Buscar

FUNDAMENT0S SOCIOANTROPOLÓGICOS DA SAÚDE II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão 
	
	
	Pela Organização Mundial da Saúde - OMS - saúde é definida como:
		
	
	Um estado de bem-estar físico e harmonia espiritual.
	
	Ausência de enfermidade.
	
	Um estado oposto à doença.
	
	Um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas ausência de enfermidade ou doença.
	
	Direito de todos e um dever do Estado.
	
	 2a Questão 
	
	
	Observe a charge abaixo e assinale a alternativa que apresenta o princípio preconizado pelo Sistema Único de Saúde que está sendo criticado.
		
	
	universalidade
	
	saúde pública
	
	vulnerabilidade
	
	integralidade
	
	equidade
	
	 3a Questão 
	
	
	Vimos que, na Carta Magna do nosso país, saúde é definida como ¿direito de todos e dever do Estado¿. Assim, a responsabilidade do Estado pelas condições de saúde de sua população é materializada nos seguintes princípios constitucionais:
		
	
	princípios da equidade, universalidade e boa fé objetiva.
	
	princípios da universalidade, integralidade e boa fé.
	
	princípios participação, dignidade da pessoa humana e democracia representativa.
	
	princípios da universalidade, igualdade e integralidade.
	
	princípios da equidade, integralidade e participação
	
	
	 4a Questão 
	
	
	Que avanços no direito à saúde podem ser localizados na Constituição brasleira recem-promulgada? E quais foram as demandas dos movimentos populares e profissionais de saúde que pesaram na definição desses direitos? Um primeiro aspecto a ser identificado diz respeito a significativa ampliação da noção de saúde contemplada na atual Carta. Ao contrário dos documentos anteriores que reduziam o conceito e, portanto, a extensão do direito à saúde, à simples e restrita assistência médica, encontramos agora uma conceituação ampla e generosa: a saúde "é assegurada mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças e outros agravos". Ademais, aparece incluída na própria definição o direito "ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação". ( COSTA, Nilson do Rosário. Direito à saúde na Constituição: um primeiro balanço. Cad. Saúde Pública. 1989, vol.5, n.1 , pp. 98-104 ).
A Constituição Federal de 1988 define a saúde como direito de todos e dever do Estado. Em quais princípios é materializada a responsabilidade do Estado pelas condições de saúde de sua população?
		
	
	Integralidade; Universalidade; Desigualdade social.
	
	Integração; Epidemiologia; Igualdade.
	
	Igualdade, Liberdade; Fraternidade.
	
	Universalidade; Integralidade; Equidade.
	
	Equidade; Liberdade; Vulnerabilidade.
	
	 5a Questão 
	
	
	Periodicamene a Organização Mundial da Saúde promove encontros e discussões que têm como objetivo discutir e propor acordos e ações na área da saúde em âmbito mundial. Em 1978 foi realizada a Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde. Esta conferência deu origem a um documento conhecido por:
		
	
	Carta de Ottawa.
	
	Declaração de Alma-Ata.
	
	Declaração de Caracas.
	
	Constituição Federal de 1988.
	
	VIII Conferência Nacional de Saúde.
	
	 6a Questão 
	
	
	Com relação às discussões sobre o conceito ampliado de saúde, assinale a afirmativa ERRADA.
		
	
	Esta nova concepção propõe que a saúde deixe de ser compreendida a partir de uma perspectiva médica curativa e passe a ser vista como um processo que envolve promoção e prevenção.
	
	O ponto de partida destas discussões pode ser remontado à definição de saúde da OMS que sustenta que a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas ausência de enfermidade ou doença. 
	
	Ao reconhecer que a saúde é algo mais do que ausência de doença, amplia-se a consideração sobre seus determinantes e, consequentemente, a responsabilidade pelo bem-estar individual e coletivo. 
	
	Para atingir um estado de completo bem-estar físico, mental e social os indivíduos e grupos devem saber identificar aspirações, satisfazer necessidades e modificar favoravelmente o meio ambiente.
	
	A 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986, reafirma o modelo hospitalocêntrico predominante nas ações em saúde.
	 1a Questão 
	
	
	No entendimento dos embates no direcionamento Política Social no Estado brasileiro, é fundamental conhecer os avanços ocorridos na década de 1980, como também as dificuldades e desafios a partir da década de 1990, com o: 
		
	
	do liberalismo
	
	do Neoliberalismo 
	
	da divisão dos poderes 
	
	do Positivismo 
	
	da Democracia 
	
	 2a Questão 
	
	
	Em que ano o Estado passou a ter mais responsabilidades com a formulação de políticas públicas que atendessem aos mínimos sociais, momento em que a Assistência Social ganhou status de Política Pública, ou seja, "Dever do Estado e Direito da População"? 
		
	
	1945 
	
	1930 
	
	1988 
	
	1986
	
	1993 
	
	 3a Questão 
	
	
	As políticas públicas são formuladas levando em conta o interesse da coletividade. No caso específico das políticas públicas em saúde, a ênfase recai sobre seus principais determinantes: promoção, prevenção e recuperação. Neste sentido, é correto afirmar que:
		
	
	As políticas públicas podem ser definidas como conjuntos de disposições, medidas e procedimentos que traduzem a orientação política do Estado e regulam as atividades governamentais relacionadas às tarefas de interesse particular.
	
	As políticas públicas podem ser definidas como conjuntos de disposições, medidas e procedimentos que traduzem a subordinação do Estado aos interesses privados em atividades governamentais relacionadas às tarefas de interesse público.
	
	As políticas públicas podem ser definidas como conjuntos de disposições, medidas e procedimentos que traduzem a orientação do setor privado para regular as atividades governamentais relacionadas às tarefas de interesse público.
	
	As políticas públicas podem ser definidas como conjuntos de disposições, medidas e procedimentos que traduzem a orientação política do Estado e regulam as atividades privadas relacionadas às tarefas de interesse particular.
	
	As políticas públicas podem ser definidas como conjuntos de disposições, medidas e procedimentos que traduzem a orientação política do Estado e regulam as atividades governamentais relacionadas às tarefas de interesse público.
	 4a Questão 
	
	
	São dispositivos do Sistema Único da Assistência Social (SUAS):
		
	
	UBS e Hospital geral.
	
	CAPS e NASF.
	
	CRAS e CREAS.
	
	CRAS e UBS.
	
	NASF e CREAS.
	
	 5a Questão 
	
	
	Um dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) fundamenta-se na concepção de justiça distributiva. Por ele, entende-se que a distribuição dos recursos públicos entre os grupos atendidos deve seguir o critério da necessidade. Assim, a assistência preconizada aos usuários deve ser implementada levando-se em conta as diferenças entre os diversos grupos atendidos pelo Sistema, com vistas a promover a igualdade.
O texto acima expressa a lógica do princípio conhecido por: 
		
	
	Universalidade.
	
	Resolutividade.
	
	Integralidade.
	
	Equidade.
	
	Iniquidade.
	 6a Questão 
	
	
	O Sistema Único de Saúde - SUS - foi criado pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pelas Leis n.º 8080/90 e nº 8.142/90, Leis Orgânicas da Saúde, com a finalidade de alterar a situação de desigualdade na assistência à Saúde da população, tornando obrigatório o atendimento público a qualquer cidadão, sendo proibidas cobranças de dinheiro sob qualquer pretexto. Três princípios organizam o SUS e têm relação direta com a compreensão ampliada de saúde, bem como com as preocupações sociais.Universalidade, pessoalidade e legalidade
	
	Igualdade, legalidade e pessoalidade
	
	Universalidade, pessoalidade e equidade
	
	Universalidade, integralidade e equidade
	
	Universalidade, igualdade e equidade

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes