Buscar

Trabalho Geologia- turma 2

Prévia do material em texto

1- Classifique as superfícies numeradas
Falha normal: o teto desceu em relação ao muro. Pode-se observar pela posição do diabásio em relação ao granito gnaisse. Resultado de esforço distensivo
Região onde foram depositados sedimentos. 
Falha de empurrão: o teto subiu em relação ao muro. Pode-se observar pela posição das rochas e pelo acréscimo na espessura da camada na região sinalizada, resultado de esforço compressivo 
2- Elabore a história geológica da seção.
Na camada superior observamos um pacote de rochas sedimentares a partir do siltito com fósseis até o arenito com fósseis, rochas que sofreram gradual deposição e diagênese, logo, por ordem de deposição, temos a seguinte relação de idade:
(Mais antiga)Arenito c/ fósseisArgilito c/fósseisSiltito c/ fósseisCalcário(Mais recente)
Obs.: O calcário, apesar de estar sobreposto por siltito, não contém evidências fósseis, logo, é mais recente.
Graças a uma falha de empurrão ocorrida em 3 podemos observar um afloramento de rochas sedimentares na camada superficial.
Obs².: O granito porfirítico na superfície ocorreu devido a uma provável atividade vulcânica. É uma rocha ígnea intrusiva, logo deduz que teve muito tempo para formação de seus grãos, ou seja, é uma rocha mais antiga.
Abaixo da camada de rochas sedimentares há uma basalto que é uma rocha ígnea extrusiva com grãos muito pequenos, ou seja, não tiveram muito tempo para se formar, conclui-se que é uma rocha recente.
Ainda mais abaixo podemos observar uma grande porção de granada gnaisse (rocha metamórfica) que sofre intrusão de diversas outras rochas, sabemos que rochas que estão intrudindo sempre são mais recentes que as encaixantes, logo a granada gnaisse é a rocha mais antiga dessa camada. O diabásio intrude todas a rochas dessa camada então é a mais recente. O granito porfirítico está intrudindo o granito gnaisse, logo temos a seguinte configuração de idades:
(Mais antiga)Granada GnaisseGranito GnaisseGranito Porfirítico Diabásio(Mais recente)

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes