Buscar

m2-m4 questao 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Carlos Rocha, Jean Pereira
1 - Em um laudo de necrópsia de paciente do sexo masculino, 72 anos de idade, o patologista descreveu “células da falência cardíaca”. A partir desta informação, sugira uma causa mortis compatível com este achado, descrevendo detalhadamente a etiopatogenia que culminou com o óbito.	
	A causa mortis compatível com o achado é a insuficiência cardíaca esquerda crônica, ocorrida de uma hiperemia passiva nos pulmões (congestão), onde há um impedimento à saída de sangue dos pulmões para o coração devido a uma alteração funcional de alguma válvula (mitral ou aórtica) ou no ventrículo esquerdo. Em consequência disso, como há um grande acúmulo de liquido nos pulmões, aumenta a pressão hidrostática forçando o extravasamento desse líquido do sangue para os espaços alveolares, levando ao edema pulmonar. 
	Como o processo é crônico, o aumento da pressão nos capilares alveolares aumenta gradativamente até levar à ruptura de suas paredes, causando micro-hemorragias com liberação de hemácias nos espaços alveolares. Essas hemácias extravasadas desencadeiam uma reação inflamatória com atração de macrófagos alveolares que promovem sua fagocitose e degradação. A partir dessa degradação, ocorre a liberação de ferro sob forma de hemossiderina, que permanecem nos macrófagos, os quais recebem a denominação de “células da falência cardíaca”. 
	Por fim, os pulmões acabam em fibrose, o que compromete a respiração do paciente, levando-o a óbito.
Portanto:	
				 
 INSUFICIÊNCIA CARDÍACA ESQUERDA CRÔNICA
			 ▼		 		 ▼
		 EDEMA PULMONAR	 ►	 HEMORRAGIA
						 ▼	
				 CÉLS DA FALÊNCIA CARDÍACA
						 ▼
				 FIBROSE PULMONAR
								 ▼
							 ÓBITO

Outros materiais