Buscar

Reorganizações Societárias

Prévia do material em texto

Questão 1/5
De acordo com  Abreu (2015) “Ao longo de sua existência, as empresas podem se unir a outras, dividir-se ou extinguir-se. Esses processos são denominados reorganizações societárias ou, em caso de troca de controle da empresa, combinação de negócios. “
Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª e marque a sequência correta:
	
	A
	2 – 3 – 3 – 1
Você acertou!
Dissolução
Segundo o Código civil, “A quebra da sociedade, ou de qualquer um dos sócios” é uma das situações entre outras, que determina este procedimento.
Fusão
Possibilita a redução das despesas com publicidade e outras decorrentes da atuação em mercado concorrencial
Incorporação
As sociedades permanecem, ocorrendo alterações em seu contrato social ou estatuto em virtude do aumento do capital social e do patrimônio
Permitem que uma empresa cresça e mantenha sua identidade e, geralmente, o controlador original.
ABREU, Ari Ferreira, Aquisições  e Reestruturações Empresariais, Curitiba,  Intersaberes, 2015, capítulo 03, P. 148.
	
	B
	3 – 1 – 2 – 2
	
	C
	1 – 3 – 3 – 2
	
	D
	2 – 1 – 1 – 3
Questão 2/5
A Análise de Balanços é basicamente comparativa, o que se dá pela relação entre grupos de contas, da comparação dos resultados atuais com períodos anteriores e do relacionamento com padrões da indústria onde a instituição está inserida.
Sobre a Análise Horizontal é correto afirmar que:
I – A  Análise Horizontal consiste no estudo da composição, em termos percentuais, de cada demonstração contábil. aplicada às várias demonstrações específicas de cada data ou período.
II – A Análise Horizontal tem como objetivo mostrar a evolução, no tempo, das várias contas e grupos que compõem uma demonstração contábil.
III – Na Análise Horizontal, compara aos valores mais recentes com os mais antigos de cada conta e estes assumem a base de 100%
IV – A Análise Horizontal quando aplicada ao lado esquerdo do balanço, permite perceber a importância relativa dos grupos do Ativo e das contas que o compõem  ou, ainda, entender qual é a participação relativa das várias aplicações de recursos quando comparadas ao total dos recursos exiostentes na data do Balanço.
Estão corretas:
	
	A
	I – II – III – IV
	
	B
	II – III – IV
	
	C
	II – III
Você acertou!
Estão erradas:
I – A  Análise Horizontal consiste no estudo da composição, em termos percentuais, de cada demonstração contábil. aplicada às várias demonstrações específicas de cada data ou período. – Refere-se à Análise Vertical.
IV – IV – A Análise Horizontal quando aplicada ao lado esquerdo do balanço, permite perceber a importância relativa dos grupos do Ativo e das contas que o compõem  ou, ainda, entender qual é a participação relativa das várias aplicações de recursos quando comparadas ao total dos recursos exiostentes na data do Balanço. – refere-se à Análise Vertical.
SAPORITO, Antonio, ANÁLISE E ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS, 2015, capítulo 03 p. 102 e 103.
	
	D
	III - IV
Questão 3/5
Quando analisamos o saldo de uma conta relativamente ao mesmo conteúdo do período anterior a fim de demonstrar a evolução patrimonial ou de resultado da empresa, estamos aplicando uma abordagem temporal operacionalizada pela Análise Horizontal dos demonstrativos. Ao examinarmos uma conta em relação ao total de seu grupo em um mesmo período, estamos trabalhando com uma análise vertical.
Enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª e em seguida marque a sequência correta:
	
	A
	H – V – V – H
Você acertou!
Análise Vertical
Permite verificar a composição individual e específica daquela demonstração estudada.
Seus resultados são restritos exclusivamente à unidade de demonstração em que está sendo aplicada.
Análise Horizontal
Se o percentual calculado for menor que 100%, isso indicará uma redução de valor naquela conta representada pela diferença entre 100% e o percentual calculado
A análise horizontal não deve ser avaliada sozinha, e sim em conjunto com a análise vertical.
SAPORITO, Antonio, ANÁLISE E ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS, 2015, capítulo 03.
	
	B
	V – H – V – H
	
	C
	 V – H – H – V
	
	D
	H – V – H – V
Questão 4/5
De acordo com  Abreu (2015) “Ao longo de sua existência, as empresas podem se unir a outras, dividir-se ou extinguir-se. Esses processos são denominados reorganizações societárias ou, em caso de troca de controle da empresa, combinação de negócios. “
 
Neste contexto, analise as proposições, preencha (V) Verdadeiro ou (F) Falso, em seguida marque a alternativa correta. 
 
(  ) Dissolução de uma sociedade é o ato pelo qual os sócios manifestam a vontade de encerrar a existência de uma entidade empresarial ou então se constata essa obrigação.
(   ) A Liquidação de uma sociedade constitui a realização de seu ativo, a quitação dos passivos e a destinação dos saldos remanescentes aos sócios, como previsto no contrato social ou determinado na legislação.
(   ) A Extinção é a operação peça qual se unem duas ou mais sociedades para formar uma nova, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações.
(  ) A incorporação é a operação pela qual uma ou mais sociedades são absorvidas por outra, que lhes sucede em todos os direitos e obrigações, conforme o art. 227 da Lei n. 6404/1976.
Analise as proposições e marque (V) verdadeiro e (F) falso, em seguida assinale a alternativa correta
	
	A
	V – V – F – F
	
	B
	V – V – F – V
Você acertou!
Está errada
A Extinção é a operação peça qual se unem duas ou mais sociedades para formar uma nova, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações. Refere-se à Fusão.
ABREU, Ari Ferreira, Aquisições  e Reestruturações Empresariais, Curitiba,  Intersaberes, 2015, capítulo 03.
 
	
	C
	V – F – V – F
	
	D
	V – F – V – B
Questão 5/5
As empresas nascem, operam por um período de tempo, mas também podem morrer ou acontecer a dissolução das mesmas.
Analise as proposições e marque a correta.    
“Operação pela qual a companhia transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades, constituídas para este fim ou já existentes. ”
Estamos falando de:
	
	A
	Fusão de Sociedades
	
	B
	Cisão de Sociedades
Você acertou!
Cisão de Sociedades “Ato de separar ou dividir parte de uma empresa quando há uma oportunidade para a qual é indispensável o divisão total ou parcial do patrimônio.”
ABREU, Ari Ferreira, Aquisições  e Reestruturações Empresariais, Curitiba,  Intersaberes, 2015, p. 151.
	
	C
	Incorporação de Sociedade
	
	D
	Dissolução de Sociedade

Continue navegando