Buscar

Individuo, Sociedade e Nação.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O que leva o homem a viver em sociedade?
Neste caso, há duas teorias. A primeira, trata-se da teoria organicistas, que acredita-se que os homens vivem em sociedade em decorrência do sentimento de solidariedade. A segunda, é a teoria mecanista, que entende-se que o ser humano vive em sociedade para celebrar pactos que atendam interesses próprios.
O ser humano foi feito para a sociedade ou a sociedade foi feita para o ser humano?
No livro “Teoria Geral do Estado”, Dallari nos mostra que a sociedade humana é organicista ou seja, vive-se no meio em decorrência de um sentimento de solidariedade e que existe uma enorme necessidade do ser humano de ultrapassar o plano material e adentrar o spiritual, fazendo com que a vida em sociedade se torne necessário. 
O que é mais mais importante, a coletividade ou o indivíduo?
Pelo ponto de vista de Durkheim no livro “As regras do método sociológico”, a população deveria ter uma coletividade na consciência, onde todos devem pensar em favor do bem comum, sem se apegar as noções individualistas. Dessa forma, ele cria um método sociológico em que as instituições se destinam a manter a unidade social, como já foi preconizado por Comte.
A falha na doutrina de Durkheim se deve ao fato de que as pessoas são diferentes entre si, o que leva a coletividade a impor suas vontades frente a uma minoria, que muitas vezes é subjulgada e inferiorizada. Essa contenção, normalmente, é feita através de normas rigorosas que acabam levando a uma imposição de valores, o que nunca é benefício para uma sociedade, pois leva a insatisfação e rebeliões de alguma minoria subestimada, e isso, infelizmente pode gerar o caos social.
Dessa forma, procurar manter a população integrada é fundamental para o bom andamento da sociedade, mas desrespeitar a individualidade de cada um é podar uma característica inerente ao ser humano. Então, deve-se pensar nos fatos sociais como ações ou mudança que possuem pessoas como protagonistas, e nao com a sociedade sendo mais importante que as pessoas que as constituem. 
Quais os elementos que caracterizam a existência de uma sociedade? Comente cada uma delas.
Elementos característicos da sociedade diferenciam uma verdadeira sociedade de um simples agrupamento de pessoas. Esses, são três: finalidade, ordem e poder.
A finalidade (ou valor social) relaciona-se com a liberdade humana. O determinismo nega a possibilidade de escolha de finalidades e, portanto, é incompatível com a liberdade. O finalismo aceita a possibilidade de escolha e, portanto, pressupõe a liberdade. O bem comum, como foi definido por Dallari, é o conjunto de todas as condições de vida social que consintam e favoreçam o desenvolvimento integral da personalidade humana. 
Há manifestações de conjunto ordenadas. Não basta apenas a finalidade, para que exista uma sociedade. 
Na reiteração, a finalidade social é um objetivo permanente, a ser buscado sempre, reiteradamente. 
Já a ordem. É a “disposição conveniente das coisas”. A atuação da sociedade deve ser ordenada em razão da finalidade. A ordenação se faz através de normas de conduta (leis e regras). 
Também há a adequação que é necessárias ações adequadas para atingir o fim almejado. Inadequação é a superexaltação de um fator em detrimento de outros (ordem pública, fatores econômicos etc.). 
O Poder é a importância do conceito. Poder, em geral, é a possibilidade de uma pessoa determinar o comportamento de outra pessoa. Há várias formas de poder. 
O poder visto como algo necessário à vida social. Fontes do poder: o poder do mais forte; como emanação da divindade; o povo como titular do poder (contratualismo, democracia). A necessidade de fazer coincidir direito e poder. 
Qual a importância da nação para um cidadão que vive em pleno século XXI?
Por nação entende-se um conjunto de pessoas ligados entre sí por vínculos permanentes de sangue, idiota e religião. A nação nos mostra sua importância por suscitar comunicação de interesses econômicos e avivar laços de parentesco espiritual – resultando nas relações mecanistas.

Outros materiais