Buscar

ed biotecidual I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1:
Para que as células possam interagir, é preciso elas estarem unidas. Isso ocorre devido à interações célula-célula e interações célula-matriz. Essas ligações a outras células e à matriz extracelular controla a orientação estrutural interna de cada célula. Dentre as interações célula-célula e suas funções, pode-se destacar as de ancoramento, as quais transmitem o estresse e estão imbricadas aos filamentos do citoesqueleto; junções ocludentes as quais selam o espaço entre as células e o epitélio, tornando uma barreira impermeável; junções comunicantes cuja função é criar passagens ligando citoplasma de células adjacentes e, por fim, junções sinalizadoras que permitem a transmissão dos sinais. 
	Já a interação entre células e matriz extracelular é importante para dar rigidez a tecidos, suportar estresse mecânico de tensão, atuar como reservatório para fatores de crescimento além de fornecer substrato para as células aderirem, migrarem e proliferarem modulando, dessa forma, funções celulares.
Questão 2:
Matriz extracelular: Consiste de uma rede de macromoléculas complexa, composta por proteínas fibrilares, proteoglicanos, e glicoproteínas adesivas. Secretada pelas células, possui função de regular atividades celulares, adesão, migração, proliferação e diferenciação.
Microambiente: quando uma célula está programada geneticamente para exercer determinada função, em certo território, este caracteriza o microambiente no qual esta célula atua.
Nicho: É uma espécie de microambiente, porém ele determina como cada célula irá se diferenciar. Por exemplo, quando a célula está sem estímulo para diferenciação, ela se encontra no estado G0, e isto caracteriza um nicho. A partir do momento que ela entrar em estado g1, caracteriza outro nicho.
Questão 3:
Células germinativas são aquelas que darão origem ao zigoto, ou seja, células sexuais, que passam por meiose e possuem 23 cromossomos. Entretanto, células somáticasse dividem por mitose, e correspondem as demais células do organismo. Sofrem mitose e possuem 46 cromossomos.
Questão 4:
A meiose é importante para a gametogênese pois permite a constância do número de cromossomos, de geração para geração; permite o rearranjo aleatório dos cromossomos maternos e paternos entre gametas, além de relocalizar os segmentos dos cromossomos paternos e maternos por meio do crossing-over.
Questão 5:
Na ovogênese, todas as células da mulher são produzidas ainda na fase fetal, formando ovócitos primários. Ocorre o período proliferativo, onde há divisão por meiose, antes do nascimento. Param na prófase e permanecem assim até a adolescência (estimulo para a ovulação). Antes da ovulação do primeiro ovócito, a primeira parte da meiose se completa, resultado no primeiro corpo polar e na formação do ovócito secundário. Durante a ovulação, o ovócito secundário começa a segunda parte da meiose, a qual só se completa se houver a fertilização. Se não houver, para na metáfase. Ou seja, a meiose completa do ovócito é retardada por anos e só se completa se houver a fertilização como espermatozoide.
Em contrapartida, na espermatogênese, ocorre várias divisões mitóticas na espermatogônia B (célula progenitora) e espermatogônia A (células –tronco), formando espermatócitos primários. Na primeira divisão meiótica, ocorre uma redução no número, formando dois meiócitos secundários haploides. Sofrem a segunda divisão meiótica, resultando em quatro espermátides haploides, as quais serão transformadas em espermatozóides na espermatogênese ( diferenciam-se). Após completada essa fase, os espermatozoides são transportados para o epidídimo e, então, são armazenados para se tornarem funcionalmente maduros. É importante ressaltar que, antes da maturação, as espermogônias ficam nos túbulos seminíferos e aumentam em número após a puberdade.
Questão 6:
O espermatozóide passa através da corona radiata e penetra na zona pelúcida, nesse momento ele irá perder a cauda. Isso culmina na mistura entre cromossomos maternos e paternos na metáfase da primeira divisão mitótica do zigoto (embrião unicelular). A corona radiata desaparece, o espermatozoide entra no ovócito, dando continuação a segunda divisão meiótica, formando um ovócito maduro. A cabeça do espermatozoide irá aumentar de volume para formar prónucleos masculinos, que se fundirá com o prónucleo feminino. Formando-se o zigoto, ele conterá 46 cromossomos, um número diploide.Após esses eventos, ocorrem sucessivas divisões denominadas clivagem, até a formação dos blastômeros, que é quando o zigoto passa pela tuba uterina em direção ao útero, para nidar (implantar). 
Questão 7: Após o embrião alcançar o útero, há formação da cavidade blastocistica, o fluido da cavidade uterina entra no embrião e este empurra as células, desaparecendo gradualmente a zona pelúcida. Forma-se o embrioblasto e o trofoblasto o qual consiste na formação da parte embrionária da placenta.
Questão 8: Totipotencia significa que a célula pode gerar todos os tipos celulares, incluindo extraembrionários e placentários. Esse tipo de célula-troco pode ser isolada do estágio de mórula; Já as células-tronco pluripotentes consiste nas que são capazes de gerar todos os tipos celulares exceto os extraembrionários e placenta. Pode ser isolado a partir do estágio de blastocisto.
Questão 9: As células embrionárias podem gerar qualquer tecido,por natureza, menos placenta e anexos. Porém, os IPSs não tem essa capacidade, pois são induzidos somente a pluripotência, por meio de fatores de transcrição, como por exemplo OCT-4. Ele é transfectado com vírus que contém estes genes e assim, as células reprogramadas passam a expressá-los e são induzidas dessa forma à pluripotência. As vantagens são que não destruição do embrião,doador e recptor são os mesmos indivíduos receptor. Porém há limitações, baixa eficiência, ativação de oncogenes e alterações epgenéticas.
Questão 10: O trofoblasto penetra no tecido do endométrio para que o embrião possa se implantar, nisso ele induz a apoptose de algumas células tecido endometrial. Após isso ele começa a se diferenciar em citotrofoblasto – mais interno – e sinciotrofobalsto – mais externo, que irá ‘invadir’ o tecido do endométrio para a implantação do embrião. Já o embrioblasto consiste na massa de células interna, do embrião. São células-tronco que darão origem a todas as células embrionárias exceto placenta. É dividido em hipoblasto (o qual está em contato com a cavidade do blastocisto) e epiblasto (dará origem ao embrião).
Questão 11: Por intermédio do sinciotrofoblasto, o sangue materno entra nas redes lacunares, estabelecendo assim essa circulação.
Questão 12: A importância dessa estrutura é a nutrição do embrião, porém de forma transitória, pois este só será útil até a formação da placenta. Ele inclusive servirá de molde para a etapa embrionária da placenta. Uma vez estabelecida, ela será o instrumento de nutrição do embrião.
Questão 13: Multiplicação, que envolve divisão celular e a elaboração de produtos celulares; morfogênese, onde há o desenvolvimento da forma, tamanho e outras características de órgãos em particular e outras partes do corpo; e, por último, Amadurecimento, onde há a maturação de processos fisiológicos. Resulta na formação de tecidos e órgãos especializados.

Outros materiais