Buscar

Prova 12

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina(s):
Avaliação Escolar
Pesquisa e Prática Profissional - Materiais Didáticos
	Data de início:
	22/05/2015 16:21
	Prazo máximo entrega:
	22/05/2015 17:36
	Data de entrega:
	22/05/2015 17:23
Questão 1/5
Both afirma que:
O estudo de caso é mais um dos excelentes componentes de que dispomos para a avaliação de desempenho do aluno, exigindo dele percepção clara, abrangente e, ao mesmo tempo, circunstancial a respeito de um tema. Trata-se de uma forma de avaliação de aprendizagem por meio do exame de fatos reais ou não, com base em orientações preestabelecidas.
A partir desse trecho do livro de Both, descreva quais são as orientações para a realização de uma avaliação através do estudo de caso e como contribui na formação do futuro professor?
Nota: 6.0
	Analisar o caso ou o texto proposto fazendo a descrição e a prescrição da avaliação em relação a apenas três de seus componentes: objetivo(s), interessado(s) e metodologia; Justificar, de modo integrado, as prescrições feitas de modo a estabelecer relações entre os três componentes considerados, salientando, assim, os pontos mais críticos e atentando-se diretamente ao caso analisado, ou seja, evitando-se argumentos de cunho geral, não significativos; Apresentar e defender ideias de modo claro e conciso. Possibilitar a investigação de situações diversificadas, propiciando aprofundamento de pesquisa, troca de ideias, além de promover novos conhecimentos para inserir o aluno no circuito da iniciação científica. (BOTH, p. 81-82 2ª ed. e p.87-88 3ª ed.)
Resposta:O futuro e aquele auxilia na contextualização do conhecimento com a realidade vivenciada pelos estudos , e tambem aquele que sabe respeitar o jeito de ser, o ritmo e o conhecimento dos seus alunos., é aquele que sabe apontar problemas de aprendizagem dos alunos, mas que tambem sabe identificar os problemas de ensinagem na escola do professor.
Questão 2/5
O ensino,  representa instrução, socialização de informação, aprendizagem e enquanto educação é definida por Maroto (1995) como estratégia de formação humana, aprender a aprender, saber pensar, criar, inovar, construir conhecimento, participar. De acordo com os  conteúdos abordados nas aulas e no livro base apresente a relação entre a educação, o ensino e a aprendizagem.
Nota: 16.0
	A educação é um campo amplo do conhecimento onde esta inserido o ensino para que aconteça a aprendizagem. A educação o ensino e a aprendizagem são processos que acontecem com o indivíduo em decorrência das influências do meio onde esta inserido.(p.15 e 16)
Resposta:São processos quem acontecem o indivíduo em decorrência das influencias do meio onde está inserido. Ou seja o indivíduo ao compartilhar suas experiencias com outros indivíduos que fazem parte do meio onde convive, seja escoa, casa trabalho, etc.
Questão 3/5
Segundo Both, ensino, avaliação e aprendizagem não se justificam plenamente por si mesmos, mas sempre em função de um bem acadêmico maior, ou seja, o da educação. E para uma compreensão melhor do que é educação, tem ela sua origem no verbo educar, que provém do verbo latino educere, que significa fazer desabrochar. Assim, desabrochar quer dizer mostrar-se para a vida de forma real, desvelar potencialidades como desdobramentos da educação.
Nessa perspectiva, seguindo o pensamento de Both, escreva um dos significados da educação. Explique por que é imprescindível que o professor tenha uma concepção clara sobre educação e avaliação na prática educativa.
Nota: 16.0
	A educação é um bem amplamente social, que, ao intervir, possibilita a valorização do ser humano, na medida em que serve para a promoção de melhoria da qualidade de vida dos grupos sociais. Para que possa não apenas identificar o quanto o aluno sabe e com que profundidade aprende, mas propiciar-lhe novas descobertas e conhecimento. (BOTH, p. 28 2ªed. e p. 30 3ªed.)
Resposta:é imprescindivel que voce tenha sempre concepções bastante claras sobre avaliação e o papel a ser por ela cumprido no contexto de ensino aprendizagem. não permite que o objetivo principal da avaliação seja apenas identificar o quanto o aluno sabe, que com profundidade aprendeu os conteudos mais sim oportunize que ela possibilite verificar quais foram os caminhos que o levaram a esse conhecimentos.
Questão 4/5
Alguns autores comportamentalistas entendiam a prática pedagógica apenas como uma atividade que poderia ser observada, registrada e comprovada. Os cognitivistas entendiam a prática pedagógica como uma atividade onde pode ser desenvolvido raciocínio do aluno levando-o a buscar de soluções para problemas a ele apresentado. Já os humanistas, atribuíam a prática pedagógica como auxiliar na validação do processo ensino aprendizagem, como um todo, onde as relações humanas são prioridades. Considerando o conteúdo abordado  no livro - base, explique qual das definições e atribuições apresentadas é fundamental e prioritária na prática pedagógica.
Nota: 16.0
	Todas elas são importantes e necessárias, pois quando combinadas: comportamentalista, cognitivista e humanistas, elas possibilitam a integração da teoria e prática. (JUSTINO, 2011, p.76)
Resposta:A pratica pedagógica deve centrar na analise de situações reais do exercício profissional, deve orientar quer para desenvolvimento na competência técnica quer para o desenvolvimento das competências cientificas éticas sociais e pessoais a pratica profissional deve contribuir para o desenvolvimento da autonomia do professor implicando a tomada de consciência de si da situação onde age.
Questão 5/5
Leia o texto a seguir
 
Várias pesquisas foram realizadas, nos últimos anos, sobre a utilização e aplicação dos materiais didáticos no processo educacional. Elas buscam identificar quais fontes e combinações poderiam ser mais apropriadas para atender às necessidades dos envolvidos no processo, professor e aluno. Na área educacional as pesquisas estão conduzindo e modificando as concepções de ensino, aprendizagem e ciência, motivando os educadores a pesquisarem sobre os velhos e os novos materiais didáticos e sua (in)viabilidade de aplicação no atual contexto educacional. Schramm (1977, apud Santos, 2005, p.49) apresenta a evolução dos materiais didáticos explicação. De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro base, identifique e apresente a evolução dos materiais didáticos e cite 3 materiais de cada fase.
Nota: 10.0
	(JUSTINO, 2011, 106/107)
Meios de ensino de primeira geração: cartazes, mapas, gráficos, materiais escritos, exposições, modelos, quadros-negros etc;
Meios de ensino de segunda geração: manuais, livros-texto e de exercícios, testes impressos, etc;
Meios de ensino de terceira geração: fotografias, diapositivos, filmes mudos e sonoros, discos, rádio, televisão etc;
Meios de ensino de quarta geração: instrução programada, laboratório de línguas e emprego de computadores.
Resposta:Material permanente de trabalho; são materiais que fazem parte do cotidiano da sala de aula e estão disponiveis aos professores para serem utilizado ao decorrer da aula. Materais ilustrado; são esquemas, quadros, sinóticos desenhos, cartazes gravuras retratos etc. Materiail experimental ; aparelhos e materiais disponiveis que podem ser utilizados em quaisquer experiencias.

Outros materiais