Buscar

Metástase-aula12

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Metástase
Só é feito por neoplasias malignas, se ela só tivesse características de diferenciação celular e não tivesse capacidade de dispersão, se o tumor fica-se localizado se teria a solução para o tratamento do câncer.
Pode ser confundido com continuidade da lesão, para ser chamado de metástase deve ser descontinuo com a lesão primária.
São implantes de células neoplásicas (malignas) descontínuos com a lesão primária;
Essa descontinuidade, aparecem como lesões, sendo indícios clínicos de metástases dessa lesão. O tumor tomou vasos linfáticos ou sanguíneos e chegam a outra partes, como por exemplo, se chegar ao linfonodo foi por via linfática que o tumor de boca chegou ali.
Com raras exceções, todos os cânceres desenvolvem. 
Ex: Carcinoma basocelular, formado por células da camada basal, por células do folículo piloso, ele tem invasibilidade local, mas não tem capacidade de metastização. Ele não dá metástase porque as células são extremamente unidas entre elas. 
A metástase ocorre quando as células não tem coesão, não estão bem unidas, e passam a ter capacidade de andar nos tecidos extracelular.
São decorrentes do grande poder de invasividade das células;
Cascata Metástica:
Disseminação das células do tumor primário e movimento através do estroma (é a matriz extracelular, que é o tecido que está dando sustentação ao tumor, não está inerte, as células tumorais fazem sinalização para o estroma fazendo com que ele dê condições para que elas tenham motibilidade, Ex: liberação de colagenases, que degradam o tecido, possibilitando a movimentação das células por esse local);
Travessia das células através da membrana basal do vaso e entrada na circulação(o carcinoma espinocelular tem preferencia por vasos linfático. Para que as células passem para interior do vaso ou para TC, as colagenases devem destruir a membrana basal);
Transporte passivo na circulação(as células se organizam de tal forma, que quando caem na sanguínea, as células de defesa do organismo podem entender como corpo estranho, para evitar que sejam destruídas, elas se agrupam formando um bolo de células, que podem bater no vaso, e células de defesa, somente as células periféricas são destruídas, preservando a região central, ocorre quando o sistema imunológico é vigilante.);
Aderência da célula metástica ao órgão alvo e extravasamento(vai para onde o vaso drenava);
Colonização da nova área.
O fator de angiogênese tumoral(FAT) , além de influenciar na formação do tumor, ele ajuda no crescimento e abertura de novos vasos sanguíneos e linfáticos, hoje se tenta bloquear esse mecanismo, ele seria tratado como tumor benigno.
Mesmo os antimitóticos, impedindo a divisão primária, a célula de alguma forma vai tentar sobreviver, a célula ativa outro meio de sobrevivência e reprodução.
Vias de metastatização:
Via Sanguínea; mais frequentemente utilizada pelo sarcoma, células de tecido mesenquimal, 
Via linfática; mais utilizado pelos carcinomas.
Via transcelômica; é quando um tumor invade um órgão oco através de sua parede externa, faz degradação por invasão dessa parede. Ex: tumor na periferia do estomago, que pode colonizar internamente, que não era um tumor de estomago mas por crescimento, invadiu a parede externa.
Transplantes; por exemplo, ao utilizar bisturi para retirar o tumor, há vários bisturis, porque caso contrario, podia-se levar células tumorais presas no bisturi para outras regiões. Isso ocorria mesmo com margem de segurança.
Se tem um clone celular no epitélio, que começa a proliferar, formando células com potencial de invasão que vão degradar a membrana basal e vão cair no tecido conjuntivo, quando ocorre isso já se tem carcinoma invasivo. Quando se tem um carcinoma somente no epitélio, que ainda não invadiu o tecido conjuntivo, mas ele apresenta todas as alterações, chamado de carcinoma in situ. Todas as alterações se tem somente dentro do epitélio nesse caso.
Quando invade-se o tecido conjuntivo, pode alcançar a circulação sanguínea ou linfática, e ai depois sai da circulação e invade o órgão.
Geralmente, ocorre por vasos linfáticos.
Agentes implicados na carcinogênese:
Agentes químicos: substâncias do tabaco, agrotóxicos, tintas, madeira
Agentes biológicos: geralmente vírus, o HPV (câncer de colo de útero); os linfomas podem ser estimulados por vírus, que rearranjam a cadeia de DNA, que entram fazendo seu DNA como pareamento do DNA do individuo. 
Agentes físicos: radiação actinica solar, que é a ultravioleta desenvolvem câncer de pele e câncer de lábio, e também o carcinoma basocelular. Em mulheres grávidas, pode levar a alterações no feto.
Alteram genes e desenvolvem tumor. Os efeitos são acumulativos e a resposta é individual por cada pessoa.
Podem estar envolvidos em 3 fases da carcinogenese experimental:
Fase de iniciação: há agentes que são necessários somente no inicio, e não são importantes para a progressão. Apenas para a iniciação e posterior promoção. Ex: agentes químicos do tabaco. Esse agente deve alterar o gene, fazendo com que o clone celular seja diferente das outras células, que a partir dessas também serão diferentes.
Fase promoção;
Fase progressão; aqui há agentes, que são necessários somente para ela, e não influencia na fase de iniciação.
Há agentes importantes para cada uma dessas fases, ou para mais de uma.
Mutações em células cancerosas
- Afetam genes do nascimento : ciclo celular;
- Afetam genes de morte – Apoptose
Oncogenes, são gênes formadores de câncer, em nós eles estão na forma de protooncogenes que apenas estimulam a célula a diferenciação, quando eles são alterados e passar a proliferar de forma desorganizada e passam a ser chamados de oncogene.
-Células normais/neoplásicas;
Fatores de crescimento secretados, receptores de superfície celular(CerbB2: envolvido com tumor de mama, se ele for detectado o diagnostico do tumor é pior do que aquele que não é detectado), componentes dos sistemas de transdução de sinais intracelulares,
Genes supressores de tumor, são aqueles que equilibram a proliferação, para cada gene que prolifera há um supressor de tumor. Ex: proteína P53, controla e faz reparo no DNA.
Celulas normais/neoplásicas.
Fazem reparo no DNA, colocam células para apoptose se ele não fez o reparo.
Ex: P53, Gene RB que é o do retinoblastoma, que ele está alterado.
Ambos (supressores e oncogêneses) estão envolvidos nas vias de proliferação, eles tem balanço entre si fisiologicamente, quando esse balanço deixa de existir surge o câncer.
Resumo:
Agentes ->estimulam a célula a mutar, inativando o gene supressor de tumor-> as células passam a proliferar e ser diferentes das células normais -> com o aumento, alterações vão ocorrendo, inicialmente se tinha um clone de células, com divisões continuas pode-se gerar outras mutações-> mantem sem romper a membrana basal (carcinoma in situ)-> romper a membrana, passa para o conjuntivo e atinge a circulação-> metástase.
Imunidade e neoplasias
Vigilância imunológica; quando as células entram na circulação podem ser destruídas ou não, isso depende dessa vigilância do sistema imunológico, que depende de vários fatores para estar vigilante, como doenças, alterações do sistema imunológico, algum fator que altera o sistema mas que não é próprio dele. 
-Células normais podem ser antigenicamente diferentes das neoplásicas;
-Assim seria de esperar que sempre seriam compreendidas como corpo estranho pelo hospedeiro;
-Destruição pelo sistema imunológico;
-Sistema imunológicos debilitados propiciam o desenvolvimento de câncer.
A vigilância deve sempre estar presente, porque influencia na formação do tumor no local como na metastização e no tratamento.

Outros materiais