Buscar

questoes_da_prova_1[1]

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1)DEFINA ETIOPATOGENIA E AS CONSEQUENCIAS DA ATERIOSCLEROSE 
A aterosclerose é definida como endurecimento das artérias, devido a diminuição da luz do vaso, pela formação de uma placa fibrogordurosa, formada por deposição de lipídeos, os LDL que estavam circulando no sangue, proliferação de células musculares lisas e macrófagos vindos do sangue para fagocitar esses lipídeos e matriz colágena, chamada ateroma. Com o crescimento dessa placa, a luz do vaso vai ficando cada vez menor, e o sangue se acumulando na artéria, desregulando o fluxo laminar do sangue, fazendo com que os elementos figurados choquem-se na parede do vaso, expondo o tecido conjuntivo, podendo gerar uma área de coagulação e consequentemente um trombo, até ocluir totalmente o vaso, pode formar também um aneurisma, devido o enfraquecimento da artéria, pode romper-se e originar hemorragias, ulcerações, e áreas de calcificação distrófica. Todos esses eventos podem gerar conseqüências, desde leves como microêmbolos, até severas como os trombo êmbolos, que podem viajar pela corrente sanguínea e prejudicar órgãos como pulmão, coração e cérebro, provocando edema pulmunar, infarto e AVC. 
2) RELACIONE EDEMA PULMONAR- CELULAS DE FALENCIA CARDIACA- EMBOLIA PULMONAR E CARDIOPATIA DA VALVULA AORTICA 
A cardiopatia da válvula aórtica gera um descompasso na função dos ventrículos, 
No caso de problema no ventrículo esquerdo, gera um estado de hiperemia passiva nos pulmões, o acúlumo de sangue nos capilares alveolares provoca um aumento da pressão dentro destes, podendo romper-se e causando microhemorragias nos alvéolos, esse sangue acumulado desencadeia um processo de inflamação, onde os macrófagos começam a fagocitar hemossiderina degradada das hemáceas extravasadas, esses macrófagos são conhecidos como células da falência cardíaca. As células alveolares prejudicadas por este acúmulo de sangue dão lugar a tecido fribroso, desencadeando um estado de fibrose pulmonar. O aumento da pressão hidrostática também gera um acúmulo de líquido intersticial entre os alvéolos, causando edema pulmonar. 
O aumento da pressão arterial também pode evoluir o caso para uma insuficiência direita, causando uma congestão venosa generalizada, onde há edema generalizado pelo aumento da pressão hidrostática, pode ocorrer mais facilmente a embolia pulmonar, pelo acúmulo de sangue nas veias, onde um trombo na circulação venosa pode desenvolver para um trombo-êmbolo e viajar pela circulação venosa chegando também aos pulmões, causando hemorragias, principalmente se o pulmão já estava em estado debilitado, com micro hemorragias e em estado de fibrose.
3)PQ OCORRE EDEMAS NAS PERNAS DE PESSOAS SENTADAS? 
Por que pode ocorrer estase, que reduz a atividade ordenhadora das válvulas venosas, dificultando a circulação venosa, também pela ação da gravidade, assim há um maior acúmulo de sangue nas veias, aumentando a pressão hidrostática e impossibilitando o retorno do líquido intersticial à circulação sanguínea, gerando edema localizado nos membros inferiores.
4)QUAL O PRINCIPAL FIXADOR HISTOLOGICO ? E O 2o? 
Formalina 10% e álcool – éter 1:1
5) DECORAR NOMES DE HEMORRAGIAS...(ERPITAXE ?) 
Hemorragias externas:
Gastrorragia – estomago
Enterorragia – intestino
Hemoptise – pulmões
Hematemese – vômito
Hematúria – urina
Epistaxe – sangue na mucosa nasal ou fossas nasais
Hemorragias internas
hemotórax
Hemoperitoneo
Hemopericardio
Apoplexia – para o interior dos tecidos 
Petéquias – pontos na pele , Equimose – manche, Hematoma – grande hemorragia, Hemartrose – nas articulações
6) TETANIA 
 É o quadro mais grave associado à hipocalcemia, caracterizado por grande excitabilidade dos nervos e músculos, causada por baixa concentração de cálcio plasmático, por causa do aumento da permeabilidade da membrana celular e da irritabilidade neuro-muscular. Devido a essa hiperexcitabilidade do sistema nervoso, qualquer contado na superfície do corpo provoca contrações musculares dolorosas, a musculatura da laringe pode contrair-se levando a insuficiência respiratória grave.
7)DESTINOS DA NECROSE. 
Pode ocorrer absorção da área necrosada através de células fagocitárias como os macrófagos, seguida de regeneração cicatricial.
Drenagem do produto necrótico (liquefeito) através de vias excretoras normais ou neoformadas (abcessos, caverna tuberculosa)
Pode ocorrer também encapsulamento e áreas de calcificação. 
Um caso mais grave de necrose pode evoluir para a gangrena onde o locar necrosado pode ser atingido por infecção bacteriana secundária (necrose úmida), por obstrução arterial por trombos em placas de aterosclerose, traumatismos e congelamento de extremidades. Em casos de coagulação isquêmica dos tecidos por obstrução arterial, pode gerar a necrose seca.
8)PLAQUETAS TEM NUCLEO? 
Não, são fragmentos de megacariócitos, desprovidas de núcleo.
9)EXPLIQUE HIPOXIA...MECANISMO GERAL. 
A hipoxia é a falta de oxigênio, que chega até os tecidos através da irrigação sanguínea junto com os nutrientes, devido a uma interrupção do fluxo sanguíneo arterial, por aterosclerose, trombose, células tumorais e outros, ou por represamento de sangue venoso, impedindo a entrada do sangue arterial e acumulando esse sangue venoso pobre em oxigênio e nutrientes. 
10)DIFERENCIE NECROSE DE APOPTOSE ( essa deve fazer parte da questao 7) 
Necrose é a forma de morte celular mais comum, gerada mais por processos patológicos, é vista em uma ampla porção, com desencadeamento de inflamação, ao contrário da apoptose que é a morte celular programada, ocorre em processos fisiológicos como na involução da glândula mamária após a lactação, mas também em processos patológicos como a destruição de células tumorais, acontece em pequenas regiões e não desencadeia inflamação
11)DIFERENCIE NECROSE COAGULATIVA E DE LIQUEFAÇÃO 
A de coagulação ocorre por desnaturação de proteínas, com inativação das enzimas autolíticas, havendo manutenção da estrutura celular vista na microscopia eletrônica, células aparecem mais opacas, acontece em isquemias, queimaduras. EX.: necrose no rim. Já a liquefativa, há ação das enzimas autolíticas ativas, ocorrendo rápida liquefação do tecido por autólise, destruindo a arquitetura estrutural das células, vista no microscópio óptico como uma massa homogênea rosa, ocorre em inflamações. Ex.: necrose de pulpa dental. 
12)EX. DE APOPTOSE PATOGENICA 
Em neoplasias, para o controle do crescimento de células tumorais.
13) INSUFICIENCIA CARDIACA ESQUERDA.
A insuficiência cardíaca esquerda ocorre devido a infarto, ou alteração nas válvulas musculares cardíacas, o que gera um descompasso no ventrículo esquerdo, fazendo com que o sangue fique represado no pulmão (hiperemia passiva), gerando uma série de eventos, como microhemorragias, acúmulo de sangue é fagocitado por macrófagos , que ficam com hemosiderina e são chamados de células da falência cardíaca. 
14) inanição e super alimentação como causa de esteatose. 
'a afirmativa está certa ou errada? justifique'
Sim, porque a esteatose ocorre pelo acúmulo de lipídeos no fígado, o que pode ocorrer geralmente por abuso do álcool, aumentando a quantidade de lipídeos impedindo a ligação dele com a proteína plasmática, mas também pode ocorrer por diminuição da quantidade de proteínas plasmáticas, o que ocorre durante a inanição, e a super alimentação, assim como o consumo de álcool aumenta a quantidade de triacilgliceróis no sangue e no fígado.
15) descreva suscintamente porque se diz que as celulas recem fixadas estão mortas mas não necróticas.
A necrose refere-se a um espectro de alterações morfológicas que se seguem à morte celular, resultante da ação degenerativa progressiva de enzimas sobre a célula letalmente lesada, Por isso, após a morte do indivíduo muitas células ainda estão vivas, pois não sofreram a ação dessas enzimas, por isso demora de 1 a 3 horas para serem notadas as características da necrose no microscópioeletrônico e de 3 a 6 no óptico.
16) a relação entre ulcera gastrica e melena.
A ulceração, pode ser desencadeada por aterosclerose, onde o fluxo sanguíneo laminar foi desfeito, fazendo com que os elementos figurados do sangue choquem-se com a parede do vaso, lesando a parede do vaso, com a ruptura da placa ateromatosa, detritos de colesterol são lançados na corrente sanguínea, gerando microêmbolos na criculação sanguínea, esses microêmbolos podem lesar a parede do vaso desencadeando hemorragia interna, assim se for uma ulceração gástrica, o sangue dessa hemorragia pode ser liberado nas vezes, o que chamamos de melena. 
17 ) Conceito:
biopsia, flebolito, isquemia, infarto, diagnostico, cariolise
Biópsia: analise de tecido que tenha suspeita de alguma alteração, pode ser feita por remoção cirúrgica de um tecido vivo para análise histopatológica. Pode ser indicada por suspeita de neoplasias, para determinar o grau específico, diagnóstico de lesões de natureza desconhecida, entre outros.
Flebolito: é uma calcificação encontrada nas veias, na maioria das vezes por formação de coágulo.
Isquemia: diminuição ou interrupção do fluxo sanguíneo em uma parte do organismo (órgão ou parte dele), essa parte recebe menos sangue do que lhe é necessário para o seu funcionamento ideal. Pode ser localizada por obstrução arterial ou deficiência de drenagem venosa, levando o órgão ao infarto. Ou generalizada, quando há uma grave redução de debito cardíaco levando a uma diminuição generalizada da perfusão dos tecidos, ocasionando o choque.
Infarto: Área localizada de necrose isquêmica em um órgão ou tecido, resultante da diminuição de suprimento sanguíneo para essa área, por obstrução do vaso que o irrigava, ou por drenagem venosa inadequada, onde o tecido entra primeiro em hipóxia por acúmulo de sangue venoso pobre em oxigênio e depois ao infarto.
Diagnóstico: é a arte de reconhecer a doença através de seus sintomas e sinais, obtidos nos exames clínicos, anamnese e exames complementares. No caso de doenças com sintomatologia e sinais semelhantes, quando comparados entre si, constituem o diagnóstico diferenciado. 
Cariolise: é uma etapa da sequência morfologia do desenvolvimento da necrose, é identificada na microscopia eletrônica, quando o núcleo picnótico se dissolve, após ter ocorrido a sua fragmentação (cariorrexe) e anteriormente a cromatina se condensou e o núcleo tornou-se basófilo (picnose)
Rigor mortis: surge mais ou menos 8h após a morte do paciente, onde há uma rigidez da musculatura, devido a permanecer unida a ligação do cálcio com a estrutura que promove a contração da musculatura, sem ocorrer o relaxamento do músculo.
18) 2 pacientes, um com hiperparatireoidismo e outro com uma nefropatia cronica
 dai qual a relação desses 2 fatores com a hipércalcemia?
O primeiro tem causa direta com a hipercalcemia, pois está com aumento da concentração de cálcio no sangue devido a atividade excessiva das paratireóides, podendo ter ocorrido devido ao envolvimento das glândulas com um tumor, tanto benigno quanto maligno, ocorre um aumento da reabsorção óssea, e aumento da liberação do paratormônio, o que causa a hipercalcemia. O tratamento para esse caso pode ser a remoção cirúrgica das paratireóides. 
Já a nefropatia crônica é um caso que gera hipocalcemia, pois resulta da diminuição da excreção de fosfatos pelo rim, assim aumentando suas taxas séricas, e quando o fosfato está em concentrações elevadas, consequentemente há uma diminuição da taxa de cálcio sanguíneo.

Outros materiais

Perguntas Recentes