Buscar

Associação de caquexia em pacientes neoplásicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
UNIDADE ACADÊMICA DE ENFERMAGEM
CAMPUS CAJAZEIRAS – PB
CURSO: ENFERMAGEM 
DISCIPLINA: PATOLOGIA
ORIENTADOR (A): GEORGE ARAÚJO
ASSOCIAÇÃO DE CAQUÉXIA EM PACIENTES NEOPLÁSICOS
CAJAZEIRAS- 2015
INTRODUÇÃO
Neoplasia, também denominada tumor, é uma forma de proliferação celular não controlada pelo organismo, com tendência para a autonomia e perpetuação. 
A palavra "neoplasia" vem do grego, onde neo = "novo" e plasis = "crescimento, multiplicação celular". As neoplasias podem ser benignas ou malignas, de acordo com o seu potencial de causar danos ao indivíduo. A caquexia é uma síndrome complexa que está presente em mais de dois terços de todos os pacientes que morrem de câncer avançado, pode ser a causa direta de um quarto das mortes por esta doença. Além disso, esta síndrome também aparece associada com outros estados patológicos, tais como infecções crónicas ou trauma de vários tipos. Uma doença que está altamente integrada à neoplasia, e que por isso se torna altamente prejudicial à saúde do paciente é a caquexia. 
A caquexia é caracterizada por uma perda significativa e progressiva de peso corporal, e a anorexia, astenia, anemia, náuseas e imunossupressão crônica. Destes, a perda de peso corporal é um dos mais aparentes, e é principalmente atribuível à diminuição da massa muscular e adiposa. A perda de massa muscular afeta não só o músculo esquelético, mas também o coração, que podem ser a fonte de disfunções neste corpo, o que pode representar mais de 20% de mortes associadas ao câncer.
Clinicamente, a importância de caquexia é significativa porque existe uma correlação inversa clara entre o grau de caquexia e a sobrevivência do paciente. Além disso, caquexia sempre implica um prognóstico desfavorável, redução da resposta ao tratamento (tanto a cirurgia e quimioterapia) e diminuição da qualidade de vida dos pacientes. Dependendo do tipo de tumor, a sua incidência pode variar entre 20% e 80%.
A origem da caquexia tem vários aspectos: baixo consumo energético e ingestão de nutrientes, má digestão e / ou absorção de nutrientes, aumento das exigências e as alterações do metabolismo de nutrientes, aumento da procura de calor, devido à presença do tumor (com a concorrência correspondente para nutrientes entre as células do paciente e do tumor) e desnutrição devido à anorexia (diminuição da ingestão). Com o consequente desenvolvimento de alterações metabólicas importantes do paciente. Estas alterações estão associadas com a presença de diferentes fatores circulantes e a origem do tumor.
A caquexia nos pacientes com neoplasia está relacionada diretamente ou indiretamente com 1/3 das mortes por essa doença. A localização e extensão do tumor são diretamente envolvidas no desenvolvimento de deterioração nutricional. No caso de neoplasias em nível de pulmão, trato gastrointestinal superior, lesões na boca, dentes, tudo isso prejudicando a capacidade de se alimentar, em consequência, perca de peso.
As causas da desnutrição são classificadas e relacionadas ao próprio tumor, com o paciente ou com os tratamentos do câncer. 
Juntamente com a neoplasia, outras doenças se disseminam nos pacientes, como a anorexia, a depressão, e sintomas como a disfagia, ânsias de vômito, que todos são fatores de risco, e que contribuem mais ainda com a regressão do quadro de saúde do indivíduo.
 http://translate.google.com/translate?tl=pt-BR&u=http://scielo.isciii.es/scielo.php%3Fscript%3Dsci_arttext%26pid%3DS0212-16112006000600002%26lng%3Des%26nrm%3Diso%26tlng%3De&sandbox=0&usg=ALkJrhhSXjEKL_3Q_tuEAhG8pbAmQ9qK6g
http://translate.google.com/translate?sl=es&tl=pt&u=http%3A%2F%2Fscielo.isciii.es%2Fscielo.php%3Fscript%3Dsci_arttext%26pid%3DS0212-16112006000600003%26lng%3Des%26nrm%3Diso%26tlng%3Des&skpa=on

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes