Buscar

Av 01

Prévia do material em texto

Av 1 - Teorias e Práticas do Currículo
Período: 23/09/13 00:00 à 07/10/13 23:59
Questão 1:
As Teorias Curriculares apresentadas foram contextualizadas por meio das Tendências e suas respectivas Pedagogias. Tendo em vista o quadro estudado associe respectivamente as Teorias Curriculares da coluna 1 às Pedagogias indicadas na coluna 2.   
	( 1 ) TEORIAS NÃO-CRÍTICAS
	(   ) Pedagogia no enfoque multicultural
	( 2 ) TEORIAS CRÍTICAS
	(   ) Pedagogia Tradicional
	( 3 ) TEORIAS PÓS-CRÍTICAS
	(   ) Pedagogia Libertária
	 
	(   ) Pedagogia Histórico-Crítica
Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as Teorias e suas respectivas Pedagogias:
Alternativas
1 - 1 – 2 – 3 – 1.
2 - 2 – 3 – 2 – 1.
3 - 2 – 1 – 1 – 3.
4 - 3 – 3 – 1 – 2.
5 - 3 – 1 – 2 – 2.
R= 5(3-1-2-2)
Questão 2:
De acordo com o que estudamos nesta Unidade, o currículo seleciona os valores culturais de uma determinada época histórica e suas ideologias para transmitir às novas gerações os modos de ver, de sentir, de pensar, de sonhar os valores e de compreender as regras sociais. Além disso, sabemos que na escola trabalhamos com as diferenças culturais. Dessa forma, para que as escolas apresentem um currículo que albergue o multiculturalismo, o que é necessário?
Alternativas
1 - Um plano previamente estabelecido, com conteúdo, objetivos, metodologia e avaliação.
2 - Na escola não é possível pensar em educação sem pensar no social. Sendo que o currículo estará sempre aberto, nunca previamente pronto.
3 - É muito difícil incluir um currículo que trabalhe o multiculturalismo, é preferível tratar todos como seres iguais.
4 - Não é relevante para a escola trabalhar as diferenças sociais, já que o papel da mesma é só ensinar a ler e a escrever.
5 - A questão cultural é algo secundário na elaboração do currículo, pois a escola não deve, necessariamente, atender às demandas educacionais, históricas e sociais e sim privilegiar e ensinar os mesmos conteúdos a todos os alunos.
R= 2
Questão 3:
O contexto curricular, como o contexto histórico, não é singular, mas plural. É preciso considerar o currículo como um processo de produção e/ou construção do conhecimento (teorias) e cultura escolar que se constroem a partir de experiências de vida dos professores e alunos situados num contexto sócio-histórico mais amplo do que a própria escola. Assinale a alternativa que apresenta uma concepção de currículo compatível com o enunciado.
Alternativas
1 - Processo social responsável pela produção do conhecimento neutro entre o sujeito individual e o sujeito da comunidade.
2 - Instrumental formal, preconcebido, delimitado, definidor das atividades que o professor deve realizar na escola.
3 - As relações entre os agentes sociais que dele participam num espaço e num tempo determinado e a definição de um suporte teórico que o sustente.
4 - Conjunto de disciplinas que compõem um curso.
5 - Conjunto de atividades que a escola planeja para o aluno.
R= 3
Questão 4:
Qual das opções abaixo NÃO pode ser entendida como currículo?
Alternativas
1 - Promover aspectos do crescimento pessoal, considerados importantes no marco cultural do grupo tente.
2 - Organizar as atividades e as práticas escolares, de acordo com o planejamento e a participação de professores e alunos.
3 - Designar um conjunto de práticas, que promova o crescimento do grupo.
4 - Instituir proposta de programação com o intuito de apresentar um plano de caráter fechado, acessível exclusivamente à diretoria da instituição.
5 - Assimilar a experiência historicamente acumulada e culturalmente organizada, a fim de que todos possam converter-se em membros ativos do grupo e agentes de mudança e criação cultural.
R=4
Questão 5:
As discussões contemporâneas acerca do currículo consideram que é preciso entrelaçar as dimensões do conhecimento escolar e da cultura. O multiculturalismo e suas teorias apontam basicamente que a escola deve contemplar não somente uma cultura comum ou homogênea, mas a pluralidade de culturas, visando a inclusão dos diversos segmentos sociais vistos como “minorias”, “excluídos”, “inferiorizados”, “diferentes”. A teoria curricular que possui a visão de que o currículo constrói identidades e subjetividades sociais, articulando questões de saber e poder, significação e discurso, representação, cultura, gênero, raça, etnia, sexualidade, pertence às:
Alternativas
1 - teorias de currículo como prescrição.
2 - teorias curriculares tradicionais.
3 - teorias curriculares críticas.
4 - teorias curriculares pós-críticas.
5 - teorias da nova sociologia da educação.
R=4

Continue navegando