Buscar

Programa 5s

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Prof. Carlos Costa
Embora simples, estas ferramentas são poderosas na resolução de problemas de qualidade
1
Prof. Carlos Costa
Programas 5S
3
Os 5 Sensos da Qualidade
Você vê uma senhora ou uma moça?
Realidade e Percepção
Os nossos sentidos e os nossos valores podem nos confundir. Quando isso ocorre, deixamos de ver a bagunça, o desperdício, e todo tipo de comportamento que gera má qualidade de vida. è preciso prestar mais atenção para perceber a realidade.
A capacidade de apreciar e de praticar o que é certo está dentro do ser humano. Porém, quando NINGUÉM faz aquilo que QUALQUER UM poderia ter feito, TODO MUNDO sofre as conseqüências. Seria uma questão de percepção?
Compreendendo os 5S
Recurso fundamental para o Gestão da Qualidade Total
Busca mudança comportamental
Usar as mãos para agir Cabeça para pensar 
 Coração para sentir
Os 5 Sensos da Qualidade
O 5S é um conjunto de conceitos simples que, ao serem praticados, são capazes de modificar o seu humor, o ambiente de trabalho, a maneira de conduzir suas atividades e as suas atitudes.
O termo 5S é derivado de cinco palavras japonesas iniciadas com a letra S. 
A melhor forma encontrada para expressar a abrangência e profundidade dessas palavras foi acrescentar o termo "Senso de" antes de cada palavra em português. Assim, o termo original 5S foi mantido, mesmo na língua portuguesa.
O termo "Senso de' significa "exercitar a capacidade de apreciar, julgar e entender". Significa ainda a "aplicação correta da razão para julgar ou raciocinar em cada caso particular. 
Mudar é Preciso
Devemos combater os desperdícios
O Brasil desperdiça alimento suficiente para alimentar 30 milhões de pessoas
Precisamos trabalhar com mais saúde e segurança
O Brasil é recordista mundial em acidentes de trabalho
Vivemos melhor num ambiente limpo e organizado
Está provado que, num ambiente assim, produzimos mais com menor desgaste
Os clientes exigem cada vez mais qualidade
Colocar a casa em ordem é o primeiro passo para a satisfação dos clientes
Desperdícios geram preços altos
O que desperdiçamos na empresa contribui para tornar nossa vida mais cara
PARA QUE SERVE O PROGRAMA 5S?
PARA PROMOVER O BEM ESTAR DO HOMEM
PARA A MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA
PARA PREVENIR ACIDENTES
PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE
PARA MELHORAR O MORAL DOS EMPREGADOS
PARA MELHORAR O AMBIENTE DE TRABALHO
PARA MUDAR DE COMPORTAMENTOS E HÁBITOS
PARA INCENTIVAR A CRIATIVIDADE
PARA PREVENIR QUEBRAS
PARA ELIMINAR DESPERDÍCIOS
PARA DESENVOLVER ELEMENTOS BÁSICOS DO GQT
Vantagens do 5S
Quem pratica o 5S
Trabalha com segurança
Mantém bons hábitos para a saúde
Busca limpeza e organização
Combate os desperdícios
Tem espírito de equipe
Aceita os desafios
É responsável
Os Cinco Sensos 
 Utilização 
Ordenação 
 Limpeza 
Saúde 
 Autodisciplina 




SEIRI
Utilização 
Arrumação 
Organização 
Seleção 
“Guardar" É um instinto natural das pessoas. Portanto, o Senso de Utilização pressupõe que além de identificar os excessos e/ou desperdícios, estejamos preocupados em identificar "o porquê“, para que medidas preventivas possam ser adotadas para evitar que voltem a ocorrer.
SENTIDO LITERAL
SEPARAR POR GRAU, TIPO OU TAMANHO
Como Praticar o SEIRI
É identificar materiais, equipamentos, ferramentas, utensílios, informações e dados necessários e desnecessários, descartando ou dando a devida destinação àquilo considerado desnecessário ao exercício das atividades
EMPRESA
Basta verificar aquele espaço da casa onde colocamos tudo que não serve, os brinquedos quebrados que não usamos mais, a roupa velha que guardamos, as revistas e jornais que jamais serão lidos novamente, dentre outros exemplos que você já deve estar imaginando .
EM CASA
Utilização é preservar consigo apenas os sentimentos valiosos como amor, amizade, sinceridade, companheirismo, compreensão, descartando aqueles sentimentos negativos e criando atitudes positivas para fortalecer e ampliar a convivência , apenas com sentimentos valiosos.
NA VIDA
BENEFÍCIOS DO SENSO DE UTILIZAÇÃO
LIBERAÇÃO DE ESPAÇO
DESCARTE DE FERRAMENTAS, ARMÁRIOS, SOBRESSALENTES,DADOS, ETC.
ELIMINAÇÃO DE PERDA DE TEMPO
DIMINUIÇÃO DE ACIDENTES
DICAS IMPORTANTES SOBRE O SENSO DE UTILIZAÇÃO
“JUST-IN-TIME” (MINIMIZAR ESTOQUE) É DECORRENTE DO SENSO DE UTILIZAÇÃO
GUARDAR COISAS DESNECESSÁRIAS ONERA A EMPRESA. QUESTIONE SEMPRE USANDO O 5W1H
SEMPRE BLOQUEI AS CAUSAS QUE LEVAM A ESTOQUE OU À DESARRUMAÇÃO
TOME CUIDADO PARA NÃO DESCARTAR O QUE VOCÊ PRECISA
ANTES DE INICIAR A EXECUÇÃO DESTE SENSO, PLANEJE COM AS ÁREAS DE TRANSPORTE,ALMOXARIFADO E OUTRAS QUE SÃO SEUS CLIENTES OU FORNECEDORES
MEÇA OS RESULTADOS DECORRENTES DA PRÁTICA DESTE SENSO
PARA EXECUTAR ESTE SENSO É MUITO IMPORTANTE RACIOCINAR TOME CUIDADO PARA NÃOERRAR
SEITON
Ordenação 
Sistematização 
Classificação 
Significa "cada coisa no seu devido lugar". É definir locais apropriados e critérios para estocar, guardar ou dispor TUDO de modo a facilitar o uso, manuseio, procura, localização e guarda de qualquer item.
SENTIDO LITERAL
COMBINAÇÃO OU ARRANJO DE PARTES, ELEMENTOS, PEÇAS, ETC.. SEGUNDO ALGUM PRINCÍPIO OU MÉTODO RACIONAL
Como Praticar o SEITON
Na definição dos locais apropriados, adota-se como critério a facilidade para estocagem, identificação, manuseio, reposição, retorno ao local de origem após uso, consumo dos itens mais velhos primeiro.
EMPRESA
Não é incomum para você as cenas de correria pela manhã à procura da agenda, dos Crachá, dos cadernos, das chaves, do uniforme. E na hora de declarar o imposto de renda? E as idas e vindas ao mercado? Cada hora falta alguma coisa para comprar.
EM CASA
É distribuir adequadamente o seu tempo dedicado ao trabalho, ao lazer, à família, aos amigos. É ainda não misturar suas preferências profissionais com as pessoais, ter postura coerente, serenidade nas suas decisões, valorizar e elogiar os atos bons, incentivar as pessoas e não somente criticá-las.
NA VIDA
SEISOU
Limpeza 
Zelo 
Ter Senso de Limpeza é eliminar a sujeira e sua fonte ou objetos estranhos para manter limpo o ambiente. O mais importante neste conceito não é o ato de limpar mas o ato de "não sujar" . Isto significa que além de limpar é preciso identificar a fonte de sujeira e as respectivas causas, de modo a podermos evitar que isto
SENTIDO LITERAL
RETIRAR SUJEIRAS, UTILIZANDO-SE DE VASSOURA, DEIXANDO SEM PÓ E SUJEIRA
Como Praticar o SEISOU
É eliminar a sujeira ou objetos estranhos para manter limpo o ambiente (parede, armários, o teto, gaveta, estante, piso) bem como manter dados e informações atualizados para garantir a correta tomada de decisões.
EMPRESA
Também é eliminar a sujeira ou objetos estranhos para manter limpo o ambiente (parede, armários, o teto, gaveta, estante, piso), usar roupas, lençóis, lingerie, limpos e passados, manter lixeiras, quintal e banheiro sempre limpos.
EM CASA
É procurar ser honesto ao se expressar, ser transparente, cordial, prestativo, sem segundas intenções, com os amigos, com a família, com os subordinados, com os vizinhos, etc.  
NA VIDA
SEIKETSU
Significa criar condições favoráveis à saúde física e mental, garantir ambiente não agressivo e livre de agentes poluentes, manter boas condições sanitárias nas áreas comuns, zelar pela higiene pessoal e cuidar para que as informações e comunicados sejam claros, de fácil leitura e compreensão.
Asseio 
Higiene 
Saúde 
SENTIDO LITERAL
MANTER AS CONDIÇÕES DE TRABALHO, FÍSICAS E MENTAIS, FAVORÁVEIS PARA A SAÚDE
Como Praticar o SEIKETSU
Manter boas condições sanitárias nas áreas comuns (lavatórios, banheiros, cozinha, restaurante, etc.), zelar pela higiene pessoal usar EPI e cuidar para que as informações e comunicados sejam claros, de fácil leitura e compreensão.
EMPRESA
Cuidar do asseio de banheiro, cozinha, higienizar alimentos, vacinação em dias, usar tapetes, cortinas, capas de proteção, escovar os dentes, manter limpos, cabelos, barba, unhas, roupas
e calçados.
EM CASA
Ter comportamento ético, promover um ambiente saudável nas relações interpessoais, sejam sociais, familiares ou profissionais, cultivando um clima de respeito mútuo nas diversas relações.
NA VIDA
SHITSUKE
É desenvolver hábito de observar e seguir normas, regras, procedimentos, atender especificações, sejam escritas ou informais. Este hábito é resultado do exercício da força mental, moral e física. Não se trata de uma obediência cega, submissa, “Atitude de Cordeiro". É a demonstração de respeito a si próprio e aos outros.
Auto-disciplina 
Educação 
Compromisso 
SENTIDO LITERAL
TREINAMENTO DA FORÇA MENTAL, FÍSICA E MORAL UTILZANDO INSTRUÇÕES E AUTO-TREINAMENTO, COM FORÇA DE VONTADE, NA BUSCA DA MELHORIA
SHITSUKE
Como Praticar o SHITSUKE
Seguir os procedimentos, regras e normas da empresa, bem como a cultura, buscando contribuir sempre para melhoria do ambiente de trabalho com sugestões e instruindo os colegas com boas práticas
EMPRESA
Ensinar aos familiares o que aprender na empresa, praticar as técnicas que se encaixarem em casa e se policiar para não voltar os velhos costumes.
EM CASA
Desenvolver o autocontrole (contar sempre até dez), ter paciência, ser persistente na busca de seus sonhos, anseios e aspirações, respeitar o espaço e a vontade alheias.
NA VIDA
Jogo dos Erros
Jogo dos Erros
Jogo dos Erros
Jogo dos Erros
Jogo dos Erros
Jogo dos Erros
Jogo dos Erros
Conclusão
O "agora" é a única oportunidade que temos para corrigir a nossa rota para o futuro; não podemos deixá-lo escapar. Podemos iniciar a longa caminhada da melhoria contínua praticando os cinco (bons) sensos que cada um tem dentro de si:
A mudança deverá ocorrer dentro de cada um. Se não tomarmos a decisão pessoal de viver com dignidade, ninguém poderá nos ajudar.
5S Exemplo
IMAGINEM QUE A TELA DO SEU COMPUTADOR É SUA ESTAÇÃO DE TRABALHO E OS CARACTERES QUE APARECERÃO A SEGUIR SÃO SUAS FERRAMENTAS, PEÇAS E OUTROS OBJETOS PRESENTES EM SUA ÁREA DE TRABALHO.
AGORA VAMOS IMAGINAR QUE OS NÚMEROS DE 1 A 30, QUE APARECERÃO, REPRESENTAM TUDO QUE É UTILIZADO PARA DESENVOLVER SUAS TAREFAS DIARIAS.
AGORA DE UM CLIQUE, MARQUE 15 SEGUNDOS E CONTE EM SEQUENCIA OS NÚMEROS DA TELA…..VEJA ATÉ QUE NÚMERO VC CONSEGUE CONTAR…. REPITA ESTE PROCESSO EM TODAS AS TELAS A SEGUIR.
37
5s Number Game
Minha estação de trabalho usa números de 1 a 30. Começando de 1, Veja até quanto você consegue contar de 1 a 30 em 15 segundos.
1
2
3
12
14
15
4
6
23
16
9
10
19
5
22
18
24
11
8
20
7
17
28
21
13
29
26
25
30
27
31
32
33
34
36
35
38
37
39
40
@
%
&
$
#
A
N
E
W
K
u
x
s
p
h
ESTAÇÃO DE TRABALHO SEM 5S
38
This is a great example to quickly demonstrate the importance and value of 5s. To perform this exercise first ask for two volunteers from the audience. One volunteer will perform the exercise and the other volunteer will be the official timer. Instruct the volunteer performing the exercise to simply find and physically touch each of the numbers on the screen starting with one and going to thirty. The other volunteer will keep time and tell the first volunteer to stop at 15 seconds. Then record how high the first volunteer was able to count. Repeat this for the next three slides. Be sure to record each time how high they were able to count.
5s Number Game
Agora nós separamos o que não utilizamos (1o S).
Veja até quanto você consegue contar de 1 a 30 em 15 segundos. 
2
3
12
14
15
4
6
23
16
9
10
19
5
22
18
24
11
8
20
7
17
28
21
13
29
26
25
30
27
1
ESTAÇÃO DE TRABALHO COM O 1ºS 
(só com oque utilizamos)
39
5s Number Game
Agora nós organizamos (2o S) minha estação de trabalho. Veja até quanto voce consegue contar de 1 a 30 em 15 segundos.
1
2
3
12
14
15
4
6
23
16
9
10
19
5
22
18
24
11
8
20
7
17
28
21
13
29
26
25
30
27
ESTAÇÃO DE TRABALHO COM O 1º, 2º e 3ºS 
(só com oque utilizamos, organizada e limpa)
40
5s Number Game
Agora minha estação está padronizada (4o S) . Veja se ficou mais fácil contar os números de 1 a 30.
1
4
8
5
2
15
3
13
9
11
10
23
14
12
16
18
25
19
17
22
20
24
21
26
29
27
6
28
7
30
ESTAÇÃO DE TRABALHO COM O 1º, 2º, 3º e 4ºS 
(só com oque utilizamos, organizada, limpa e padronizada)
41
5s Number Game
Agora minha estação tem 5S’s. 
Que números estão faltando?
Veja como é fácil identificar as anormalidades e manter a disciplina estação de trabalho quando temos o 5S’s implantado.
1
4
8
5
2
15
3
9
11
10
23
14
12
16
18
25
19
22
20
24
21
26
29
6
28
7
30
ESTAÇÃO DE TRABALHO COM 5S TOTALMENTE IMPLANTADO
42
This slide is meant to show how easy it is to find problems in a 5s’ed area. Ask the first volunteer to identify which numbers are missing. Quickly they will identify 13, 17, and 27. This shows the real value of 5s. It is not just cleaning, it is the ability to quickly recognize abnormalities and return to normal condition. It should also initiate problem solving to determine why we were out of standard condition.
“Não corrigir nossas falhas, é o mesmo que cometer novos erros”.
Confúcio, Filósofo Chinês, 551 – 478 a.C.
Prof. Anderson Augusto
ATIVIDADE:
Trabalho em grupo:
Os alunos serão separados em cinco ou oito grupos, onde cada grupo ficará responsável em apresentar um “S”.
As apresentações serão realizadas em flip chart, visando a criatividade dos alunos.
Materiais:
 Flip chart;
 Revistas;
 Canetinhas, pincel, lápis de cor, régua, tesouras, etc.
 Mínimo 5 imagens, com tópicos ou frases.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes