Buscar

casos concretos NCPC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Semana 1
Jorge Lourenço procura um advogado e informa que comprou uma televisão de ultima geração (R$ 8.500,00) para 
A orientação prestada pelo advogado no tocante ao rito ou procedimento adequado ao caso está equivocada, pois de acordo com o novo cpc não existe mais o procedimento comum sumário, mas sim o procedimento comum ordinário, aplicado subsidiariamente ao procedimento especial e ao processo de execução.
B - Jorge Lourenço poderá pleitear seus direitos em Juizado Especial Cível Estadual ( Lei 9099/95), pois esse tipo de procedimento está em consonância com o modelo constitucional que busca celeridade na prestação jurisdicional, buscando a solução de forma breve do conflito fático que embasa a relação jurídica processual.
Semana 3
Juan é advogado e está terminando seus estudos complementares de pós-graduação fora do Brasil, razão pela qual resolveu 
A - Está correta a modalidade de defesa apresentada pelo Dr Raphael. A Contestação é a forma processual pelo qual o reú se insurge contra a pretensão do autor, apresentando fatos modificativos, impeditivos e extintivos. O advogado pode alegar como preliminar de contestação a ausência de legitimidade de juan para figurar no polo passivo da demanda, indeferindo o juiz a petição inicial com fulcro na manifesta ilegitimidade de juan.
B – A impugnação específica dos fatos é um ônus do réu de rebater pontualmente todos os fatos narrados pelo autor, presumindo verdadeiro as não impugnadas. O principio da eventualidade é a possibilidade do reu alega na constetação toda a matéria de defesa, expondo as razoes de fato e de direito com que impugna o pedido do autor e especificando as provas que pretende produzir.
Semana 2 
Uma animada conversa entre dois estudantes de graduação em Direito a respeito de uma decisão judicial de 
Muito embora o tema seja bastante polemica com o advento do novo cpc, assiste razão ao aluno do 6 periodo, pois trata-se da improcedência liminar do pedido. Uma das grandes vertentes do Novo CPC,além da conciliação, é que as decisões do tribunais devem ser respeitadas, ou seja, é o aproveitamento de casos anteriores, onde causa de pedir/objeto/pedido podem ter sua análise estendida a outras partes que se encontrem em situações jurídicas equivalentes, buscando dessa forma a economia de recursos, evitando o dispêndio de tempo e dinheiro.
B – A improcedência liminar do pedido é hipótese de julgamento de mérito, diferentemente do indeferimento da petição inicial, em que a senteça será sem resolução de mérito, terminativa portanto, podendo o reu apelar no prazo de 5 dias, passível de retração do juiz.
Semana 4
Marisa promove ação judicial de indenização por danos materiais e morais em face de Tinoco, seu vizinho. Segundo Marisa, Tinoco
Não necessariamente, pois a presunção de veracidade dos fatos alegados pelo autor é meramente relativa, podendo ser afastada no caso concreto. Aplicando o principio iura novit cúria – o juiz sabe o direito -, é inadmissível a vinculação do magistrado a fundamentação jurídica do autor somente porque o reu não contesta a demanda, tornando-se revel. Os fatos são dados como verdadeiros porque existe uma expressa previsão legal nesse sentido, sendo irrelevantes as razoes da omissão do reu revel. 
B) Tinoco teria oferecido contestação com defesa indireta de mérito prevista no art. 350 do NCP, de modo que o juiz deveria intimar o autor para realizar manifestação a respeito, inclusive com possibilidade de produção de provas.
Semana 5
Pablo exerceu seu direito de ação em face de Rodrigo para obter a rescisão contratual de determinado negócio jurídico firmado entre as partes.
A - Considerando os fatos alegados no caso concreto , o juiz não poderá julgar de forma antecipada o mérito pela simples apresentação da defesa de Rodrigo. O réu apresentou defesa indireta de mérito em sua contestação, apresentando fatos modificativos, impeditivos e extintivos do direito do autor, que deverá ser ouvido no prazo de 15 dias, podendo produzir prova correlata.
B – A reposta só pode ser positiva, pois com o advento do novo CPC, caso o juiz entenda que exista fato incontroverso poderá haver julgamento antecipado parcial do mérito, entendimento esse firmado no artigo 356,I,NCPC.
Semana 6
André e Lívio figuram respectivamente como autor e réu em ação de cumprimento contratual que tem como objeto a prestação de
A - Em consonância com uma das grandes vertente do NCPC, que é o principio da conciliação, é perfeitamente possível haver espaço para mediação e conciliação, pois instalada a audiência, o juiz tentará conciliar as partes, independente do emprego anterior de outros métodos de solução consensual de conflitos.
B – Significa dizer que a audiência de instrução e julgamento deve estar em consonância com o principio da concentração dos atos processuais em audiência única e continua, podendo ser cindida somente em casos excepcionais e de forma fundamentada. 
Semana 7
Raphael consulta Arthur (seu advogado de confiança) a respeito de uma questão jurídica envolvendo a compra de um veículo ?Zero Quilômetro
A -A regral tradicional do ônus da prova entre autor e réu é assegurada nos dois incisos do artigo 373, que diz que incumbe o autor o ônus da prova ao fato constitutivo de seu direito, e incumbe ao réu , quanto a existência de fato impeditivo, modificativo e extintivo do direito do autor.
B – As partes podem por meio de um negocio jurídico processual mudar o ônus da prova. Como o caso concreto trata de uma relação de consumo, existe a inversão do ônus da prova conforme o artigo 6 do CDC, sendo o consumidor a parte mais frágil da relação jurídica material. Raphael também pode fazer uso da prova emprestada, pois encontrou casos similares, que pessoas naturais e jurídicas conseguiram provar o mesmo problema em seus veículos de mesma marca e modelo.
Semana 8
Carla está desesperada e conversa com Dra. Suzana (sua advogada) que a principal testemunha de seu caso e que deverá comparecer
A informação não está correta, pois o NCPC não suprimiu a medida cautelar existente no atual CPC, tampouco deixou de realçar suas características de urgência e cautela. A guisa de exemplo, percebe-se n o artigo 381 NCPC a possibilidade de produção antecipada da prova caso haja fundado receio da do seu perecimento.
B – Novidade importante quanto aos meios de prova, é a previsão das atas notariais, que permite o atesto ou a documentação de algum fato, mediante ata lavrada por tabelião.
Semana 9 
A administradora Joia rara esta em litigio com Obra boa LTDA
A – Deve ter um momento adequado sob pena de ocorrer a preclusão. Se for o caso de prova nova, essa deve ser exposta até antes da sentaça.
A prova pericial é meio de prova que tem como objetivo esclarecer fatos que exijam um conhecimento técnico especifico para a sua exata compreensão. Já a inspeção judicial consiste na prova produzida pelo juiz, quando inspeciona pessoas, coisas ou luhares, sem qualquer intermediário entre a fonte de prova e o juiz. 
Semana 10 
Em ação de rescisão contratual, devolução de valres
A informação está correta, esse entendimento está sedimentado no artigo 489, que trata dos elementos da sentença, que são o relatório os fundamentos e o disposto.
Sentença é pronunciamento judicial com fundamento no artigo 485 e 487,poe fim a fase cognitiva do procedimento comum, bem como extingue a execução 
Caso 11
A pessoa jurídica show da vida ltda
A regra é que o Juiz se mantenha adstrito ao pedido,, porem no caso narrado houve perda do objeto, convertendo a obrigação em perdas e danos.
A sentença proferida não esta sujeita ao duplo grau de jurisdição. O artigo 496, é claro na tipicidade dos casos sob remessa necessária, que são as senteças proferidas contra a Uniao,os estados, distrito federal, os municípios e suas respectivas autarquias e fundações de direito publico.
Caso 13
Joana está muito feliz pois foi informa
A orientação está equivocada, pois segundo o artigo 503,1,NCPC a coisa julgada abrangetambém a questão declaratória, simplificando a extensão dos efeitos da coisa julgada, desde que cumpridos os requisitos previsto no texto legal.
Faz coisa julgada material, tornando a decisão imutável e indiscutível a decisão de mérito não mais sujeita a recurso.
Caso 14
Marcelo foi reu em ação judicial movida pela
A informação não está correta, o caso trata de suspeição e não impedimento, o que ensejaria o ajuizamento de ação rescisória, fazendo com que a coisa julgada não tenha eficácia.
Pode atacar a sentença por meio de ajuizamento da Ação rescisória , pois o recurso não pode mudar a coisa julgada material 
Caso 15
Temistocles ingressou com a ação em face 
É possível o ajuzimento da ação rescisória no caso concreto, pois a decisão de mérito, transito em julgado, pode ser rescindida quando ofender a coisa julgada.
Em síntese a competência sera para o tribunal superior, podendo os regimentos internos dos tribunas também dispor a respeito do seu tramite processual 
Caso 16
Em ação rescisória proposta por Godofredo
É possível o ajuizamento da ação rescisória, pois houve grave erro judiciário de natureza dupla< violação manifesta de norma jurídica objeto de sumula dominante do Stf. 
È perfeitamente possível a tutela provisória em sede de ação rescisória, que irá suspender a eficácia da coisa julgada para que não haja a executoriedade.

Outros materiais