Buscar

IFSUL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

IFSUL 
NOME: Franciely Costa Braga
TURMA: 1º semestre 
CURSO: Gestão de cooperativas 
2º trabalho de cooperativismo I
1) Qual a importância do pensamento anarquista e socialista para a formação da doutrina cooperativista?
Com a revolução industrial veio as mudanças de estruturas econômicas, políticas e sociais, e com essas mudanças surgiram vários pensadores e novas doutrinas, entre elas a doutrina anarquista e socialista, que defendiam varias idéias e iniciaram as idéias cooperativistas.
Que tinha como pensamento, que se os operários se reunissem em cooperativas em que um ajuda o outro a produzir e cada um é dono da sua força de trabalho, acabaria com o problema da exploração, pois de um operário prestador de serviços e submetidos as vontades dos donos das fabricas, passariam a ser donos da sua força de trabalho, matéria prima e dos bens produzidos.
2) Descreva resumidamente as idéias dos socialistas utópicos que mais contribuíram para a formação do cooperativismo; Robert Owen, Charles Forrier, Saint Simon. 
Chamados de socialistas utópicos, esses pensadores deram os primeiros passos no desenvolvimento das teorias socialistas. Os seus principais representantes são Robert Owen, Saint-Simon e Charles Fourier. Entre eles, podemos perceber claramente a construção de uma sociedade ideal, onde se defendia a possibilidade de criação de uma organização de cooperação, onde as classes sociais vivessem em harmonia ao buscarem interesses comuns que estivessem acima da exploração ou da busca incessante pelo lucro.
3) Qual a importância da “Escola de Nimes”, para a formação da doutrina cooperativista ? 
A escola de Nimes originou-se por volta de 1886, em Nimes, pequena cidade ao Sul da França, onde alguns sociólogos e econômicos se reuniam para discutir problemas econômicos da época. O principal representante da Escola de Nimes foi Charles Gide, que se tornou o maior sistematizador do pensamento cooperativo. 
Foi na escola de Nimes que se formularam as idéias cooperativistas e a criação da doutrina cooperativista.
E graças a isso o cooperativismo se destacou e passou a ser uma doutrina autônoma. E a partir daí surgiram os cooperativistas.
4) Descreva como surgiu a primeira cooperativa na Inglaterra : Contexto histórico, objetivo, data e local . 
A primeira cooperativa do mundo surgiu em Rochdeale (Inglaterra), em 21 de dezembro de 1844, formada por 28 tecelões. Eles se reuniram inúmeras vezes, durante um ano, para definir os princípios de um novo sistema sócio-econômico e os estatutos de um empreendimento, diferente das empresas mercantis então existentes, além de economizar mensalmente suas pequenas economias para conseguir um Capital inicial de 28 libras, que serviu para abrir uma cooperativa do Ramo Consumo. Essa cooperativa cresceu rapidamente e se multiplicou, tanto na Inglaterra como em outros países, desencadeando em todo o mundo a criação de novas cooperativas de diversos ramos de atividade, baseadas nos mesmos princípios definidos pelos Pioneiros de Rochdeale.

Outros materiais