Buscar

Segurança do Trabalho

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Segurança do Trabalho
Segurança do trabalho
Conceito
Segurança do trabalho e um conjunto de medidas administrativas, técnicas, legais, medicas, 
Educacionais, e psicológicas e ,portanto multi-disciplinares, empregadas na prevenção de acidentes do trabalho e doenças profissionais.
HISTORICO DA EVOLUÇÃO LEGAL DA PREVENÇÃO DE ACIDENTES
A criação de comissões internas de prevenção ou de segurança do trabalho nas empresas proliferou pelo mundo em decorrência de recomendações da OIT, que aconselha a criação de comissões internas de segurança em empresas com mais de 20 empregados.
Em 27/11/53,atravez da portaria 155,O ministério do trabalho, indústria e comercio regulamentou o funcionamento das CIPAs estabelecendo sua constituição, funcionamento e atribuições.
Conceito Legal de Acidente do trabalho
Define-se como acidente do trabalho aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício dos segurados especiais, provocando Lesão Corporal ou Perturbação Funcional que cause a morte Perda ou redução, permanente ou temporaria,da capacidade para o trabalho.
Conceito Prevecionista de Acidentes do Trabalho
Acidente do trabalho é uma Ocorrência não programada, que interrompe ou interfere no processo normal de uma atividade, ocasionando perda de tempo e/ou lesões nos trabalhadores ou danos materiais.
O acidente com danos materiais é o prenuncio de um acidente com vitima; no entanto, pode ser evitado através de medidas Preventivas.
Além dos atos e condições Inseguras tidos como causas primarias dos acidentes, há que se considerar também uma serie de outros fatores que propiciam a ocorrência de acidentes do trabalho.
Acidente de Trajeto
Acidente Sofrido pelo empregado no percurso da residência para o local de trabalho ou deste para aquela qualquer meio de locomoção, inclusive veiculo de propriedade do empregado.
A teoria multicausalidade demonstra que o acidente tem uma causa única. A somatória de falhas humanas e materiais, tendo como causas anteriores problemas de ordem psico-socio-economicas, e outras vezes não facilmente identificaveis,precipitam os acidentes.
ATO INSEGURO: São representados por atitudes comportamentais e por ações contrarias as 
Normas de segurança no trabalho e ao bom senso, que levam ao acidente (FALHA HUMANA)
Exemplos de atos inseguros:
Não usar EPI,fazer manutenção de maquinas em operação, fazer reparos na rede elétrica energizadas, usar ar comprimido para limpeza e muitos outros.
CONDIÇÔES INSEGURAS: Caracterizam-se por situações de risco, presentes no local de trabalho, que podem causar acidentes e doenças profissionais. As deficiências apresentam-se como problemas técnicos e materiais, e encontra-se na formas mais variadas. Ocorrem por falta de planejamento, prevenção ou omissão de requisitos essenciais relacionados a medidas de higiene e segurança, para a manutenção do ambiente físico inseto de perigos.
Exemplos de condições Inseguras:
Falta de EPIs, Piso escorregadio, Equipamentos sem Proteção, dentre outros 
FATOR PESSOAL DE INSEGURANÇA
Causa relativa ao comprometimento humano, que pode levar a ocorrência de acidente ou a pratica do ato inseguro.
Exemplos de Fator Pessoal de Insegurança:
Saúde, família, falta de interesse pela atividade que desempenha, alcoolismo.
Considera-se riscos ambientais os agentes químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes existentes no ambiente de trabalho, capazes de causar danos a saúde do trabalhador; em função de sua natureza concentração ou intensidade susceptibilidade e tempo de exposição.
Os riscos ambientais estão divididos em 5 grupos:
Químico
Físico 
Biológico
Ergonômico 
Acidentes
Risco Ambientais
Risco Químico
São representados pelas substancias químicas e encontram-se nas formas liquida, solida e gasosa, e quando absorvidas pelo organismo, podem produzir reações Toxicas e danos a saúde.
Há 3 vias básicas de penetração no organismo.
Via Respiratória (Inalação pela boca e nariz)
Via Cutânea (absorção pela pele)
Via Digestiva (pela Boca)
A via respiratória e a mais importante forma de penetração, pois o estado gasoso é o mais frequente encontrado, contribuindo para facilitar a intoxicação.
Risco Químico
Penetração via cutânea Os produtos químicos penetram pelo poros interstícios da pele,fixando-se no tecido subcutâneo.
Penetração via Digestiva Quando a Ingestão de Substancias toxicas ocorre acidentalmente, nos casos em que as refeições são feitas no local de Trabalho.
Penetração Via respiratória No processo industrial as operações de transformação das matérias primas liberam na atmosfera substancias em forma de poeiras, fumos, nevoa.
Risco Físico
São efeitos gerados por maquinas, equipamentos e condições Físicas características do local de trabalho, que pode causar prejuízos a saúde do trabalhador.
Os agentes físicos presentes no ambiente de trabalho, são mais variados, estando entre eles:Ruido,calor,frio,vibrações,radiações ionizantes, pressões anormais, iluminamento, umidade, etc...
Risco Físico
Ruído
É a Mistura de sons ou tons,cujas frequências diferem entre si por um valor inferior ao poder de discriminação de frequências do ouvido.
 O risco de perda auditiva varia de pessoa para pessoa e começa a ser significativo quando o trabalhador é submetido continuamente a um nível de exposição diária ao ruído superior a 80 dB(A). 
Nível de ruído Atividade 
150 dB Maioria das armas de Fogo 
140 dB Turbina de Avião durante as atividades
130 dB Britadeira
120 dB Sirene de Ambulância 
115 dB Ampliação de Jato de Madeira
110 dB Trabalho com Madeira 
100 dB Furadeira Pneumática 
90 dB Cortador de Grama 
80 dB Transito na Cidade
75 dB Aparelho Elétricos
70 dB Restaurante
65 dB Falar durante a Conversação
Risco Físico
Nível de ruído
115 dB 15 Minutos
110 dB 30 Minutos
105 dB 1 Hora
100 dB 2 Horas
95 dB 4 Horas
90 dB 8 Horas 
Risco Físico
Frio
Baixas temperaturas próprias de trabalhos em frigorificos,industrias alimenticia,de pescado e armazenagem de alimentos, que pela a ação do frio causam problemas circulatórios, resfriados, congelamento dos pés e mãos, pneumonias.
Vibração
As vibrações são classificadas em dois tipos:
Vibrações de Corpo inteiro: São Transmitidas pelo equipamento a todo corpo do trabalhador. É o caso de motoristas de tratores e caminhões.
Vibrações Localizadas: São transmitidas pelo contato direto da maquina a partes do corpo. É o caso dos marteletes pneumáticos e vibradores de concreto, e outros. 
Risco Físico
Calor
Há varia atividades industriais em que o trabalhador fica exposto a condições de calor excessivo.
O aumento do fluxo de sangue na pele e a produção de suor, podem promover a perda de calor, se estes processos não ocorrem poderá haver fadiga fisiológica.
Nas fundições, siderúrgicas, na operação de caldeira, fornos, estufas e solda os trabalhadores estão expostos a altas temperaturas que podem causar problemas como desidratação, fadiga, queimaduras, prostração térmica e câimbras de calor.
EFEITOS DA EXPOSIÇÃO TEMPORARIA A TEMPERATURA EXTREMA-CALOR
Reações no organismo:
Na medida em que há um aumento do calor ambienal,ocorre uma reação no organismo humano no sentido de promover um aumento da perda do calor. Inicialmente ocorre reações fisiológicas para promover a perda do calor, mas estas reações, por sua vez ,provocam outras alterações que ,somada, resultam
num distúrbio fisiológico.
Risco Físico
Radiação
Forma de energia que se propaga pelo espaço, na forma de ondas eletromagnéticas.
Pressões Anormais
Ocorrem em Atividades que pelo processo exigem pressões diferentes da pressão atmosférica normal.
Risco Físico
Umidade
A indústria alimentícia, frigoríficos, construção civil e as mais variadas atividades que envolve contato com a agua e vapor, podem causar doenças pulmonares e infectocontagiosas.
Risco Físico
Risco Biológico
São Aqueles causados por microrganismos como bactérias, fungos, vírus, bacilos e outros capazes de desencadear doenças, devido a contaminação e pela própria natureza do trabalho.
Risco Ergonômico 
São contrários as técnicas da ergonomia, que propõe que o ambiente de trabalho devam se adaptar ao trabalhador; contribuindo assim para a melhoria das condições laborais, proporcionando bem estar físico e psicologico,estando ligado também fatores esternos (do ambiente ) e internos.
Risco de Acidentes 
São os oriundos de condições físicas (do processo de trabalho e do ambiente físico),
Capazes de provocarem incidentes e acidentes com lesões á integridade física do trabalhador, danos materiais em maquinas, instalações e também doenças profissionais.
CONCEITOS DE INSPEÇÃO DE SEGURANÇA
Definido como o conjunto de ações que objetivam a detecção de riscos que possam causar acidentes de trabalho e doenças profissionais, possibilitando assim a determinação de medidas preventivas.
O acidente é a consequência de diversos fatores que, combinados precipitam a ocorrência do mesmo. É muito importante localizar situações que possam provoca-lo e providenciar para que as medidas Prevecionista sejam tomadas.
Etapas de uma inspeção de Segurança
Observação: A vistoria deve ser realizada com senso critico, buscando detalhes e informações de todo o processo de trabalho, além da investigação visual.
Informação: A irregularidade, se possível, deve ser discutida na hora, principalmente quando o problema é grave, buscando solução antes da ocorrência ,isto é, no ato da detecção.
Registro: Os itens levantados deve ser anotados com clareza, relatando os problemas, descrevendo os perigos e sugerindo medidas preventivas, corretivas
Encaminhamento: As recomendações devem ser enviadas ao setor competentes, para as medidas cabíveis. 
Acompanhamento: As propostas para a solução dos problemas, devem ser acompanhadas até a sua execução

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes