Buscar

Resumo do artigo 116 CTN

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Art. 116. Salvo disposição de lei em contrário, considera-se ocorrido o fato gerador e existente os seus efeitos:
I – tratando-se de situação de fato, desde o momento em que o se verifiquem as circunstâncias materiais necessárias a que produza os efeitos que normalmente lhe são próprios;
II – tratando-se de situação jurídica, desde o momento em que esteja definitivamente constituída, nos termos de direito aplicável.
Parágrafo único. A autoridade administrativa poderá desconsiderar atos ou negócios jurídicos praticados com a finalidade de dissimular a ocorrência do fato gerador do tributo ou a natureza dos elementos constitutivos da obrigação tributária, observados os procedimentos a serem estabelecidos em lei ordinária.
Comentário:
O artigo vem mostrando as circunstancia de surgir um fato gerador de uma obrigação tributária, com o intuito de diminuir os atos e negócios para escapar das suas obrigações tributárias. Para tentar diminuir essa carga tributaria, os contribuintes estão investindo no planejamento tributário, também conhecido como elisão fiscal (eliminar ou suprir), meio lícito e não simulado para preparar-se para as atividades futuras de natureza tributária, buscando a redução dos tributos. Ela veio como um importante instrumento repreendedor da chamada “fraude á lei tributária”, buscado a interpretação dos atos e negócios praticados pelos contribuintes, sendo uma grande arma contra a evasão fiscal.

Outros materiais