Buscar

estudo dirigido respiratorio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Qual a função básica do sistema respiratório? 
R: O sistema respiratório tem como principal função realizar a troca gasosa, ou seja, levar oxigênio (O2) às células e eliminar o dióxido de carbono (CO2) produzido por elas. 
No trajeto do ar pelo sistema respiratório, como ele é limpo de impurezas, aquecido e umedecido? 
R: No interior das narinas é secretado um muco polissacarídeo que, associado à presença de pelos, auxiliam na defesa do organismo, impedindo a entrada de impurezas (filtrando o ar), retendo partículas indesejáveis e micro-organismos patogênicos. Após inspirado, entrando pelas narinas (cavidade nasal), o ar passa para a faringe, uma região que comunica o sistema digestório ao respiratório através de uma válvula denominada epiglote. A cavidade nasal possuem células epiteliais que a revestem e protegem. Essas células produzem muco que umedece as vias respiratórias e retém partículas sólidas e bactérias presentes no ar que inspiramos como se fosse um filtro. Portanto, é nas cavidades nasais que o ar que inspiramos é filtrado, umedecido e aquecido.
Quais estruturas formam o nariz e quais funções são a ele atribuídas? 
R: Estruturas do nariz: é constituído pelas fossas nasais e pela piramide nasal. A piramide nasal é a estrutura visivel que forma proeminencia na face. È constituida essencialmente por laminas cartilagíneas. Sua parte superior é formada po osso, e a parte inferior, por cartilagem. As fossas nasais compreendem o espaço situado entre a faringe e as narinas até a parte posterior da garganta. Os ossos que compõem o nariz são: o frontal, os nasais e os maxilares.
Como pode ser dividida a faringe? 
R: A laringofaringe ou faringe inferior, A orofaringe ou faringe média e A nasofaringe, rinofaringe ou faringe superior
Quais são as cartilagens que formam a laringe? 
R: cartilagem aritenóide, cartilagem corniculada, cartilagem cricóide e  cartilagem tireóide
Qual a importância da cartilagem epiglote? 
R: O epiglote é muito importante pois quando nos alimentamos ele se afasta para abrir a passagem do alimento e quando respiramos abre a passagem do ar.
Qual a localização dos pulmões? 
R: Os pulmões estão fixados ao pericárdioatravés de ligamentos pulmonares e àtraqueia e coração por estruturas chamadas de hilo, compreende vasos pulmonares, vasos linfáticos, vasos brônquicos, brônquios principais e nervos que chegam e saem dos pulmões.
Descreva todo o caminho que o ar faz até chegar aos pulmões. 
R: Em primeiro lugar o ar passa pelo nariz e que filtra pelo músculo que se encontra na fossa nasal que se chama muco, depois passa pela faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos (que sao ramificações de brônquios), depois alvéolos (é neste órgão que há a troca de gases como o ar antigo que é o gás carbônico (CO2). 
9. Disserte sobre a morfologia dos pulmões. 
R: Cada um dos pulmões pesam em média 700 gramas e possuem 25 centímetros de altura, além de três faces que são a face lateral, inferior e medial. Eles possuem características morfológicas diferentes sendo que o pulmão direito possui três lobos divididos por duas fissuras e o pulmão esquerdo se divide em um lobo superior e um inferior por uma fissura oblíqua. Cada lobo pulmonar é subdividido em segmentos pulmonares que são unidades completas consideradas autônomas. Já o hilo do pulmão fica localizado na fase mediastinal de cada pulmão e é formado pelos brônquios principais, artérias pulmonares, veias pulmonares, vasos linfáticos e veias bronquiais.
10. Qual a unidade funcional dos pulmões? Justifique 
R:
11. Qual é o tipo de epitélio dos alvéolos e dos capilares para facilitar as trocas gasosas entre a luz do alvéolo e o sangue? 
R: Células epiteliares planas, os pneumócitos tipo I.
12. Qual a função do surfactante? 
R: Exerce diferentes funções, sendo a mais importante a diminuição da tensão superficial dos alvéolos, o que, consequentemente, diminui a força necessária para a inspiração, facilitando a respiração. Além disso, sem o surfactante, a tendência dos alvéolos seria colapsar durante a expiração.
13. Explique os mecanismos de inspiração e expiração. 
R: A inspiração, que promove a entrada de ar nos pulmões, dá-se pela contração da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais. O diafragma abaixa e as costelas elevam-se, promovendo o aumento da caixa torácica, com conseqüente redução da pressão interna (em relação à externa), forçando o ar a entrar nos pulmões. 
A expiração, que promove a saída de ar dos pulmões, dá-se pelo relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais. O diafragma eleva-se e as costelas abaixam, o que diminui o volume da caixa torácica, com conseqüente aumento da pressão interna, forçando o ar a sair dos pulmões.
14. Qual o principal e quais os músculos acessórios da respiração? 
R: Os músculos principais da inspiração são os músculos intercostais externos e o diafragma. Os músculos acessórios são o subclávio esternocleidomastóideo(puxa a clavicula e o osso esterno para cima para aumentar a cavidade torácica superiormente), os músculos escalenos(três musculos escalenos ajudam a elevar as duas costelas mais superiores)e o peitoral menor.
15. Defina capacidade pulmonar total. 
R: A capacidade pulmonar total é o volume máximo a que os pulmões podem ser expandidos com o maior esforço respiratório possível (cerca de 5.800 ml), é igual a capacidade vital mais o volume residual.
16. Defina ventilação. 
R: A ventilação pulmonar é a renovação do ar da via condutora de ar para os pulmões e do ar do espaço alveolar que ocorre durante a inspiração e expiração pulmonar. A via condutora de ar e o espaço alveolar forma a via condutora-alveolar.
17. Qual o objetivo da tosse e do espirro
R: O espirro é a expulsão de ar de forma violenta pelo nariz, com o objetivo de eliminar alguma partícula estranha e irritante, e até mesmo microorganismos. Portanto, o espirro é um mecanismo de defesa do organismo. Assim como o espirro, a tosse é um reflexo para expelir partículas estranhas que entram no trato respiratório e que normalmente trancam a passagem de ar pela garganta.

Outros materiais