Buscar

Resumo dossiê

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1/ RESUMO
	
Quais são as principais dificuldades de uma organização? Talvez seja executar tudo aquilo que foi combinado e colocado no papel, a partir disso algumas autoridades no assunto começam mostrar suas opiniões, a do Ram Charan pode não ser a mais agradável a um gestor mas segundo ele a execução compete ao líder. Como é necessária a compreensão profunda da empresa, de suas pessoas e do ambiente, é o líder que está em condições de garanti-la e ele não pode se omitir. Então, Charan diz que o segredo para executar é a soma de liderança, disciplina e cultura organizacional, enquanto o expert em estratégias competitivas Lawrence Hrebiniak afirma que tudo depende dos processos. Já Tom Peters afirma que tudo depende das pessoas, assim percebemos que há divergência de ideias entre os estudiosos.
	 Então o dossiê apresenta o caso da Unilever, uma empresa considerada lenta e burocrática, que é analisada pela ótica de um especialista em execução de inovação, algo mais desafiador ainda para as empresas.
 	Alguns passos são necessários e o primeiro deles é: fazer o que precisa ser feito, existem vários exemplos de organizações que fracassaram porque falharam na implementação da estratégia; O segundo é inovar, este é um caminho pouco conhecido e discutido, ele envolve a equipe e tem como foco gerar ideias, aperfeiçoá-las, escolher as melhores e, por fim, implementá-las, contudo, as empresas tem mais ideias do que capacidade de implementá-las, e muitas nunca chegam a se concretizar. Vencer os conflitos existentes também é um passo e o terceiro são as pessoas, sejam elas internas ou não a organização, com o pré-requisito de serem suficientemente capacitadas para executar e comprometidas com isso, além disso, misturar pessoas pode gerar ótimas ideias. Mas o insucesso também acontece e isso se da pelos obstáculos encontrados na execução do projeto, entre eles a politica interna, a inércia, a resistência à mudança e o desconhecimento sobre a execução, outro fato é de que muitos gestores não estão habituados a executar, e para isso existem algumas perguntas que os ajudam como : “O que esta mudando no mundo? Conheço as pessoas de minha equipe?(essa pergunta ajudará os executivos a entender o que inspira seus funcionários, que habilidades e perspectivas construtivas oferece cada um deles, para compreender qual poderia ser sua melhor contribuição para o plano estratégico.) Quais são as diretrizes?” e elas podem ser feitas também a seus colabores, para que a mudança seja amenizada e feita amigavelmente. 
 	Então feita essas perguntas pode-se criar um mapa que guie a execução do projeto, que tenha objetivos concretos, ele deve ser claro e objetivo para que todos possam compreender. Após a confecção do mapa é hora da execução e esta deve fazer parte da estratégia, levando em conta todo o potencial da equipe, então vincula-se a estratégia com as operações e os encarregados de implementa-la, sincroniza-se o trabalho e associa-se recompensas aos resultados. Os executivos devem ter em mente que pode ser a melhor estratégia – baixo custo, diferenciação, serviços inovadores- , mas ela só funcionará se for transmitida com clareza e bem compreendida por todos os envolvidos, afinal o segredo é que você não pode fazer tudo sozinho.
Assim conclui-se que é necessário que o executivo conheça muito bem sua equipe, que esta esteja disposta a ajudar na mudança, pois as pessoas são muito importantes na realização de qualquer estratégia, além disso, a interação ajuda a alcançar os objetivos pré-determinados, o gestor deve estar atento a tudo e procurando sempre a melhor forma de execução, consegue-se então realizar um link com os conceitos que aprendemos durante as aulas de OSM, sendo assim, pode-se ter uma excelente arquitetura organizacional, excelentes manuais, uma gestão de processos super organizada, mas se não houver os conhecimentos ditos no texto todas essas características são em vão.

Outros materiais