Buscar

Atps EJA 2016

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Anhanguera Educacional (Campinas 02) 
Pedagogia
Educação de Jovens e Adultos 
TITULO
INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre A Educação de Jovens e Adultos ( EJA). 
O objetivo deste trabalho é fazer uma breve analise de conscientização da importância dos estudos , da leitura propriamente dita, saber identificar sinais numa sociedade competitiva. Entender a riquíssima contribuição de Paulo Freira para a EJA, e seu marco histórico para essa educação centralizada para os menos favorecidos
O trabalho está organizado em 4 etapas. E os assuntos abordados serão; Na Etapa 1: A importância da Educação de Jovens e Adultos na sociedade atual. Na Etapa 2: Proposta pedagógica para Educação de Jovens e Adultos. Na Etapa 3: Qual a contribuição da pedagogia de Paulo Freire para a EJA? . Etapa 4 : Plano de aula (Andragogia)
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, sites, revistas, vídeos e livros . 
Características do Educando da EJA :
Pessoas com menos condições financeiras
Falta de oportunidade
Ingresso antecipado no mercado de trabalho
Falta de disciplina
Problemas com a distância
Dificuldade para aprendizagem
Realistas
Níveis diferentes de letramento
Receio da não alfabetização
Criatividade em menor proporção
Possuem autoestima baixa
Vida escolar mais acidentada
Formou família com filhos cedo
Gostam de se envolver na situação da aprendizagem 
 
 
ETAPA 1 
A importância da Educação de Jovens e Adultos na sociedade atual. 
Reflexão sobre as características do educando da Educação de Jovens e Adultos
Os educandos do EJA possuem suas próprias características sendo distintos uns dos outros.
São pessoas com dificuldades financeiras e que por falta d e oportunidade e até por ter a necessidade de trabalhar muito cedo não alcançaram seus diplomas no tempo e idade esperada.
A dificuldade muitas vezes vem pela vida que a pessoa escolhe, por exemplo, uma vida indisciplinada onde o aluno muitas vezes acaba com problemas com a direção e a família em alguns casos até com várias expulsões e o mesmo em algum momento opta por interromper os estudos.
Em alguns casos partem para o uso de drogas perdendo a sua juventude para uma sensação passageira e perigosa.
Há também em alguns casos mulheres e homens que assumem o compromisso de formar uma família cedo, onde alguns problemas começam a atrapalhar os estudos. Muitas vezes o marido não deixa por ciúmes, ou a mulher pelo mesmo motivo, em alguns casos os filhos chegam logo e vai ficando um pouco mais difícil pois ambos precisam trabalhar para sustentar o lar e o tempo vai ficando escasso.
Ainda encontramos alunos com vidas acidentadas que devemos tratar de uma forma especial, proporcionando um estudo atrativo, participativo que desperte o interesse dos mesmos.
A ajuda do governo não tem efetuado grandes mudanças no que se refere à preparação dos professores para que estejam qualificados e preparados para enfrentar a realidade dos alunos do EJA.
O aluno do EJA precisa ser respeitado por suas singularidades e limitações pessoais , deve haver um cuidado com tais dificuldades pois pela falta de atenção devida muitos se evadem do EJA sentindo-se abandonados, incapazes ousem perspectiva de vida.
 
 
 
ETAPA 1 
A importância da Educação de Jovens e Adultos na sociedade atual. 
A preparação deve proporcionar ao aluno o desejo de querer aprender e buscar entender os acontecimentos do seu dia a dia, assim eles podem integralizara teoria e a pratica.
Paulo freire proporcionou uma mudança significativa no processo da alfabetização do EJA , uma nova forma de vida foi construída com novas ideias e técnicas diferenciadas de ensino.
Uma das mudanças foi a de ensinar de forma que o cotidiano do aluno fizesse parte da aula e não mais as cartilhas com o antigo processo de repetição de frases ou palavras prontas.
Para Freire o diálogo e os temas das aulas tem q ser trabalhados de forma especial para que aja participação e um melhor entendimento, visando a permanência dos educando na escola.
Com todo o conhecimento de Paulo Freire e suas experiências e fez com que os analfabetos fossem vistos de outra maneira pela sociedade e também contribuiu para a amenização do preconceito contra os mesmos. Foi enxergado que estas pessoas que não tiveram oportunidade na vida , são normais e com capacidade de aprender coidas novas.
Segundo Paulo Freire o EJA tem grande participação no resgate do individuo que não terminou os estudos a momento adequado, fazendo com que o mesmo termine seus estudos e corra a trás do prejuízo.
Como foi comentado que a maioria dos alunos do EJA está no mercado de trabalho eles sabem que precisam buscar o aprendizado para conseguir uma melhor oportunidade.
ETAPA 1
A importância da Educação de Jovens e Adultos na sociedade atual. 
Objetivos de trabalho e algumas contribuições de Paulo Freire
O aluno do EJA já possui o domínio da escrita e da leitura e das operações matemáticas básicas.
O objetivo proposta é fazer com que o aluno consiga desenvolver suas habilidades e que ele tenha conhecimento de sua cultura e os deveres e direitos da sociedade. 
Conforme a proposta curricular para a EJA é esperado que o aluno tenha domínio sobre a letra para melhor compreensão do mundo;
Que ele esteja em contato com outras modalidades do ensino, além do básico, também ter condições e autonomia para melhorar sua vivência nos espaços sociais.
Que o aluno resgate sua autoestima, sua confiança seja regenerada e que ele passe a dar valor na educação pois sem ela não há desenvolvimento.
Poder participar com melhor entendimento ao mundo do trabalho sendo participante de todo processo produzido.
Com todo o conhecimento de Paulo Freire e suas experiências e fez com que os analfabetos fossem vistos de outra maneira pela sociedade e também contribuiu para a amenizar o preconceito contra os mesmos . Foi enxergado que estas pessoas que não tiveram oportunidade no momento adequado , são normais e com capacidade de aprender coisas novas.
Segundo Paulo Freire o EJA tem grande participação no resgate do indivíduo que não pôde terminar os estudos no tempo adequado fazendo com que o mesmo termine seus estudos e corra atrás do prejuízo.
Como foi comentado que a maioria dos alunos do EJA está no mercado de trabalho, eles sabem que precisam buscar o aprendizado para conseguir uma oportunidade melhor.
ETAPA 2 
Proposta pedagógica para Educação de Jovens e Adultos
6
ETAPA 3 
 Qual a contribuição da pedagogia de Paulo Freire para a EJA?
Os educadores estão se inibindo diante do desafio de exercer a prática educativa em relação a realidade cultural de seus alunos, considerando alguns fatores como a falta de um suporte financeiro ,do apoio do governo e as cobranças exigidas das instituições.
A Educação de Jovens e Adultos ( EJA), é a alternativa que leva os alunos que por algum motivo não frequentaram e tiveram que interromper seus estudos em alguma época de sua vida, a retornarem e concluírem de forma digna , tornando os letrados, pois a leitura é fundamental para melhor interpretar seu mundo e aproxima-se da realidade, socializando com o universo que insere. 
O docente tem um papel importante no elo entre o aluno do EJA com o mundo , seu perfil deve ser de um educador especial, interessado, inovador , capaz, criativo, que compreenda seus alunos identificando a capacidade de cada um ,como único . A sociedade também precisa compreender que os alunos EJA, vivem em meios a problemas, como o preconceito, a descriminação que são vivenciados no seu dia a dia.
 O educador tem o papel de orientar, estabelecendo relações harmoniosas , transmitindo conhecimentos e integrando os alunos ao grupo, procurando demonstrar relações positivas entre si, mudando a visão de desigualdade existente na sociedade . Contudo os professores precisam receber formação especial, serem capacitados para poderem enfrentar
essa educação diferenciada , afim de estabelecer relações que possibilitam ao educador formação em sua pratica pedagógica de qualidade, que receba suporte para melhor exercer seu trabalho de educador. Neste contexto ele reavalia conceitos de sua formação e compreende seu papel .
Quando se forma educadores reflexíveis, seu papel é de um educador mais dinâmico, que trabalha na sala de aula estabelecendo relações saudáveis, que enfrenta os desafios do dia a dia, que leva seus alunos a uma reflexão, faça que os mais interessados participem ,manifestem suas opiniões. O educador de Jovens e Adultos ao atuar com esses adultos tem que , se inteirar com seu mundo, pois estes educandos não estão sendo só alfabetizados, mas decifrando o mundo em que vivem. Como Freire (1983), acredita-se que a educação de jovens e adultos não deve ser apenas simples técnicas mecânicas de ler e escrever. 
ETAPA 3 
 Qual a contribuição da pedagogia de Paulo Freire para a EJA?
Paulo Freire foi extremamente importante para EJA. Ele acreditava que se podia ter uma educação inovadora, com métodos pedagógicos voltado para o doar-se, o que é fundamental para despertar no curioso a sua criatividade, pois esse aluno não pode ser apenas um expectador, ele acreditava no crescimento do aluno do EJA através de diálogos e de sua autonomia , abolindo o método que se utilizava de recursos, como a cartilha. Para Freire a leitura era o que levava a uma transformação na alfabetização desses adultos, como cidadãos, respeitando sua história de vida , pois o analfabeto tem sua própria cultura e que poderia ser transformada na sala de aula, e suas descobertas poderiam ser aperfeiçoadas ao ultrapassarem seus limites. 
Os educadores além de participar de treinamentos e cursos de capacitação, precisam ter conhecimentos metodológicos de uma educação voltada especificamente para EJA, com competência para ensinar conteúdos da realidade cotidiana ate a participação de processos decisórios, levando em consideração a formação e qualificação do educador para que possa ter o merecido reconhecimento , incluindo projetos que incorpora o autoritarismo nas relações educando e educador. 
A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda.(Paulo Freire) 
.
.
ETAPA 3 
 Qual a contribuição da pedagogia de Paulo Freire para a EJA?
Paulo Freire sendo um marco histórico para EJA tinha como ideia que a limitação do homem a educação deveria ser respeitada assim como suas limitações. Ele defendia a Educação de Jovens e Adultos lutando incansavelmente para uma educação democrática para todos, acreditando numa alfabetização de contexto sociocultural, na relação do homem com o mundo. Em sua concepção o homem era privado a educação, assim sofriam com a opressão. 
Sentindo –se tocado profundamente com os analfabetos Paulo Freire criou o EJA. 
Paulo Freire preocupava –se com o meio cultural , com a realidade do mundo e a importância de seu desvendar ao ensinar ler e escrever. Com sua experiência pedagógica, levou o homem a ter outro olhar , um olhar renovador com expectativas significativas de valores aliado ao aprendizado. Através da leitura fez com que o educando acreditasse em si mesmo, que seria capaz em transformar e se conscientizar que a leitura é fundamental e gera mudanças, assim com esse incentivo desenvolveu a capacidade a educadores e alunos recursos para um aprendizado diversificado de valores e justiça.
Para Paulo Freire a EJA apontava que as novas relações entre as classes sociais, que ate então eram tão distintas atingia uma realidade educacional renovadora relacionada a vida cotidiana dos alfabetizando com significado social. O educador e o educando se integraram ao mundo vivido, descobrindo possibilidades e experimentando seus limites com uma educação humanizada.
O educador deve ser mediador, ter influencia da importância do seu papel e sua finalidade na Educação de Adultos e Jovens, considerando o dialogo como fonte primordial, ser compreensível e ter uma consciência voltada para educação com objetivos e interesses na transformação do homem na sociedade dentro de uma relação pedagógica harmoniosa. 
A educação está inserida dentro de uma cultura homo gênica de saberes, assim o conhecimento se adquire através da relação do educador com educando, como transmissor de conhecimentos, juntos ensinam e aprendem. 
ETAPA 4
 Plano de aula (Andragogia)
Descreva o que é.
De acordo com a pesquisa realizada no site sugerido infoescola : Andragogia diz respeito ao ensino de adultos. Segundo Knowles (1976, p. 17), andragogia é a “arte e a ciência destinada a auxiliar os adultos a aprender e a compreender o processo de aprendizagem de adultos”. A andragogia busca compreender o adulto considerando os aspectos psicológicos, biológicos e sociais.
A andragogia difere da pedagogia se comparada aos modelos pedagógicos conservadores. No entanto, alguns pressupostos da andragogia são semelhantes aos de modelos pedagógicos transformadores.
A educação de adultos embasada em um modelo andragógico tem como princípios:
A necessidade dos adultos em saber a finalidade, o “porque” de certos conteúdos e aprendizagens
A facilidade dos adultos em aprender pela experiência.
A percepção dos adultos sobre a aprendizagem como resolução de problemas.
A motivação para aprender é maior se for interna (necessidade individual), e se o conteúdo a ser aprendido ser de aplicação imediata.
Os adultos trazem uma bagagem de experiências que podem contribuir para sua própria aprendizagem.
 
.
ETAPA 4
 Plano de aula (Andragogia)
Disciplina: Língua Portuguesa 
Tema: Gênero Literário – Tipologia Textual Crônica 
 Área de Conhecimento: Estudo integrada na Língua Portuguesa /Analise textual 
 Justificativa: Que os alunos sejam capazes de reconhecer uma crônica ao realizar leituras de diversos textos , áudio ou em material visual; que produzem. 
Objetivos: 
Gerais: Identificar a intenção do autor em manifestar sua perspectiva a partir da observação e do relato de fatos cotidianos . Oferecendo uma interpretação que revela ao leitor algo que esta por trás das aparências ou não, é percebido pelo senso comum, ajudando – o a compreender o que se passa a sua volta.
Específicos: Estudar e identificar a tipologia textual crônica dentre os demais textos que fazem parte do gênero literário; ampliar o vocabulário, desenvolver o habito da leitura, identificar e fazer relação da tipologia textual crônica com fatos que fazem parte do nosso cotidiano, elaborar uma crônica através dos textos apresentados .
.
ETAPA 4
 Plano de aula (Andragogia)
 Habilidades e Competências: que os alunos sejam capazes de reconhecer uma crônica ao realizar leituras de diversos textos, áudios e ou material visual, qual sua finalidade / objetivo, que produzem uma crônica sem auxilio do educador 
Situação Didática ou Conteúdo: Leitura e interpretação do texto “ A Velha Contrabandista “.
 
Materiais ou Recursos Utilizados: Atividades xerocadas , papel sulfite. 
 
 Reflexões Finais: Participação dos alunos nas atividades propostas em sala de aula, interesse motivação dos alunos durante a produção textual.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
 
Neste trabalho abordamos o assunto referente a Educação de Jovens e Adultos ( EJA) e concluímos que a educação não só é importante como também necessária para um bom convívio do homem na sociedade, o EJA abre oportunidades para os que por algum motivo tiveram que interromper seus estudo ,sendo assim o grande e admirável Paulo Freire com essa consciência contribui para uma melhor qualidade de vida dos educando, com uma visão voltada para a sua realidade .
Cumprimos todos os objetivos que nos tinham propostos com grande desempenho.
Este trabalho foi muito importante para o nosso conhecimento pois através dele pudemos entender a importância da educação EJA, assim compreendemos que o principal foco da Educação de Jovens e Adultos é respeitar o educando a partir do seu conhecimento,
nos aprofundamento neste tema e realizamos as pesquisas sugeridas, o que nos levou a fazer uma reflexão sobre a educação, o que deve ser visto com tamanho valor por ter sofrido com as desigualdades sociais, motivo que contribui muito para que muitos jovens abolissem os estudos, além de ter nos permitido aperfeiçoarmos nossas competências de investigação no assunto abordado, organizamos um plano de aula a partir da andragogia. 
 
 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
MEDEIROS, Maria das Neves. A Educação de Jovens e Adultos como expressão da educação popular: A contribuição do pensamento de Paulo Freire. Disponível< http://scholar.googleusercontent.com/scholar?q=cache:t2uxlq730Q8J:scholar.google.com/&hl=en&as_sdt=0,5>. Acesso em: 8 out. 2015.
PACIEVITCH, Thais. Andragogia. Disponível em< http://www.infoescola.com/educacao/andragogia>. Acesso em: 7 out. 2015
PITON, Ivania Marini. Educação de Jovens e Adultos e Cidadania: A concepção de cidadania dos professores de EJA. Disponível em< http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2589_1463.pdf>. Acesso em: 06 out. 2015

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes