Buscar

Agentes Inteligentes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Atividade Inteligência Artificial
 Vinicius Ribeiro dos Santos
Proposta: Defina Como seria o agente aspirador de pó: 
• Reativo Simples 
• Baseado Em Modelo 
• Baseado Em Objetivo 
• Baseado Em Utilidade 
• Agente Com Aprendizagem
Agente Reativo Simples
O aspirador percorre todo o ambiente, se está sujo ele aspira a sujeira senão está sujo ele muda para outra área em busca de sujeira. Sempre no mesmo ciclo.
Agente Reativo Baseado em Modelo 
O aspirador não tem conhecimento de toda a área onde deve trabalhar, mas sabe que deve percorrer toda a área suja a limpar o percurso. Então se um cantinho isolado da sala onde deve ser limpa (por exemplo) for o alvo do aspirador, pode ser que ele perca muito rodando todo o restante da sala a procura desse determinado local. Resumindo, o agente pode percorrer o ambiente sem saber aonde vai especificamente, mas somente o que deve fazer.
Agente Reativo Baseado em Objetivo
O agente tenta fazer busca o mais selecionado possível de forma a evidenciar o foco da sua ação. No caso do aspirador, por exemplo, podemos dizer que o mapeamento seria feito de forma a eliminar as áreas que contém sujeira (onde não deve ser executada ação de limpeza) do seu percurso, isso pode ser difícil devido ao tamanho do ambiente, mas a ideia seria essa.
Agente Baseado em Utilidade
O aspirador aqui deve fazer o mapeamento minucioso e de acordo com o histórico de estados deve não somente determinar onde está a sujeira a ser aspirada, mas também o aspirador vai tentar fazer o percurso mais rápido até a sujeira. Dessa forma o ambiente vai ser limpo com o menor desperdício de tempo.
Agente com Aprendizagem
O aspirador faz o percurso uma vez, e se conseguir agir com eficiência consegue guardar a experiência como sendo uma boa ação, caso não consiga o aspirador pode classificar aquela ação como uma má ação e assim evita-la em ‘decisões’ futuras. Dessa forma é mantida uma base de aperfeiçoamento das ações do mesmo, o que são baseadas no elemento de desempenho.

Outros materiais