Buscar

Exercício . Crustacea e Echinodermata

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AP 4 DE INVERTEBRADOS - Crustacea e Echinodermata
1) Os Crustacea se diferenciam dos demais taxons de Arthropoda viventes por apresentarem apêndices ________________ e dois pares de __________________. O intestino, quase sempre apresenta de um a sete pares de _____________, sendo que um destes pares pode formar glândulas digestivas chamadas de ________________________. O seu estágio inicial de larva é chamado de _______________ e se caracteriza por apresentar ______________ mediano. Dentre os taxons que são formados exclusivamente por formas parasitas, podemos citar os ____________________ e os ____________________. Os táxons Cladocera, Ostracoda, Conchostraca apresentam em comum, o fato de apresentarem o corpo, pelo menos em parte, dentro de ________________________. Os Malacostraca, em sua grande maioria, apresentam a cabeça, o tórax e o abdome formados respectivamente por ______, _____ e _____ segmentos. Neste último táxon, cada um dos segmentos abdominais apresenta um par de apêndices chamados de ________________, com exceção dos apêndices do último par, que são conhecidos como ________________, e junto com o ________________ formam o ____________________. Os Decapoda apresentam uma tendência evolutiva para redução do _______________ e apresentam os ________ primeiros pares de apêndices do _____________, modificados como ___________________. Em termos evolutivos, o desenvolvimento direto nos Crustacea é condição ______________________.
O ramo da zoologia responsável pelo estudo dos crustáceos é chamado de __________________. A cabeça dos crustáceos apresenta, de frente para trás, os seguintes pares de apêndices: ____________________________________________________________. Glândulas responsáveis pelos processos de excreção e ______________________, se encontram associadas aos seguintes apêndices: _____________________________. Os Cirripedia eclodem como uma larva do tipo ______________ transformando-se em seguida em larva do tipo _____________ que se assemelha aos adultos do táxon _________________ por apresentar o corpo contido em ________________________. O táxon _________________________ inclui crustáceos muito conhecidos como tamburutacas, lagostas e tatuzinhos de quintal. Com exceção dos camarões Dendrobranchiata todos os demais ________________ encubam os ovos nos seus _________________. As lagostas exploradas comercialmente no Ceará pertencem ao táxon ___________________, caracterizando-se por apresentar as _______________ muito longas e pesadas.
Os animais do táxon (filo) _________________ predam outros animais planctônicos, agarrando-os com seus __________________ quitinosos anteriores. Os animais do táxon (filo) _____________________ são caracterizados pela presença de uma evaginação do tubo digestivo, conhecida como __________________, na parte anterior do animal. Os animais lofoforados pertencem aos três seguintes táxons: _________________, _____________________ e ____________________. Dentre eles, o táxon ________________ é o único colonial e o táxon __________________ apresenta o corpo contido entre duas ____________________.
A fórmula 5-8-6 corresponde ao número de ________________________________ nos tagmas dos _________________ (com exceção de um único táxon). Estes também se caracterizam por apresentar os gonóporos femininos no ______ e os masculinos no _____ segmentos dos abdome. Todos os membros do táxon ___________________ incubam os __________ entre os _________________ das fêmeas, com exceção dos camarões Dendrobranchiata, que também se diferenciam dos demais membros deste táxon por eclodirem no estágio de _______________ e apresentarem um tipo diferente de ____________________________.
O táxon (filo) ___________________ é constituído por formas planctônicas que predam outros animais, agarrando-os com seus _________________ localizados na ______________ e formados por ________________. Os animais do táxon (filo) _______________________ são caracterizados pela presença de uma evaginação do tubo digestivo, conhecida como ____________________________, na parte anterior do animal. Este último táxon é dividido no táxon ____________________, constituído por formas solitárias e o táxon ________________________, constituído por organismos coloniais. O __________________ é formado por tentáculos que circundam a _______________ e apresentam expansões do ________________. Os animais que apresentam esta estrutura pertencem a três táxons (filos). Dentre eles, o táxon __________________, é o único colonial, o táxon ___________________ apresenta o corpo contido entre duas ______________________ e o táxon _______________ vive em tubos secretados.
2) Explique o que são as zonas ambulacrais (ou ambulacrárias), responda que funções elas desempenham e descreva como elas se apresentam nos principais táxons (classes) de Echinodermata.
3) Explique a divisão do corpo dos Crustacea em tagmas.
4) Assinale o táxon (classe) de Echinodermata vivente à qual melhor se aplica cada uma das descrições abaixo:
Madreporito na superfície oral :
Lúnulas presentes :
Boca no tégmen :
Apresenta formas sésseis :
Ânus ausente :
Eixo oral-aboral alongado :
Algumas formas com paxilas :
Eversão do estômago em algumas formas :
Braços se ramificam em algumas formas :
Pares de brânquias ao redor da boca :
Duas gônadas em cada braço :
Cone anal presente :
Braços preenchidos por um cordão de grandes ossículos :
Uma das placas genitais funciona também como madreporito :
Presença de fendas bursais :
Eixo oral-aboral muito curto :
Evisceração pode ocorrer :
Manchas oculares na extremidade de cada braço :
Superfície oral voltada para cima :
Apenas uma gônada :
Madreporito interno :
Petalóides presentes :
Sulcos ambulacrais presentes :
Ausência de madreporito :
Algumas formas sésseis :
Periprocto circundado por cinco placas genitais :
Ossículos do endoesqueleto fundidos :
Presença de túbulos de Cuvier :
Tentáculos com pínulas :
5) Compare os táxons viventes de Echinodermata quanto aos modos de locomoção, superfícies de trocas gasosas e padrões de simetria corporal apresentados.
6) Descreva os apêndices presentes no abdome dos Malacostraca, citando seus nomes, números de pares encontrados e funções desempenhadas.
7) Descreva o Sistema Hidrovascular, cite em que táxon animal ele é encontrado e explique o seu funcionamento e quais as suas funções.
8) Descreva o aparelho digestivo e os modos de alimentação encontrados entre os Crustacea.
9) Com relação as estruturas conhecidas como glândulas antenais e maxilares, responda: táxon onde ocorrem, região do corpo onde estão localizadas e função ou funções exercidas.
10) Construa um cladograma que represente a hipótese mais aceita sobre as relações filogenéticas existentes entre os táxons viventes de Echinodermata.
11) Relacione as colunas: 
	(01) Thoracica
	( ) 2° par de toracópodes muito desenvolvido, com garras raptoriais preenseis e subqueladas
	(02) Remipedia
	( ) Poças de água doce temporárias ou lagos salgados
	(03) Stomatopoda
	( ) Exclusivamente ectoparasitas de vertebrados
	(04) Rhizocephala
	( ) Corpo completamente encerrado em uma carapaça bivalve calcidicada com dobradiça
	(05) Cladocera
	( ) Os mais numerosos metazoários nas comunidades aquáticas
	(06) Peracarida
	( ) Cercada por placas calcárias grossas
	(07) Ostracoda
	( ) Corpo lateralmente comprimido e pelo menos parcialmente fechado dentro de uma carapaça bivalve
	(08) Branchiura
	( ) Forma um saco grande, amorfo e cheio de ovos sob o abdome do hospedeiro
	(09) Copepoda
	( ) Corpo formado por cabeça e tronco não divido em tórax e abdome
	(10) Anostraca
	( ) Marsúpio formado por oostegitos
12) Descreva os órgãos envolvidos na excreção e osmorregulação dos Crustacea e compare a osmorregulação entre os crustáceos marinhos e os de água-doce.
13) Explique o significado de cada um dos termos abaixo, utilizados noestudo dos Crustacea:
Rostro :
Exopodito (exópode) :
Pereópode :
Maxilípede :
Pleópode :
Urópode :
Hepatopâncreas :
Oostegitos :
Télson :
Péreon :

Outros materiais