Buscar

Controle do volume e PA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fisiologia 20 – Controle do volume e PA
	Se uma alteração da pressão arterial de mantem por muito tempo, o rim vai ser importante para corrigir essa alteração regulando o volume. Se a PA aumenta, o rim vai excretar mais, o volume diminui assim como a PA. Então, basicamente, o rim controla a osmolaridade regulando a excreção de água e o volume regulando a excreção de Na. 
	Se o consumo de sal é aumentado, a osmolaridade do plasma vai aumentar, e vai ser o principal sinal a estimular a liberação de ADH, ao mesmo tempo que estimula a sede. O ADH vai aumentar a reabsorção de H2O no túbulo, e a sede vai fazer ingerir H2O. Ambas as situações vão fazer com que o volume do líquido extracelular aumente, o que aumenta a PA, que vai servir como um sinal para os rins para aumentar a excreção de Na (e água). E o mecanismo que relaciona a variação de pressão com a excreção de Na e H2O é o Sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona.
	A renina vai converter a proteína angiotensinogênio (que é constantemente produzida pelo fígado) em angiotensina I, que é um hormônio, e que será convertida em angiotensina II pela enzima ECA (enzima conversora de angiotensina). A angiotensina vai atuar no córtex da suprarrenal e vai estimular a produção de aldosterona, que atua mais diretamente nos rins, nos túbulos distais e ducto coletor, e vi aumentar a reabsorção de Na, e consequentemente aumenta os níveis de ADH, aumentando a reabsorção de água, e a aldosterona diminui a excreção de H2O, fazendo com que a urina esteja em volume menor. 
Se há um aumento da PA, os níveis de renina diminuem, assim os níveis de angiotensina caem, e os de aldosterona também, o que diminui a reabsorção, sendo a excreção maior. O oposto é verdadeiro. Isso tudo é um mecanismo mais lento.
	A angiotensina II pode atuar diretamente no sistema cardiovascular, promovendo constrição das arteríolas ( PA), atua também nos núcleos vasomotores no bulbo de modo a aumentar a atividade do simpático ( PA), e atua também no hipotálamo, aumentando a liberação de ADH, aumentando a sensação de sede. 
	A baixa da PA faz a TFG diminuir, o fluxo de sal pelo fluxo diminui, a mácula densa sente isso e libera substâncias parácrinas o que faz com que as células granulares aumentem a liberação de renina. Mas as próprias células granulares sentem a variação da pressão e aumenta a liberação de renina, e uma outra maneira é via sistema simpático que também atua nas células granulares. 
	Mas o hormônio peptídeo atrial natriurético, produzido pelo tecido atrial, e atua no rim inibindo a reabsorção de sal, fazendo com que urine mais. E lá no tecido atrial existem receptores que detectam o aumento de estiramento do tecido atrial (aumenta o volume). Mas ele também pode atuar indiretamente inibindo a liberação de renina, aldosterona e ADH. Assim, ele atua aumentando a excreção de Na e H2O. 
	Os rins também atuam regulando o pH, excretando hidrogênio e reabsorvendo bicarbonato. Para cada H secretado é produzido um bicarbonato que é reabsorvido.

Outros materiais