Buscar

referencial de sastisfaçao no trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 Referencial teórico 
O presente trabalho diz respeito o psicólogo que insere no contexto das organizações, pois o mesmo se encontra em um vasto campo de atuação, desenvolvendo ações ligadas às gestões e compreensão dos comportamentos de pessoas, grupos e estruturas. E para melhor explicitar sobre o assunto, abordamos teoricamente com três textos organizacionais, atitudes e satisfação no trabalho, cultura organizacional e psicologia institucional.
1.1 Atitudes e satisfação no trabalho
O presente texto aborda as atitudes e satisfação dos funcionários em uma determinada empresa, focando nos componentes importantes para as relações de trabalho, pois essa deveria ser a preocupação de todas as empresas, visando um melhor desempenho e garantindo o sucesso da mesma.
Os principais componentes relacionados para que isso aconteça são: cognitivos, comportamental e afetivo. O cognitivo este relacionado com as crenças ou opinião sobre um assunto, pessoa, objeto etc. o comportamental, é como o individuo vai se comportar com alguém ou alguma situação, pois depende muito do emocional e a sensibilidade e que provoca um determinado comportamento. E por ultimo o afetivo que por sua vez é importante, devido a ênfase no afeto ou a emoção que compreende os comportamento e atitudes do individuo em relação a determinadas situações. E cognição e afeto também estão interligados, a priori os sentimentos e pensamentos estarão juntos no sujeito causando seu comportamento.
Segundo o texto o autor fala que pode haver duas atitudes ou uma atitude e comportamento incompatíveis que é chamada de dissonância cognitiva, e que qualquer forma de desconforto, o indivíduo fará o possível para reduzir e procurara uma situação mais estável, ou seja, o mínimo de dissonância e isso depende de variáveis moderadoras para acontecer, a importância dos elementos que a dissonância cria e a influência sobre o sujeito como suas atitudes e comportamentos, outro fator que pode reduzir a dissonância são as altas recompensas que reduz sua tensão.
As atitudes no trabalho dependem da satisfação do funcionário com o mesmo, uma pessoa que esta satisfeito com seu trabalho apresenta um alto nível de satisfação com ele mesmo e vice-versa se estiver insatisfeito terá sentimentos negativos e para que esteja no modo positivo o funcionário precisa está bem resolvido psicologicamente, vendo que o seu desempenho e valorizado e que suas habilidades e o querer compete com sua função e isso é importante para a sua valorização pessoal. E o resultado vai ser de um envolvimento maior com seu trabalho, o comprometimento organizacional que é a identificação com a empresa e o seu de desejo de se manter na mesma. E existem três dimensões distintas nesse comprometimento organizacional, que são o afetivo, ou seja, o vinculo emociona e crença nos valores da empresa ; o instrumental que é a necessidade de permanência na empresa muito das vezes por compensação econômica e por fim o normativo manter se na empresa por questões éticas e morais.
A mensuração da satisfação no trabalho se faz através de duas abordagens. A classificação global levando em conta o geral em relação a satisfação do trabalhador, e a segunda abordagem seria um questionário mais especifico , de como o funcionário se relaciona com os colegas , ou opinião sobre sua remuneração etc. Portanto a global é mais eficaz, pois não consome muito o tempo e da facilidade para o gestores administra os problemas existentes.
Outro ponto importante é a remuneração que tem uma grande significância para o funcionário, pois visa sua estabilidade financeira. O ambiente físico de trabalho favorável e a socialização com os colegas faz parte do contexto de satisfação.
 Portanto o impacto de funcionários satisfeitos e insatisfeitos no ambiente de trabalho depende de muitas variáveis. De acordo com o modelo teórico de saída, voz, lealdade e negligencia. Saído é o abandono da empresa a busca de um novo emprego ou demissão, a voz é a busca de melhorias para condições de trabalho de forma ativa e construtiva, lealdade seria a maneira otimista de olhar , com esperança de que as coisas melhorem , defendendo-a de criticas externas e a negligencia é aceitar passivamente os erros da empresa, absenteísmo e redução do desempenho. E gestores que se preocupam com todas as variáveis citadas poderão ter funcionários satisfeitos, êxito na empresa e menores taxas de rotatividades.
1.3 Psicologia Institucional
Segundo Bleger(1984), a psicologia institucional se insere tanto na historia das necessidades sociais como na historia da psicologia em si, não se trata só de um campo de investigação ; não há possibilidade de nenhuma tarefa profissional correta em psicologia se não e , ao mesmo tempo , uma investigação do que esta ocorrendo e do que esta se fazendo.
Psicologia Institucional trabalha com a parte grupal onde o individuo influencia e é influenciado pelo o ambiente de sua organização , e a psicologia vai ter um foco nos estudos e investigações dessa relação entre o individuo e as instituições que será caracterizado pelos estudos da estrutura e dinâmicas dessas instituições, a própria psicologia das instituições e estratégia do trabalho em psicologia institucional.

Outros materiais