Buscar

RELATORIO - Solubilidade e Preparo de soluções

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS 
Disciplina de Química Geral
Prof. Fábio André Sangiogo
Parte I - Solubilidade 
Objetivo: Testar e explicar a solubilidade de diversos compostos, ambos polares e não polares, no solvente polar (água) e no solvente não polar (hexano). Analisar propriedades associadas às soluções.
Para melhor entendimento de alguns termos, procure em livros de Química Geral as definições de: solvente, solução, soluto, saturado, supersaturado, não saturado, miscível, imiscível, polar, não polar, eletronegatividade e coeficiente de solubilidade.
Suponha que você tem dois béqueres com 100 mL de água a 25 ºC em cada um deles. Se você adicionar NaCl ao 1º béquer, misturando bem, você perceberá que 35g se dissolverá. A adição de mais NaCl resulta num acúmulo deste no fundo do béquer, portanto, 35g é o ponto de saturação para 100 mL de H2O a 25ºC. Nesta solução, NaCl é o soluto e H2O é o solvente. 
“Para que um sólido se dissolva, as forças de atração que mantêm a estrutura cristalina devem ser vencidas pelas interações entre o solvente e soluto.” Veja o exemplo da representação abaixo.
No processo de solvatação aquosa, onde ocorre a dispersão de um sal, como o NaCl, tanto os cátions (Na+) quanto os ânions (Cl-) tornam-se hidratados com energia suficiente para vencer a energia da rede cristalina. Solutos com polaridades próximas à polaridade do solvente dissolvem-se em maior quantidade do que aqueles com polaridades muito diferentes. Resumindo: “O semelhante dissolve semelhante”
Não é somente a natureza do soluto e do solvente que influenciam na solubilidade, mas a temperatura também é importante. A solubilidade de quase todos os compostos orgânicos aumenta com um aumento de temperatura. Este fato é utilizado na técnica de purificação chamada recristalização. O efeito da temperatura na solubilidade dos compostos inorgânicos varia muito. Enquanto muitos têm a solubilidade aumentada com o aumento da temperatura, alguns tem quase a solubilidade diminuída, e outros como o NaCl, a solubilidade quase não é afetada.
Procedimento:
1 - utilizar o tubo de ensaio pequeno, uma espátula, uma pipeta de Pasteur com pipetador.
2 – Analise as substâncias para o teste: Cloreto de Sódio (NaCl), Nitrato de Cobre II (Cu(NO3)2), Etanol (C2H6OH), Sacarose (C12H2O11), Ciclohexano (C6H12), Querosene (mistura de hidrocarbonetos). Registre no relatório a fórmula química, estado físico e as suas colorações. Curiosidade: NaCl pode estar naturalmente no solo e água. (Cu(NO3)2 é um sal de cobre utilizado para matar algas em piscinas.
3- Adicione 2 mL (50 gotas) de água destilada nos 6 tubos de ensaio.
4 – Adicionar uma pequena quantidade por vez, para cada substância nos tubos (para sólidos usar pequenas pitadas e para líquidos use gotas). Cuidado para não contaminar um produto químico com o outro. Após agitação, analisar cada uma das substâncias (quais são substâncias solúveis ou insolúveis em água, miscíveis ou imiscíveis?). 
5 – Agite cada um dos tubos de ensaio. Se todas as substâncias se dissolverem, adicionar outra quantidade e mexer. Registre suas observações no formulário de relatório. 
6 – Deposite as amostras de hexano e querosene em recipientes de resíduos rotulados, com a supervisão de seu professor. As demais substâncias também devem ser eliminadas, guardando-os na bambona dos resíduos. Enxaguar os recipientes, limpar e lavar os tubos de ensaio com água.
7 - Sacudir toda a água do tubo de ensaio e usar uma toalha de papel para secar completamente os tubos de ensaio.
8 – Adicione 2 mL (50 gotas) de hexano para cada um dos 6 tubos de ensaio.
9 - Como antes, para cada uma das substâncias de teste (exceto hexano), um de cada vez, fazer o teste de solubilidade em hexano. Adicionar uma pequena quantidade de cada substância a ser testada para um tubo de ensaio diferente. Tenha cuidado para não contaminar um produto químico com o outro. Para sólidos usar pequenas pitadas e para líquidos use gotas).
10 - Agitar cada tubo de ensaio. Se toda a substância se dissolver, adicionar outra quantidade pequena e agitar. Repita o processo várias vezes se o material continua dissolvido. Registre suas observações e análises no relatório
11 - Descarte as amostras em recipiente de resíduos rotulado. Limpe e lave os recipientes.
Classificar todas as substâncias, incluindo água e hexano, segundo a polaridade e solubilidade nos solventes: água e hexano. Diga quais soluções são bons condutores de eletricidade.
Parte II - Preparo e Diluição de Soluções
Objetivo: aprender a preparar e diluir soluções.
Diluição de uma solução de HCl:
Conceitos importantes: soluto, solvente, solução, concentração, diluição.
Preparar uma solução 0,1 mol/L de HCl a partir da solução 1 mol/L de HCl.
1) Determinar o volume necessário da solução 1 mol/L de HCl para pipetar; (Demonstrar os cálculos).
2) Transferir o volume com a pipeta volumétrica para um balão volumétrico de 50 mL, e completar o volume com água destilada até o menisco, homogeneizar a solução.

Outros materiais