) – a produção costuma ser em grande quantidade, a movimentação é feita em linha reta ou em formato de U, dependendo da necessidade. Exemplo: linha de montagem. 
Layout misto – Muitas empresas podem estar fazendo o uso de mais de um layout, onde um vai complementando o outro. Exemplo: montagem, acabamento, etc.
4. UNITIZAÇÃO DE CARGAS 
Consiste no processo de arranjar varias unidades menores e outras maiores de forma que fique uma só unidade com o objetivo de facilitar o manuseio e o transporte.
4.1. VANTAGENS DA UNITIZAÇÃO
Redução do tempo de carga e descarga, recebimento e expedição;
Otimização do espaço;
Redução dotempo para inventário;
Redução de danos aos produtos.
4.2. TIPOS DE CARGAS UNITIZADAS
Cargas conteinerizadas; 
Cargas contetorizada;
Cargas paletizada;
Carga auto-utilizada.
5. CONCLUSÃO
Levando-se em conta os aspectos mencionados entende-se que para obtermos uma boa armazenagem é necessário uma rigorosa avaliação, é interessante ter em mente os objetivos da empresa de forma que possa classificar os itens por grau de importância para saber qual área deve-se ter mais atenção. É lucrativo buscar um local bem localizado e com menor custo financeiro possível para fazer um CD. Buscando sempre não perder o controle financeiro, físicos e de estoque, assim terás um controle eficiênte.
REFERÊNCIA
SCRIBD. Armazenagem de materiais. Disponível em: https://pt.scribd.com/doc/287099712/ARMAZENAGEM-DE-MATERIAIS-ppt
(acessado em: 01/11/15 ás 21h40min)
SILVA, Vanessa Sant’ana. A armazenagem de materiais. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/a-armazenagem-de-materiais/63976/ (acessado em: 01/11/15 ás 22h05min)
CORRÊA, Evelyn; VIEIRA, Vanessa. Armazenagem de materiais. Disponível em: http://armazenagemdemateriais2.blogspot.com.br/ (acessado em: 01/11/15 ás 22h08min)
VEIGA, Marta. Armazenagem: qual a sua função na logística. Dísponível em: http://vidalogistica.com.br/armazenagem-e-estoque/armazenagem-qual-sua-funcao-na-logistica (acessado em: 08/11/15 ás 13h40min)

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes