Buscar

Constitucional_I_Aula_2_tarde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Constitucional I – Aula 2
Direito Constitucional – Natureza Jurídica, Objeto, Conteúdo. 
Reforçando a aula anterior 
Os 06 valores do constitucionalismo do Futuro:
VERDADE – as constituições não mais poderão conter promessas impossíveis de serem realizadas. Não poderá existir consagração de mentiras
SOLIDARIEDADE – Nova ideia de igualdade baseada na solidariedade com reconhecimento real da dignidade da pessoa humana
CONTINUIDADE – As reformas constitucionais poderão ocorrer, mas com ponderação, de forma a não destruir a viga-mestra e o sentido original, de forma a dar continuidade ao caminho traçado.
PARTICIPATIVIDADE – O povo será convocado a participar de forma ativa, equilibrada e responsável – Corpos solidários intermediários.
INTEGRACIONALIDADE – Deverão integra-se valores espirituais, morais, éticos e institucionais dos povos. Surgimento de Tratados Gerais
UNIVERSALIDADE – Se dará especial atenção aos direitos fundamentais internacionais, confirmando o primado universal da dignidade do homem e banindo toda e qualquer forma de discriminação. 
 
Aula 2 
DIREITO CONSTITUCIONAL – ESSÊNCIA DO PACTO FUNDANTE DO ORDENAMENTO SUPREMO DE UM POVO: A SUA CONSTITUIÇÃO. 
 Disciplina-síntese que nos permite a conexão dos fenômenos jurídicos em sua plenitude, pois é a origem de todos os ramos dos direito.
Direito do Estado por excelência, daí sua natureza de Direito Público, ou seja, que tem como protagonista todos que integram o Estado e com ele se relacionam. 
 Objetivo: Estudo sistematizado da Constituição, como se organiza um Estado, qual a forma de governo, com ele estrutura o poder, como disciplina as liberdades públicas, que princípios adota.
CONTEÚDO DO DIREITO CONSTITUCIONAL
Direito Constitucional Positivado – O que está vigente num determinado Estado.
Direito Constitucional Comparado – Busca comparar o ordenamento constitucional de um povo com outros ordenamentos estrangeiros. 
Ex.: Art. 62 da CF de 88 veio do Art. 77 da Carta Italiana de 1947.
Direito Constitucional Geral – está ligado a Teoria Geral do Direito. Genérico, essencial para disciplinar um ordenamento jurídico. Exemplo: soberania (Art. 1º, I, da Constituição Federal de 1988)
Direito Constitucional Material – Qual é a base em que irá se materializar, a substância, a estrutura profunda da Constituição. Nutre a ordem constitucional 
Art. 1º a 5º. Da CF de 1988
Direito Constitucional Formal – é o conjunto de normas que blindam possíveis tentativas de modificar a Constituição. Prevê procedimento solene, rigoroso para se alterar a Constituição.
Exemplo: Art. 60, da CF de 88 
Direito Constitucional Internacional – é o conjunto de normas e princípios que disciplinam as relações entre Estados Estrangeiros.
Exemplo: Art. 4º, I a X e o Art. 7º do Atos Das Disposições Constitucionais Transitórias
Direito Constitucional Comunitário – é um subsistema normativo integrante de uma realidade maior. Abrange um determinado grupo especifico de normas 
Exemplo: Art. 4º., paragrafo único, e o Art. 5º, § 2º, da CF de 88.

Outros materiais