Buscar

Principios da Ciência e Tecnologia ATIVIDIADE 2016

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PRINCIPIOS DA CIENCIA E TECNOLOGIA AV1
	
	
	1.
	
		Os metais possuem diversas propriedades e características largamente utilizadas na fabricação de aparatos tecnológicos. Uma característica interessante e comumente explorada nos metais é a sua cristalinidade, ou seja, a repetição do padrão de arrumação a nível atômico.
Com relação às características dos metais, é CORRETO afirmar que:
		 
	
	
	
	Diversos metais possuem baixa resistência mecânica, adequados a aplicações estruturais. 
	
	
	A composição dos metais varia de acordo com o tratamento térmico a eles imposto. 
	
	
	Os metais são geralmente obtidos por processos envolvendo fundição e evaporação. 
	
	
	Os metais são excelentes condutores de eletricidade e calor além de apresentarem transparência à luz. 
	
	 
	Os metais, em sua maioria, apresentam baixa resistência a corrosão.
	
	
	2.
	
		Uma peça de engenharia, de geometria complexa, deve ser produzida a baixo custo. Ela deve possuir alta rigidez e alta tenacidade. Para atender a esses requisitos, o material adequado que um engenheiro de materiais seleciona é o
		 
	
	
	
	metal ou compósito
	
	
	cerâmico ou compósito
	
	
	polímero ou cerâmico
	
	
	compósito
	
	 
	metal
	 Gabarito Comentado
	
	
	3.
	
		A influência de impurezas inseridas na rede cristalina de semicondutores de Silício com o objetivo de alterar suas propriedades elétricas originou o que hoje conhecemos como semicondutores do tipo-p e semicondutores do tipo-n, amplamente utilizados na indústria eletrônica. Considerando as características dos materiais condutores, assinale a opção que NÃO está correta.
		 
	
	
	
	Os melhores supercondutores metálicos são geralmente compostos intermetálicos, tais como Nb3Sn e Nb3Ge ou soluções sólidas tais como Nb-Ti e Nb-Zr. Mesmo os melhores supercondutores metálicos têm temperatura crítica muito baixa, menor que 23 K.
 
	
	 
	Recentes pesquisas excluíram a possibilidade de existirem polímeros condutores, o que representaria uma promissora linha de novos produtos na indústria eletrônica.
	
	
	Os materiais semicondutores têm propriedades elétricas intermediárias entre condutores e isolantes. Além disto, as características elétricas destes materiais são extremamente sensíveis à presença de pequenas concentrações de impurezas.
	
	
	Os semicondutores tornaram possível o advento dos circuitos integrados, que revolucionaram as indústrias eletrônica e de computadores nas últimas duas décadas. Os semicondutores podem ser elementos semimetálicos puros como o silício e o germânio ou compostos como GaP, GaAs e InSb.
	
	
	Os materiais supercondutores apresentam resistência elétrica desprezível abaixo de uma certa temperatura, denominada temperatura crítica. Eles podem ser tanto materiais metálicos como materiais cerâmicos. 
	 Gabarito Comentado
	
	
	4.
	
		Na história da civilização antiga foi percebido que na época da Idade do Cobre, mesmo com a técnica de derreter e moldar este metal, que o mesmo não substituiu a manufatura de armas e ferramentas feitos com pedra, pois este material ainda proporcionava lâminas de corte superiores. Considerando a época em questão, tal fato deve-se: 
		 
	
	
	
	o processo de produção ser ineficiente
	
	 
	por ser uma material muito macio e não ideal como ferramenta de corte 
	
	
	pela falta de mão-de-obra especializada 
	
	
	não ser um material de fácil extração 
	
	
	representar um alto custo 
	 Gabarito Comentado
	
	
	5.
	
		Ao longo da História, diferentes civilizações se organizaram em grupos, e buscavam diversas formas de sobrevivência, muita das vezes, utilizando os recursos disponíveis na natureza. Considerando o processo evolutivo da humanidade ao longo dos séculos, assinale a opção que melhor descreve algumas das principais Idades da história das civilizações: 
		 
	
	
	
	Idade dos Metais / Idade da Pedra
	
	
	Idade do Bronze / Idade da Cristalização
	
	 
	Idade da Pedra / Idade do Cobre
	
	
	Idade do Ouro / Idade da Rocha
	
	
	Somente a Idade da Pedra Lascada
	
	
	6.
	
		Os cerâmicos são compostos de elementos metálicos e não metálicos, com ligações de caráter iônico ou covalente, dependendo das eletronegatividades dos materiais envolvidos. É comum, portanto, se definir o percentual de caráter iônico de uma determinada cerâmica. Duas características dos componentes estruturais da cerâmica influenciam os aspectos microestruturais de uma cerâmica cristalina: a carga presente nos íons de sua composição e o tamanho dos mesmos. Considerando as características dos materiais cerâmicos, assinale a opção que NÃO está correta.
		 
	
	
	
	A argila foi o primeiro material estrutural inorgânico a adquirir propriedades completamente novas como resultado de uma operação intencional realizada pelo homem, representando a "queima" do material, hoje conhecida como calcinação/sinterização.
	
	 
	Os cerâmicos são menos resistentes a altas temperaturas e a ambientes corrosivos que os metais e os polímeros.
	
	
	A cerâmica vermelha - telhas, tijolos e manilhas - e a cerâmica branca - azulejos, sanitários e porcelanas - são  constituídas principalmente de silicatos hidratados de alumínio, tais como caulinita, haloisita, pirofilita e montmorilonita.
	
	
	Os cerâmicos são duros e geralmente frágeis, ou seja, não possuem a capacidade de absorver facilmente a energia neles aplicada como acontece com os metais, fragmentando-se.
	
	
	Os materiais cerâmicos são normalmente combinações de elementos classificados na tabela periódica como metais com elementos classificados como não metálicos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais