Buscar

3ª REGI Apol Gestão de Marketing

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

REGI 3ª Apol Gestão de Marketing & Pesquisa e Mercado
Questão 1/5 Um dos fatores que interfere nos preços de produtos ou serviços são os custos com o transporte. Algumas empresas utilizam a entrega gratuita. No entanto, o frete pode significar uma moeda de negociação, principalmente quando a venda é realizada para indústrias ou destas para revendedores, situações em que o volume é grande. O vendedor cobra um custo único de frete para todos os clientes, independente da localização. 
Assinale, a seguir, a modalidade de pagamento de frete que refere-se a definição citada acima.
	
	B
	Preço de Entrega Uniforme.
Questão 2/5 Uma das etapas mais importantes da pesquisa de mercado é a definição da metodologia da mesma. A metodologia trata do método cientifico escolhido, ou seja, o “como” será desenvolvida a pesquisa. De acordo com o instrumento a ser utilizado, a pesquisa pode ser qualitativa ou quantitativa. Assim, assinale a alternativa que apresenta a melhor definição conceitual para pesquisa qualitativa.
	
	B
	Envolve pequenos grupos de entrevistados, com o objetivo de obter novas
 ideias e interpretações para posterior análise.
Questão 3/5 Você já observou produtos mal distribuídos em uma loja? Aquele expositor de chinelos escondido em um canto do supermercado? Ou tantos outros? Isso ocorre – é fato – com muitos produtos nos mais diversos tipos de estabelecimentos de varejo. Por terem consciência disso, muitos gerentes de marketing trabalham na busca por uma estratégia de cooperação. É o que se convencionou chamar de SISTEMAS VERTICAIS DE MARKETING, nos quais todos os envolvidos buscam o mesmo objetivo: o mercado-alvo. 
Nesse processo, a característica determinante é o fato de que, se não ocorrer a venda final, todos os envolvidos no fluxo serão penalizados. 
“Nessa circunstância, a cooperação é mantida por contratos que definem alguns procedimentos próprios de uma integração provocada pelo sistema corporativo e preserva aspectos de flexibilidade do sistema administrativo. Esse é um procedimento bastante comum em redes do setor de medicamentos.”
Assinale, a seguir, qual tipo de fluxo, encontrado nos sistemas verticais de marketing, está sendo citado acima.
	
	C
	Sistema de Canal Contratual.
Questão 4/5 A pesquisa de mercado apresenta vários modos de seleção da amostra em estudo, que podem ser: censo, amostras probabilísticas, probabilística simples, probabilísticas estratificadas, probabilísticas sistemática, não probabilísticas por conveniência, não probabilística por julgamento, não probabilística por cota etc. Contudo, o método mais científico de coleta de dados, por permitir uma seleção imparcial, é o identificado a seguir. A partir do trecho em questão, assinale a alternativa correta acerca do tipo de amostra identificado no trecho.  
Neste tipo de amostra, todos os elementos da população têm igual probabilidade de serem selecionados. Isso faz com que os elementos sejam selecionados aleatoriamente, sem a intervenção do pesquisador. Esse fato, em termos estatísticos, permite calcular em que medida os valores de variáveis obtidos nas amostras diferem dos valores da população, sendo essa diferença chamada erro amostral.
	
	B
	Amostra probabilística.
Questão 5/5 Assinale a alternativa que completa, corretamente, a sentença a seguir.  Uma empresa quer lançar uma nova secadora de toalhas, que ainda não tem similar no mercado. Os proprietários da empresa conhecem muito pouco do mercado e, portanto, pretendem realizar uma pesquisa exploratória para conhecê-lo melhor. Isso significa que vão fazer:
	
	B
	uma coleta de dados e informações preliminares que auxiliam a definir com
 mais precisão os problemas, utilizando métodos de observação e/ou 
levantamento.

Outros materiais