Buscar

Medicamentos genéricos, similares e de referência segundo a ANVISA, e a diferença entre eles

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Viviane Teixeira Nunes Araújo – 11411NUT005 – 5º período – Nutrição
- Medicamento genérico: aquele que apresenta as mesmas características do medicamento de referência, ou seja, o mesmo princípio ativo na mesma dose e forma farmacêutica, mesma via de administração, mesma posologia e indicação terapêutica, dispensando os fabricantes de efetuar todas as pesquisas feitas ao se desenvolver um medicamento novo. Apresenta eficácia e segurança equivalentes à do medicamento de referência. 
- Medicamento de referência: droga inovadora, registrada na ANVISA e comercializada no país. É o remédio de marca. Sua eficácia, segurança e qualidade devem ser comprovadas cientificamente junto ao órgão federal competente por ocasião do registro. Não apresenta nome comercial ou marca, mas sim o nome genérico do princípio ativo. 
- Medicamento similar: é o equivalente ao medicamento de referência, podendo diferir em tamanho, forma, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes, veículo, devendo apresentar o mesmo princípio ativo, mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia, indicação terapêutica e ser identificado por nome comercial ou marca. Trata-se de um medicamento novo com eficácia, segurança e qualidade comprovadas cientificamente junto à ANVISA por ocasião do registro. Requerem testes de controle de qualidade e os mesmos testes propostos para o medicamento genérico.
- Diferença entre eles: medicamento de referência é uma droga inovadora, enquanto os similares e genéricos são suas cópias. Estes não passam por todos os testes obrigatórios para os de referência. Logo, podem não ser detectadas falhas durante a formulação, ocasionando eficácia menor dos genéricos e similares.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes