Buscar

Av2 - Gestão por Competências e do Conhecimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1) A Volkswagen há alguns anos lançou o motor bicombustível (que funciona com álcool e gasolina), realmente esse novo produto provocou uma grande mudança nos hábitos de consumo e fez com que até esse modelo de produto se transformasse em um padrão para venda. Todas as montadoras do Brasil atualmente (ano 2011) fabricam o carro bicombustível. Pode-se dizer, realmente, que a Volkswagen inovou, criou e ditou novos caminhos para a empresa e também ditou novas tendências de consumo.
Dentre tantos fatores que fizeram com que a Volkswagen conseguisse ditar uma nova tendência de consumo através do lançamento do motor bicombustível, qual deles foi imprescindível?
�
Alternativas:
a) O maquinário potente;
b) O capital financeiro;
c) O recurso tecnológico;
d) O conhecimento que pertence às pessoas.
2) De acordo com informações do Sebrae, para melhorar a utilização desse conhecimento, os pequenos negócios podem implementar a gestão do conhecimento. Ela nada mais é do que o conjunto de atividades e práticas que permitem à empresa criar, registrar, compartilhar, proteger e usar os conhecimentos mais importantes para gerar inovações e trazer benefícios econômicos para ela mesma.
Nesse sentido, sobre as práticas aplicáveis ao ambiente de uma micro pequena empresa, destacam-se as seguintes afirmativas:
I. Memória organizacional;
II. Lições aprendidas;
III. Mural de avisos;
IV. Portal de compartilhamento;
V. Diário do dono da empresa.
Estão corretas somente as afirmativas:
�
Alternativas:
a) I, II, III, IV e V;
b) I, II e V;
c) I, II, III e IV;
d) II, III, IV e V.
3) Sabemos da importância do conhecimento para as organizações e a gestão do conhecimento busca assegurar que ele seja compartilhado e se transforme em resultados positivos à organização e às pessoas. E no que diz respeito à forma como acontece a gestão do conhecimento, pode-se dizer de uma forma geral que a gestão do conhecimento é composta por alguns passos. Qual é o primeiro deles?
�
Alternativas:
a) A gestão do conhecimento é composta primeiramente de um processo de disseminação do conhecimento;
b) A gestão do conhecimento é composta primeiramente de um processo de criação de conhecimento;
c) A gestão do conhecimento é composta primeiramente de um processo de absorção de conhecimento;
d) A gestão do conhecimento é composta primeiramente de um processo de inovação do conhecimento;
4) O autor Neto (2008) ressalta alguns dos benefícios que uma "organização do conhecimento" pode obter a partir da administração de seus recursos e de seus processos de informação. Sobre esses benefícios, coloque V para Verdadeiro e F para Falso:
( ) Tornam-se capazes de adaptação às mudanças do ambiente no momento adequado e de maneira eficaz, hábeis na oferta de respostas rápidas em ambientes dinâmicos, mutáveis e imprevisíveis;
( ) Empenham-se na aprendizagem constante e tal aprendizagem inclui não somente o "aprender a aprender", mas também o "aprender a desaprender" (desaprender pressupostos, normas e crenças que perderam validade);
( ) Anulam-se o conhecimento e a experiência de seus membros para suprimir inovação e criatividade, e focalizam seu conhecimento em ações racionais e decisivas.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os espaços (de cima pra baixo):
�
Alternativas:
a) V, V, F;
b) F, F, V;
c) V, F, V;
d) F, V, V.
5) A gestão do conhecimento tem como base a teoria voltada ao _________________________ e o ___________________________. O primeiro é aquele altamente pessoal, que se encontra na mente das pessoas, pode-se dizer que é aquele que está profundamente enraizado na ação e no comprometimento do indivíduo em um contexto específico – como, por exemplo, em um artesanato ou profissão, seria aquele que ainda não está registrado (em um documento, receita), mas se encontra na mente das pessoas. É relacionado a um contexto específico e difícil de ser formalizado e comunicado, representando o que é produzido pela experiência de vida (aspectos cognitivos e práticos). O segundo é aquele que já se encontra registrado, seja em um manual contendo especificações de um determinado produto, em uma fórmula científica ou em um programa de computador. É passível de transmissão sistemática por meio de linguagem formal, relacionado a eventos e elementos, independente de contexto.
Assinale a alternativa que preenche corretamente e na ordem as lacunas acima:
�
Alternativas:
a) Conhecimento Participativo – Conhecimento Oculto;
b) Conhecimento Tácito – Conhecimento Explícito;
 
c) Conhecimento Intuitivo – Conhecimento Analítico;
d) Currículo do candidato – Mercado de trabalho.

Outros materiais