Buscar

Trabalho de Química 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Baseado no material responda: 
1) Qual o conceito que explicava a realidade das coisas (objetos, indivíduos), o mundo em geral e quem defenda essa ideia? 
O conceito era o racionalismo, defendido por René Descartes. Racionalismo é em parte, a base da Filosofia, ao priorizar a razão como o caminho para se alcançar a Verdade.
2) Na mesma época quais eram os constituintes essenciais formadores de tudo que era percebido pelo nossos sentidos?
Eram eles a terra, a água, o ar e o fogo. Os antigos filósofos da natureza acreditavam que esses eram os elementos básicos na constituição de A origem da teoria dos quatro elementos, ao menos no ocidente, está na Grécia, entre os filósofos pré-socráticos. Entre eles, a origem da matéria era atribuída a um elemento diferente: ora o fogo, ora a água.
3) Quais eram as forças que atuavam? 
 Segundo o pensamento de Empédocles, as forças primárias que atuavam unindo e separando os 4 elementos (a terra, a água, o ar, e o fogo) era a do Amor e a da Discórdia. Anaxágoras propôs que o Universo se constituísse de um número infinito de minúsculas sementes de diferentes tipos. Ao invés de explicar o movimento da matéria em termos de forças míticas (amor e discórdia), sugeriu a ideia da Mente transcendental (Nous), que movimentava o universo, e o colocava em ordem.
4) À partir do atomismo qual a crença que passou a vigorar de como se dá o conhecimento humano?
 Passou a vigorar a crença de que o conhecimento humano provinha do impacto dos átomos materiais sobre os sentidos, que ocorriam através de movimentos mecânicos dos átomos através do acaso cego da necessidade natural (anake). 
5) Descreva resumidamente, o átomo nas diversas visões (Dalton, Gay-Lussal, Rutherford-Bohr).
 Segundo Dalton, o átomo é como uma minúscula esfera maciça, indivisível, impenetrável e indestrutível. Para ele, todos os átomos de um mesmo elemento químico são iguais, até mesmo as suas massas. Seu modelo atômico também é conhecido como "modelo da bola de bilhar". De acordo essa teoria, o volume dos produtos na reação deveria ser igual à soma dos volumes dos reagentes.
 Assim, deveria ocorrer o seguinte: 2 volumes de Hidrogênio + 1 volume de Oxigênio = 3 volumes de Água. Entretanto Gay-Lussac realizou a produção da água a partir da reação entre os gases hidrogênio e oxigênio e verificou que eles sempre reagiam na proporção de dois volumes de hidrogênio para um volume de oxigênio, produzindo dois volumes de água: 2 volumes de Hidrogênio + 1 volume de Oxigênio = 2 volumes de Água. Após fazer análises, percebeu que o mesmo ocorria com outras reações de gases. As reações sempre seguiam uma proporção de volumes constantes, então Lussac chegou à seguinte lei das reações em volumes gasosos, conhecida como LEI DA COMBINAÇÃO DE VOLUMES, que diz o seguinte: “Nas mesmas condições de pressão e temperatura, os volumes dos reagentes e produtos gasosos de uma reação química tem sempre entre si uma proporção constante, isto é, uma relação fixa de números inteiros e pequenos.”
 Rutherford propôs um modelo atômico, baseando-se em experimentos com radioatividade. Conforme seus estudos, Um átomo é composto por um pequeno núcleo carregado positivamente e rodeado por uma grande eletrosfera, que é uma região envolta do núcleo que contém elétrons. No núcleo está concentrada a carga positiva e a maior parte da massa do átomo. Tentando dar continuidade à esses estudos e corrigir algumas falhas, mais tarde, Bohr sugeriu que o átomo possui energia quantizada. Cada elétron só pode ter determinada quantidade de energia, por isso ele é quantizada. Esse novo modelo representa os níveis de energia, sendo que cada elétron possui a sua energia. Também é comparado às orbitas dos planetas do Sistema Solar, onde cada elétron possui a sua própria órbita e com quantidades de energia já determinadas. Quando um elétron salta de um nível menor para um nível mais elevado, ele absorve energia e quando ele retorna para um nível menor, o elétron emite uma radiação em forma de luz. Bohr organizou os elétrons em camadas ou níveis de energia, onde cada camada possui um nome e deve ter um número máximo de elétrons. Existem sete camadas ao redor do núcleo: K, L, M, N, O, P, Q. Assim, respectivamente, cada camada tem um número máximo de elétrons: 2, 8, 18, 32, 32, 18, 2. 
6) Pesquise e discuta com seus colegas o conceito de orbital. 
Márcio: Orbital é a região de maior probabilidade de se encontrar um elétron. Cada orbital comporta no máximo dois elétrons, os elétrons giram em torno de seu próprio eixo em sentidos contrários criando campos magnéticos de polaridades diferentes.
Gustavo: De acordo com o Princípio da Incerteza, não se pode afirmar que exista uma órbita definida para o elétron. O mais adequado é considerar que existam regiões, denominadas Orbitais, em torno do núcleo nas quais é a máxima probabilidade de se encontrar o elétron.
 7) O que é principio das incertezas?
 Segundo o principio das incertezas criado por Werner Heisenberg, não é possível determinar ao mesmo tempo e com precisão a posição e a velocidade de uma partícula em um dado instante. É impossível fazer essa medição pois se conseguirmos medir com certa precisão de uma partícula a sua velocidade se torna incerta e vice-versa.

Outros materiais