Buscar

ESTUDOS DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA, AFRICANA E

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/3
“As grandes proporções que o cruzamento de raças que deviam ser consideradas espécies distintas tem tomado nesses países deveriam forçosamente atrair a atenção dos debatedores, e o Brasil, assim como as repúblicas sul-americanas, tem-se tornado o exemplo obrigatório, lembrado por todos nesse debate.”
 
RODRIGUES, Nina. Mestiçagem, degenerescência e crime. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 15, n. 4, p. 1151-1182, 1899. P. 1153.
 
O excerto acima faz menção ao conceito de miscigenação racial que mobilizou muitos debates na transição do século XIX para o XX. Nessa direção, explique como a escola etno-biológica via a miscigenação racial?
 
Nota: 26.7
	via de maneira negativa, como nos mostra o livro-base: “o mulato seria um tipo de ‘degenerescência’, que apagaria as melhores características existentes no branco, no negro e no índio”. (pg. 102).
Resposta:Apostava na ideia que as multiplas raças seriam resultado de mutações que acabariam por acarretar em diferenças raciais , e o traço fundamental dessa escola é a ideia de uma superioridade da raça branca em relação aos indios e negros essa ideia subjacente aqui coloca a preeminencia de traços fisícos na interpretação moral dos individuos .
Questão 2/3
 
“... a família e a Igreja ainda tentam impor o que é certo e o que é errado, apontando o que é considerado bom comportamento e o que é inaceitável para uma moça e ressaltando o valor especial atribuído ao casamento e à obediência a padrões e a valores de moralidade estabelecidos e mantidos durante diversas gerações.”
 
BORIS, Georges Daniel Janja Bloc  e  CESIDIO, Mirella de Holanda. Mulher, corpo e subjetividade: uma análise desde o patriarcado à contemporaneidade. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2007, vol.7, n.2, pp. 451-478. ISSN 1518-6148. P. 462.
 
O excerto acima dá conta de uma ingerência das instancias familiares e religiosas no comportamento social. Nessa direção,  explique o conceito de patriarcado.
Nota: 33.3
	sobre o patriarcado o livro-base diz que “nossa sociedade é perpassada por uma ordem patriarcal de gênero, que pressupõe um projeto de dominação-exploração por parte dos homens sobre as mulheres.” (p. 84).
Resposta:a nossa sociedade é repassada por uma ordem patriarcal de genêro que pressupõe um projeto de dominação exploração por parte dos homens sobre as mulheres. A violência entre as mulheres que suscitou algumas das primeiras elaborações sobre o gênero que continua até hoje pautando as discussões academicas e as preocupações politicas relacionadas as desigualdades de genero.
Questão 3/3
Leia a poesia abaixo
 
Nós. Branco – verde – preto:/ simplicidades –indolências – superstições./ (...) Nós. O clã fazendeiro. Sombra forte de mangueiras pelo chão; recorte nítido de bananeiras pelo ar;/ (...) ladrões de beijo nas esquinas das morenas de jambo/ entre rótulas sob os beirais dos casarões/ (...) Violões nos morros mulatos – maxixes políticos, tosses, pitos e pinga na luz dos candeeiros.
 
Guilherme de Almeida Apud. DA SILVA, Márcia Rios. As mais belas poesias patrióticas e de exaltação ao Brasil: inventando uma nação. O olho da nação. n. 15, Salvador (BA), dezembro de 2010 p. 8.
 
O texto acima elucida uma aparente comunhão étnico-racial vigente no Brasil. Tal comunhão encontra sua expressão conceitual no termo “democracia racial”. Isso posto, busque apontar uma das razões que levaram à existência desse pensamento de “democracia racial” em nosso país.   mito da democracia racial.
Nota: 26.7
	segundo o livro-base “A inexistência de ‘conflitos raciais abertos’ no período pós-abolição levou muitos a pensarem numa sociedade harmônica em termos raciais ...” (p. 133)
Resposta:Os movimentos sociais negros sempre dialogaram com a noção de raça mesmo que de formas distintas, na decada de 1930 o movimento negro estava preocupado com uma ideia de assimilacionista , hoje as lideranças negras atuam com modelos de positivação da raça e como demarcador entre grupos sociais , a raça aqui pertence ao dominio da cultura e não do biológico.

Outros materiais