A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
MARX REVISÂO DIREITO

Pré-visualização | Página 1 de 1

KARL MARX
EXERCÍCIO DE REVISÃO
Quais são os argumentos de Marx para justificar sua afirmativa de que “a história de toda a sociedade que existiu até agora é a história da luta de classe”?
Resposta: Pois que domina o campo das idéias e a classe dominante, ou seja, a burguesia, sendo assim os fatos narrados são a favor da burguesia logo o proletário sempre teve que lutar para ser reconhecido como merece. 
De acordo com Marx, qual é a relação entre sujeito e sociedade?
Resposta: Simplesmente de produção, o sujeito produz para sustentar a sociedade dominante e tem seu valo fixado de acordo com o que produz.
Explique o fenômeno da hegemonia no capitalismo. Como podemos ver o direito, neste contexto?
Resposta: A classe que domina a economia domina o campo das idéias, e o direito e visto como Justiça de Classes.
De acordo com Marx, defina classe social e explique como se dá e se mantém a desigualdade social?
Resposta: Para marks a classe social e definida entre Burguês e Proletário e a desigualdade esta no monopólio sobre o meio de produção.
O que caracteriza a perspectiva materialista e dialética utilizada por Karl Marx, a qual convencionou-se chamar de materialismo histórico?
Resposta: A mais Valia, pois eu valho o que produzo. 
Marx disse que “os homens, ao estabelecerem as relações sociais vinculadas ao desenvolvimento de sua produção material, criam também os princípios, as idéias e as categorias conformes às suas relações sociais”. Explique descrevendo como se forma a consciência do sujeito para Marx.
Resposta:Para Marks a consciência se apresenta através do proletário a favor do Burguês (patrão), a força de trabalho e facilmente induzida a buscar benefícios porem estes na verdade pouco os beneficia, somente ao longo da historia que os proletários realmente tomam consciência há favor de sua classe. 
Para Marx a explicação das formas jurídicas, políticas, espirituais e de consciência encontra-se na base econômica e material da sociedade. Descreva como se dá a relação entre infra e superestrutura e responda qual seria, então, o papel do Direito nas sociedades capitalistas.
Resposta: A infrainstrutura e a base de produção (Economia) e a superestrutura e o campo das idéia, e quem domina a economia domina o campos das idéias logo o direito para Marks temo papel de defender a maioria ou seja os Burgueses. 
Em O Manifesto Comunista Marx diz que “o comunismo não priva homem algum do poder de se apropriar de produtos da sociedade. Tudo o que ele faz é privá-lo do poder de subjugar o trabalho de outros através de tal apropriação. Como se dá essa apropriação no modo de produção capitalista e quais as condições necessárias para superá-la?
Resposta: diferente do comunismo onde cada 1 de açodo com sua necessidade o capitalismo age de forma monopolizadora quem pode ter adquiri quem não pode lamenta, o que o capitalismo fez foi adequar os produtos aos consumidores que não e a solução, esta por sua fez seria a eliminação do monopólio dos meios de produção .