Buscar

Material do monitor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Latossolo
Processo Pedogenético: Latolização
Fatores: 
Tempo – solo muito antigo (de longo tempo de formação)
Clima – precipitação e temperaturas elevadas
Relevo – saída de produtos do intemperismo (Ca, MG, K Na)
Mecanismos:
Perda – de bases (Ca, Ma, K), e sílica
Transformação – minerais primários em secundários
Latolização – é o processo pedogenético caracterizado por solos que apresentam-se expostos durante um longo tempo a ações climáticas. Essas ações climáticas geram fenômenos que o transformam pelo alto grau de intemperismo provocado pelo clima quente e úmido (precipitação) acelerando reações de oxiredução, levando a total decomposição de minerais primários a secundários. Uma outra característica desse processo é a ação do relevo possibilitando uma drenagem mínima, que junto com ação da chuva leva à lixiviação de bases tornando o solo naturalmente ácido e com alto teor de Al.
Argissolo
Processo Pedogenético: Argiluviação
Argiluviação – é caracterizado pela transformação de colóides minerais dos horizontes superficiais para os horizontes subsuperficiais formando um gradiente textural (B textural). Isso ocorre por ação do clima possibilitando uma boa precipitação e o relevo condicionando uma drenagem mínima para que esses colóides sejam translocados. Mas para que essas Argilas sejam translocadas devem-se apresentar dispersas e não floculadas causadas por algum agente dispersante, como o Na e H+.
Espodossolo
Processo Pedogenético: Podzolização
Fatores:
Organismos – fonte de matéria orgânica
Clima – umidade para transformação e adição
Relevo – drenagem para a translocação
Mecanismos:
Adição de matéria orgânica
Translocação de colóides orgânicos
Podzolização – é um processo estabelecido pela translocação de colóides de origem orgânica proveniente da vegetação presente no local, com a deposição de serrapilheira e sua decomposição pela biota solo de maneira rápida, pois o clima, através de altas temperaturas e elevedada precipitação acelera essas reações de decomposição. O processo subseguinte consiste na translocação desses colóides e sua precipitação no horizonte subsuperficial , formando o B espódico. A textura presente nos horizontes superficiais apresentam-se mais grosseiras (arenosas) para facilitar a boa drenagem e translocação de matéria orgânica.
Gleissolo
Processo Pedogenético: Gleização
Fatores:
Clima – umidade elevada
Relevo – drenagem imperfeita
Mecanismos:
Transformação – de Fe+3 para Fe+2 
Adição 
Gleização – processo que gera solos com ausência de horizonte B. Ocorre em locais de hidromorfismo elevado seja pelas flutuações do lençol freático, seja pela estagnação da água ou pela falta de drenagem. Geralmente com presença de mosqueados e de cores neutras. O horizonte subsuperficial apresenta-se de forma maciça por adição de forças físicas de coesão e adesão, ligando a matéria orgânica, silte, argila e areia, formando assim uma massa composta.

Outros materiais