Buscar

Poderes da Administração Pública

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Poderes da Administração Pública.
Regulamento
Celso Antonio Bandeira de Mello "Regulamento é ato geral e (de regra) abstrato, de competência privativa do Chefe do Poder Executivo, expedido com a estrita finalidade de produzir as disposições operacionais uniformizadoras necessárias à execução da lei cuja aplicação demande atuação da Administração Pública". (Decreto) (Principio Legalidade) (Art. 84 inc. IV, CF/88) (É ato normativo!)
Poder Disciplinar
O Poder Disciplinar é o exercido pela Administração para apurar as infrações dos servidores e das demais pessoas que ficarem sujeitas à disciplina administrativa. (Difere de Poder de Policia) (Esfera adm.) (Não cabe condescendência; obg. de punir) (Prin. DPLegal)
Poder Hierárquico
O poder hierárquico é aquele através do qual a Administração pode escalonar a função de seus órgãos, rever a atuação de seus agentes, estabelecer a relação de subordinação entre seus servidores. Não se confunde com o poder disciplinar, mas é colocado ao seu lado, sustentando ambos a ordem administrativa. (Ilegalidade da ordem) (ordenar;fiscalizar; delegar;avocar;poder-dever)
Poder Vinculado
É aquele conferido pela lei à Administração para a prática de ato de sua competência, ficando determinados os elementos e os requisitos necessários a sua formalização.
A expedição do ato ficará condicionada ao texto legal, sendo chamados de vinculados, pois o agente fica preso ao enunciado da lei.
Ex: concessão de aposentadoria por tempo de serviço, licença maternidade.
Poder Discricionário
Neste caso a Administração tem liberdade de escolha da conveniência, oportunidade e conteúdo do ato.
Não se confunde com a arbitrariedade que extrapola a lei.
A atividade discricionária se justifica devido a impossibilidade do legislador prever todas as situações exigidas pela administração.
Ex: alvará de autorização para porte de arma, desapropriação.

Outros materiais